TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRATAMENTO DE SEMENTES DE ALFACE COM ÁGUA

Por:   •  3/4/2018  •  Artigo  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

TRATAMENTO DE SEMENTES DE ALFACE COM ÁGUA

G. A da Silva, D.R Santos Souza, M. A. do Rosario Alves e P.S Filho.

Uniandrade - Centro Universitário Campos de Andrade, Curitiba, Brasil.

e-mail: alvesgabriele60@gmail.com

Resumo: Dentro da Indústria de alimentos, principalmente no setor agrícola, são utilizados alguns herbicidas para controle de plantas daninhas como por exemplo o Glifosato. Tipos como este de herbicidas podem alterar o tempo natural de germinação de algumas sementes. Pensando nisso fizemos um tratamento de sementes de alface, apenas utilizando água e controle de temperatura, para analisar qual o tempo natural de germinação das mesmas.

Palavras-chave: Alface, água, germinação, radícula

Abstract: Within the Food Industry, mainly in the agricultural sector, weed control herbicides such as Glyphosate are used. Types such as this herbicide can alter the natural germination time of some seeds. With that in mind, we did a treatment of lettuce seeds, using only water and temperature control, to analyze the natural germination time of the seeds.

Keywords: Lettuce, water, germination, radicle.

1.INTRODUÇÃO

O objetivo do tratamento é analisar como a semente se comporta apenas com água dentro do processo de germinação e crescimento de radícula, não utilizando nenhum tipo de herbicida ou qualquer produto que possa alterar o tempo natural para a realização deste processo, assim obtendo um resultado real e natural do tratamento.

2.REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Alface

A alface (Lactuca sativa L.) é uma hortaliça folhosa bastante usada para o consumo como salada. Possui baixo teor de hidratos de carbono, proteínas e gordura, mas é rica em vitaminas e sais minerais. Do ponto de vista medicinal, a alface é laxante, diurética, calmante e desintoxicante, entre outras propriedades.[1]

2.2 Àgua

Essencial à vida, a água é um elemento necessário a diversas atividades humanas, além de constituir componente fundamental da paisagem e meio ambiente. Recurso de valor inestimável, apresenta utilidades múltiplas, como geração de energia elétrica, abastecimento doméstico e industrial, irrigação, navegação, recreação, turismo, aquicultura, piscicultura, pesca e, ainda, assimilação e condução de esgoto. A quantidade de água existente na natureza é finita e sua disponibilidade diminui gradativamente devido ao crescimento populacional, à expansão das fronteiras agrícolas e à degradação do meio ambiente. Sendo a água um recurso indispensável à vida, é de fundamental importância a discussão das relações entre o homem e a água, uma vez que a sobrevivência das gerações futuras depende diretamente das decisões que hoje estão sendo tomadas.[2].

De acordo com levantamentos geo-ambientais, cerca de 70% da superfície do Planeta são constituídos por água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98% estão na condição de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente no Planeta.[3].

2.3 Germinação

Por definição, a germinação inicia-se com a absorção de água pela semente e termina com o alongamento do eixo embrionário, normalmente a radícula. Todo o resto são eventos pré-germinativos. Durante este processo ocorre a hidratação de proteínas, aumento da taxa respiratória, síntese de micromoléculas, alongamento celular e consumo de reservas com degradação dos corpos proteicos e lipídicos[...] No entanto, a designação de germinação usa-se normalmente para englobar todos os processos que se iniciam com a hidratação das sementes e que terminam com a formação de plântulas.[4]

2.4 Radícula

O órgão da planta com função principal de absorção de água e sais minerais, além de fixação é a raiz. A primeira raiz a se desenvolver é a radícula, proveniente do meristema apical do embrião. Nas monocotiledôneas, a radícula é abordada logo no início do seu desenvolvimento e, em sequência, surgem as raízes adventícias. [4].

3.MATERIAIS E MÉTODOS

Para a realização do tratamento foi necessário a utilização dos seguintes materiais:

Placa de Petri – 5 placas com aproximadamente 10cm de raio.

Filtro – 5 papéis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com