TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Zoneamento Climático

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO-PARANÁ

ZONEAMENTO CLIMATICO

        

JONATHAN WILLIAN KRAMEK

CAMPO MOURÃO

2017

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO-PARANÁ

AGRONOMIA

JONATHAN WILLIAN KRAMEK

ZONEAMENTO CLIMATICO

[pic 1]

ORIENTAÇÃO DA PROF.: PAULO SERGIO DA SILVA.

CAMPO MOURÃO

2017

ZONEAMENTO CLIMATICO

Jonathan Willian Kramek

Academico do Curso  de Agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão-Pr. Email.: jonewk@outlook.com

Resumo.:        O trabalho apresentado a seguir irá demonstrar quais os objetivos do zoneamento agroclimatico, sendo que é um programa que visa melhorar a produtividade de certas culturas, assim diminuindo o riscos climaticos, e riscos de solos que poderam ocasionar o defici de produtividade. Os estudos efetuados para poder obter a certeza de que a cultura que será efetuada o plantio são realizados pela empresa brasileira de pesquisas agropecuarias (embrapa) e assim também adotado pelo ministério da agricultura, pecuaria e abastecimento (MAPA) para a distribuição dos locais que melhores se adaptam em cada região do pais, depois de feitos todos os estudos e obtido as conclusões sobre as culturas desejadas, assim a seguir são publicadas em portarias pelo MAPA, sendo assim são divididas as por culturas e unidades da federacão, o produtor deverá verificar se sua cultura é adequada para a sua região de plantio, nessas portarias irão demonstrar quais são os municipios adequados para o plantio e ainda os seus calendarios de plantio ou semeadura, o zoneamento de risco climatico (ZARC) foi publicado pela primeira vez no ano de 1996 efetuado os estudos na cultura do trigo e conforme o tempo foi aumentando suas unidades de federações e assim etualmente e completada por 25 unidades de federação e por 40 diferentes culturas que são divididas por culturas anuais e culturas permanentes, assim tendo a diferenciação do consorcio entre milho e braquiaria que também consta nos registros do zarc. Se o produtor seguir as recomendações assim contidas nas portarias sobre o zoneamento climatico muito dificilmento o produtor terá defici de produtividades e também obterá um lucro consideravelmente bom sobre a cultura escolhida.

Palavras-chave.: Produtividade, Clima, Embrapa, Mapa.

Introdução

O trabalho vem com intuito de demonstra como é efetuado o zoneamento agricola no pais, como o Brasil é um pais com uma extensão territorial muito grande e facil verrificar que possui uma grande variabilidade climatica.

O zoneamento climatico em nosso pais é efetuado por duas instituições a embrapa e o mapa que realizam seus trabalhos juntos, a embrapa realiza o levantamento de dados para que possa saber como foi a variabilidade climatica de certa região dentro do periodo de no minimo de dez anos, depois de feito o estudo sobre o clima eles tem o dever de verificar qual a melhor época de plantio ou semeadura para cultura, onde nao ocorrerá interferencia do clima sobre os estados fenologicos das culturas que assim desejam verificar.

Apos o procedimento da embrapa eles passam o resultados que obtiveram encima de estudo sobre o clima para o ministério da agricultura, pecuaria e abastecimento. Depois disso eles verificam os resuldados obtidos pela embrapa assim abriando portarias com as épocas possiveis para o plantio das culturas assim analisadas, repassando para os produtores rurais dando uma melhor assistencia para o produtor para que se ele plantar na época correta quase não haverá interferencia climatica sobre a cultura.

HISTÓRICO

O zoneamento agricola começou no ano de 1996 na cultura do trigo quando começaram o zoneamento do trigo para melhor ajudar os produtores de trigo para saber se quando eles plantassem a cultura iria haver muitos riscos na sua região pelo motivo dele ser uma cultura mais fragil, assim comecaram o ZARC.

Atualmente os estudos de zoneamento possuem 25 unidades federais e ainda mais de 40 culturas que possuem portarias que servem para os produtores se identificarem com sua cultura e poderem fazer o plantio de forma correta pelos calendarios que cada municipio possui sobre plantio.

JUSTIFICATIVA

        

        Tem por objetivo demonstrar qual a importancia do zoneamento agricola por risco climatico, e como os produtores farão para poder encontrar as regiões adequadas para plantio de certas culturas que são divididas por culturas anuais e culturas permanetes.

Sendo que a empresa que é contratada pelo mapa tem como objetivo efetuar um calendario com as épocas adequadas de plantio, assim para levar uma melhor certeza para o produtor que sua região é favoravel para o plantio de sua cultura pelo calendario de seu municipio. Ainda ajudará ao agricultor a ter um percentual de percas de produtividades menor pelo fator clima caso ele siga a época adequada de plantio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (115.3 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com