TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padronização do Processo de Tratamento de Sementes em uma Cooperativa

Por:   •  29/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.587 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

[pic 1]

Padronização do Processo de Tratamento de Sementes em uma Cooperativa

JOAÇABA-SC

2018

RESUMO

A padronização busca a definição, a unificação e a simplificação, de forma racional, seja dos produtos acabados, seja dos elementos utilizados para produzi-los ou o resultado final. Neste contexto, o presente trabalho busca definir especificações técnicas que auxiliem na maximização da compatibilidade, reprodutibilidade, segurança ou qualidade de determinado processo, produto ou serviço no processamento e tratamento de grãos para semente. Na maioria das organizações, a padronização é conduzida seguindo uma sequência característica de etapas. Devido ao crescente número de exigências e a alta competitividade da economia internacional, as empresas dependem cada vez mais da sua capacidade de inovação para redução de custos. Nesse contexto, a normalização é utilizada como meio para se alcançar a redução de custos da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade. Para a realização deste trabalho atuou-se na medição da qualidade de saída do grão de soja tratado na ocasião, análise das principais causas de defeito no processamento e sugestões para implantação de ações que reduzem o tempo de parada devido a falhas técnicas ou processuais. 

 PALAVRAS CHAVES: Padronização. maximização de compatibilidade. Tratamento de sementes.

Lista de imagens

Figura 1 ciclo PDCA        13

Figura 2: ficha técnica para inicio do processo        14

Figura 3:instrumento de calibração        15

Figura 4: página de recita de dados.        15

Figura 5: tanques inferiores de venenos.        16

Figura 6: tanques superior de venenos.        17

Figura 7: tulha de armazenamento de pó secante.        17

Figura 8: entrada de produto na maquina, controlada por sensor.        18

Figura 9: controle de dados durante processo        19

Figura 10: comando f4 para efetuar a limpeza.        20

Sumário

INTRODUÇÃO        1

JUSTIFICATIVA        1

OBJETIVO GERAL        2

METODOLOGIA        2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3

PADRONIZAÇÃO D EPROCESSOS        3

BENEFICIOS  DA PADRONIZAÇÃO        4

CICLO PDCA COMO SUPORTE NA PADRONIZAÇÃO        7

RESULTADOS E DISCUSSÕES        9

SITUAÇÃO ATUAL        9

PROBLEMATIZAÇÃO        15

SITUAÇÕES PROPOSTAS        16

CONSIDERAÇÕES FINAIS.        17

REFERENCIA        18


INTRODUÇÃO

O mercado consumidor está cada vez mais exigente quando o assunto é qualidade e preço. A grande demanda e concorrência de produtos exige um controle rígido tanto de ordem quantitativa como qualitativa, portanto, para atender as expectativas dos consumidores, as empresas precisam se aperfeiçoar e implantar métodos que visem a produtividade aliada à praticidade e lucro.

Ao aplicar o método de padronização de processos, este induz a resultados visivelmente positivos, auxiliando na minimização de erros, melhorando a qualidade do produto final refletindo em redução de custos da produção e aumento da produtividade

JUSTIFICATIVA

irá confiabilidade e aumento significativo da eficiência do processo, pois este método, além de possibilitar a definição de especificações técnicas, maximizará a compatibilidade do produto, além de tornar o ambiente de trabalho mais saudável e seguro para todos os colaboradores. A carência da empresa por um operador habilitado para tal função, produz dependência deixando a empresa vulnerável, pois a variabilidade de fatores que podem afetar diretamente a continuidade do processo são pontos críticos que merecem atenção.

Dessa forma, a aplicação do procedimento operacional de padronização na máquina estudada, visa a praticidade da operação não dependendo efetivamente de um operador especializado, pois quando a padronização é aplicada, facilita a operacionalização e conhecimento de outros colaboradores envolvidos indiretamente com o processo, permitindo que a aplicação deste conhecimento possa ser utilizada de maneira mais ampla e efetiva. Ou seja, ao aplicar a gestão do processo como um todo, a padronização induz resultados positivos, que alcançarão a redução de custos da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade.

        A padronização de um processo no setor produtivo de tratamento de sementes em uma cooperativa, facilita a confiabilidade do resultado esperado, aumentando  a eficácia do processo em termos qualitativos e quantitativos.

A carência da empresa por um operador habilitado para tal função, produz dependência deixando a empresa vulnerável, pois a variabilidade de fatores que podem afetar diretamente a continuidade do processo são pontos críticos. Dessa forma, a aplicação do procedimento operacional de padronização na máquina estudada, visa a praticidade da operação  não dependendo efetivamente de um operador especializado, pois quando a padronização é aplicado facilita o conhecimento da operação para outros colaboradores dar continuidade no processo de forma que a aplicação desse conhecimento explícito possam ser utilizados de maneira mais efetiva.  Ao aplicar a gestão do processo como um todo, a padronização induz resultados positivos, que alcançarão a redução de custos da produção e do produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (633.8 Kb)   docx (531.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com