TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ALIMENTOS ORGÂNICOS

Por:   •  4/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.172 Palavras (9 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 9

Alimentos Orgânicos

Problema:

Os consumidores sabem identificar os produtos orgânicos?

 Diferenciação entre os aspectos dos produtos orgânicos e os produtos convencionais.

Objetivo:

A pesquisa tem como objetivo identificar o conhecimento do consumidor em relação aos produtos orgânicos.

Pesquisa exploratória e descritiva.

Abordagem qualitativa

Técnicas de coleta: questionário.

Amostra por cota.

Universo: Acadêmicos do curso de Tecnologia em Agronegócio

Perfil:   (    ) Sexo

             (     ) Idade

  1.  O que você entende por produtos orgânicos?

(verificar sobre conceito)

  1. Você conhece os benefícios dos produtos orgânicos?

Você acredita em benefícios dos produtos orgânicos?  (      ) Sim     (    ) não  Quais? Cite dois?

  1. Você estaria disposto a pagar um valor mais elevado pelo produto orgânico?

Sim. Justifique.

Não. Justifique.

  1. Em sua opinião, por que os produtos orgânicos possuem um valor mais elevado se comparado aos produtos convencionais?
  2. Você conseguiria diferenciar os aspectos e características de um produto orgânico e um produto convencional?

(      ) sim

(      ) não

  1. Todas culturas alimentares podem ser inseridas como orgânicas?

O que é alimento orgânico?

Dra. Elaine de Azevedo

O alimento orgânico não é somente “sem agrotóxicos” como se veicula normalmente. Além de ser isento de insumos artificiais como os adubos químicos e os agrotóxicos (e isso resulta na isenção de uma infinidade de subprodutos como nitratos, metais pesados, etc) ele também deve ser isento de drogas veterinárias, hormônios e antibióticos e de organismos geneticamente modificados. Durante o processamento dos alimentos é proibido o uso das radiações ionizantes (que produzem substâncias cancerígenas, como o benzeno e formaldeído) e aditivos químicos sintéticos como corantes, aromatizantes, emulsificantes, entre outros.

Alimento orgânico vem da Agricultura Orgânica que na Legislação Brasileira de 2007 tem como objetivos a auto-sustentação da propriedade agrícola no tempo e no espaço, a maximização dos benefícios sociais para o agricultor, a minimização da dependência de energias não renováveis na produção, a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a saúde do consumidor, do agricultor e do meio ambiente, o respeito à integridade cultural dos agricultores e a preservação da saúde ambiental e humana.

Você deve também entender que alimento orgânico não é menor ou de aspecto inferior do que o convencional. Normalmente esse tipo de alimento provém de uma fazenda orgânica em sua fase inicial de produção ou a um sistema produtivo que não aplica adequadamente as práticas da agricultura orgânica.

Um alimento orgânico de qualidade é competitivo, saboroso e mais saudável que o convencional.

[pic 1]

O que são 

 

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.

 

Agricultura orgânica: frutas, legumes e verduras

 

Na agricultura, por exemplo, utiliza-se apenas sistemas naturais para combater pragas e fertilizar o solo. Embora apresentem praticamente as mesmas propriedades nutricionais dos alimentos inorgânicos, os orgânicos apresentam a vantagem de seres mais saudáveis, pois não possuem agrotóxicos. Também são mais saborosos.

 

Carne Orgânica e ovos orgânicos

 

No tocante à produção carnes e ovos, os animais são criados sem a aplicação de antibóticos, hormônios e anabolizantes. Pesquisas demonstram que estes produtos podem provocar doenças nos seres humanos, quando consumidos por muito tempo. Logo, as carnes e ovos orgânicos são muito mais saudáveis.

 

Benefícios e Vantagens:

 

- Os alimentos são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, hormônios e outros produtos químicos;

 

- São mais saborosos;

 

- Sua produção respeita o meio ambiente, evitando a contaminação de solo, água e vegetação;

 

- A produção usa sistemas de responsabilidade social, principalmente na valorização da mão-de-obra.

 

Desvantagem: 

 

A única desvantagem é que são mais caros do que os convencionais, pois são produzidos em menor escala e os custos de produção também são maiores.

Alimento orgânico é aquele isento de qualquer tipo de contaminante que ponha em risco a saúde ambiental ou humana, seja dos produtores ou dos consumidores. Por ser produzido livre de insumos artificiais como os adubos químicos, os agrotóxicos, as drogas veterinárias, aditivos químicos sintéticos (corantes, aromatizantes e emulsificantes), hormônios, antibióticos e de organismos geneticamente modificados, é considerado mais saudável.

Mais que isso, para ser considerado como orgânico, o alimento deve ser produzido sob os princípios da agricultura orgânica ou agricultura biológica, isto é, num ambiente de produção sustentável, que contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. A agricultura orgânica está relacionada ao desenvolvimento sustentável.

Este sistema de produção tem como objetivo a autossustentação da propriedade agrícola ao longo do tempo, a maximização dos benefícios sociais para o agricultor, a minimização da dependência de energias não renováveis na produção, a oferta de produtos saudáveis e de elevado valor nutricional. A agricultura orgânica é uma forma de agricultura que se baseia em técnicas como a rotação de culturas, adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas.

Os métodos empregados na agricultura orgânica são aplicados e regulados em muitos países, baseados, em grande parte, nas normas estabelecidas pela Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica (IFOAM), uma organização internacional que reúne organizações de agricultores orgânicos ao redor do mundo desde 1972. De acordo com a organização, 88 países, incluíndo o Brasil, contam com leis sobre a produção de alimentos orgânicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (310.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com