TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Óleo de Lorenzo

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

O Óleo de Lorenzo

Nome:  Nathalia da Silva Bortonio                                          

  1. Qual foi o primeiro passo da pesquisa desenvolvida pelos pais de Lorenzo?

O primeiro passo da pesquisa desenvolvida por Augusto e Michaela Odone, pais de Lorenzo, foi reavaliar a alimentação de Lorenzo para impedir a ingestão de ácidos graxos, que, segundo os médicos era a causa da perda da Bainha de Mielina. No entanto, constatou-se que o próprio corpo era capaz de produzir tais substâncias, sendo impossível evitá-las. Dessa forma, o Augusto inicia uma busca incessável de informações na biblioteca da cidade a fim de encontrar alternativas para a melhoria da vida de seu filho e a cura.

Após a árdua pesquisa na Biblioteca Pública descobriu-se que haviam mais 17 casos de ALD no mundo. Isso motivou os pais de Lorenzo a buscarem informações em uma nova fonte: em especialistas de doenças similares.

  1. Defina o problema e a hipótese da pesquisa do Sr Odone.

Após muito estudo, o Sr. Odone levantou fundos para a realização de um simpósio, onde descobriram o óleo de oliva produzido industrialmente para produção de combustível, mas que poderia ser ingerido pela alimentação desde que manipulado corretamente. Tal fato já havia sido testado em animais para a diminuição da quantidade de ácidos graxos sem a necessidade da mudança na alimentação, como solicitado pelos médicos.

Dessa forma, o óleo de oliva passou a ser incorporado na alimentação de Lorenzo e, para a verificação dos avanços, coletas de sangue foram realizadas periodicamente. Constatou-se na primeira dosagem que a quantidade de ácido graxo no sangue havia decrescido em 15% e na segunda dosagem, em 50%. No entanto, mesmo estabilizando os níveis de ácido graxo no sangue ainda era necessário uma maior diminuição de seus teores no sangue.

Então surgiu a hipótese do Sr. Odone, que afirmava a existência de apenas uma enzima que produzia tanto os monossaturados (gorduras boas) quanto os ácidos graxos. A grande diferença era que a enzima só produziria monossaturados se ocupadas por substratos. Após novos estudos, a família descobriu um novo óleo como artifício para a redução do nível de gordura no sangue: o intitulado Óleo de Lorenzo.

  1. Quais os procedimentos metodológicos adotados pela família Odone?

Utilizou-se conhecimento bibliográfico, empírico, auxílio de profissionais e estudiosos da área, hipóteses, testes quantitativos e qualitativos. 

  1. Após a descoberta do óleo de Lorenzo, qual encaminhamento foi dado a descoberta?

Após descobrir o Óleo de Lorenzo foi necessário encontrar alguém capaz de produzi-lo. Após a problemática ser resolvida, o óleo foi testado na tia de Lorenzo, portadora de ALD, evidenciando a redução a nível normal do índice de gordura no sangue. Concluíram então que o óleo era um sucesso e pôde ser usado em Lorenzo, que teve uma melhora significativa evidenciando que a Bainha de Mielina não era mais afetada.

Após finalizados os estudos da família Odone, sua descoberta foi formalizada e difundida pelo mundo todo, podendo ajudar outras famílias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com