TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS PROJETOS DE IRRIGAÇÃO SUSTENTÁVEL

Por:   •  10/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  910 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

FATEC OURINHOS – TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS

GESTÃO AMBIENTAL – PROFESSOR: ÉDER APARECIDO GARCIA

PROJETOS DE IRRIGAÇÃO SUSTENTÁVEL – SISTEMA MANDALA

  1. GIOVANA INÊS VARASQUIN
  2. TÂNIA MARA RODRIGUES DE OLIVEIRA

OURINHOS

2020

  1. INTRODUÇÃO

Este artigo se trata de um estudo para a implantação de um projeto de irrigação sustentável, especificadamente um sistema auto sustentável, chamado sistema mandalla de irrigação, pode ser conhecido, também, como roda-viva.

Futuramente será de muito aproveito estes sistemas de sustentabilidade, principalmente, quando se envolve a tão preciosa água, por isso, a importância deste estudo que auxiliará alguns agricultores a utilizarem a água e não desperdiçarem a mesma, e terão um meio de aumentar sua produção com um meio de irrigação.

Demonstraremos, também, um pouco de como o sistema mandalla vem revolucionando e facilitando a vida de agricultores familiares, pois em pequenas áreas conseguem cultivar diversas variedades de verduras e legumes.

Este estudo ainda não teve uma pesquisa em campo, tem como principal objetivo o esclarecimento sobre alguns temas sobre sistemas de irrigação.

  1. MATERIAL E MÉTODOS

  1. Caracterização da pesquisa e do sistema de implantação

Este artigo teve como utilização de métodos, pesquisas quantitativas e exploratórias com base em pesquisas bibliográficas para a conclusão do estudo, tendo como base os artigos científicos disponibilizados em sites.

Após ver algumas definições, quando o assunto se refere a sistema mandala de irrigação, podemos imaginar basicamente, que:

O sistema tem até nove círculos concêntricos de dois metros de largura. No reservatório de água, o agricultor pode criar peixes e patos, cujas fezes fertilizam os canteiros. Os três primeiros círculos servem ao plantio de hortaliças. Os próximos cinco, para culturas diversas. E o último canteiro serve à proteção ambiental, podendo receber plantas nativas, medicinais ou frutíferas. (GAC, 2007)

Além de ser bem distribuída a água pela forma que é distribuído os canteiros, pode-se criar animais no reservatório da Mandalla, como peixes, por exemplo, e utilizar as fezes destes animais que vivem ali, como fertilizantes para a terra, melhorando ainda mais a produção.

[pic 1]

Figura 1: Sistema Mandalla

Fonte: Epoch Times, 2014

  1. RESULTADO E DISCUSÃO

A partir de 1950, com a intensificação do processo de modernização da economia brasileira, vários projetos foram pensados para expandir o capitalismo da agricultura do país. O padrão produtivo convencional provocou uma intensificação no uso da terra e de insumos industriais, levando ao enfraquecimento das práticas de compadrio, de ajuda mútua nas atividades produtivas, estas últimas, sumamente, importantes entre camponeses (LAZZARETTI, 2007; CARVALHO, 2008. Apud ALVES e SOUSA).

  1. Custos e lucros

O Grupo Agroecológico de Craibeiras (2007) estima que, com custo de 1.250 reais a mandalla deve ser implantada em área de 2,5 mil metros quadrados, podendo ser feita em dois dias.

Segundo FIASCHTELLO (2014), em algumas regiões, os cultivadores que vivem a partir do Sistema Mandalla chegam a receber mais de R$ 2.000,00, o que é muito mais do que receberiam trabalhando em lavouras ou criadouros de terceiros.

Este projeto de irrigação sustentável tem ajudado muitas famílias a terem uma renda melhor e não precisarem se deslocar para a cidade grande e “mendigar” empregos que poderiam até usar da inocência destes camponeses e escraviza-los, então com este projeto ele fica no campo e tem uma renda melhor.

Diz o agricultor que cultiva a partir do Sistema Mandalla, Antonio Severo dos Santos: “Se todo agricultor tivesse uma horta assim, as famílias não precisariam se demandar para as grandes cidades.” Isso porque inúmeras famílias, vilas e cidades tiveram um incremento econômico considerável depois da implantação do Sistema Mandala, além de uma maior abundância de alimentos e uma mais eficiente integração dentro de suas comunidades locais. (FIASCHTELLO, 2014)

Tabela 1 – Principais produtos cultivados na Mandalla, em quantidade mensais (Kg, maços, pés) e estimativa de renda (em reais) gerada com a venda dos excedentes.

Principais produtos cultivados (kg, pés, maço)

Quantidade/mês

Estimado com a venda R$

Alface (pés)

900

450,00

Coentro (maço)

800

400,00

Couve (maço)

250

125,00

Cenoura (Kg)

100

100,00

Cebolinha verde (maço)

120

60,00

Pimentão (Kg)

20

40,00

Tomate (kg)

50

50,00

Total

1225,00

Fonte: (ALVES E SOUSA, 2012)

A produção e consumo de alimentos produzidos de uma forma mais sustentável traz benefícios a todos. Ou seja, aos que produzem e aos que consomem e, também, aos que compram para o atendimento de outros consumidores. Isso estimula também, que outros camponeses dessa comunidade rural quilombola venham adotar essa tecnologia social sustentável – a produção através do Sistema Mandalla de Produção. (ALVES e SOUSA, 2012)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (118.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com