TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OBRAS DE CONTENÇÃO, ESCORAMENTO E MATERIAIS UTILIZADOS

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Bruna Teston
Débora Gomes

Dionata Souza

Jonatas Santos

Laiane Alve

Marcelo Teixeira

CONSTRUÇÃO CIVIL 1

(OBRAS DE CONTENÇÃO, ESCORAMENTO E MATERIAIS UTILIZADOS)

PORTO VELHO

2018.2

Introdução 

  Para realizar a concretagem segura de vigas e lajes, é preciso montar adequadamente não apenas as fôrmas, mas também o escoramento delas. É esse sistema que irá sustentar o peso do pavimento enquanto o concreto não endurece e adquire resistência. Muros de arrimo ou de gravidade, são obras de contenção que têm a finalidade de restabelecer o equilíbrio da encosta, através de seu peso próprio, suportando os empuxos do maciço, sendo utilizadas pedras, madeiras, blocos de concreto, entre outros materiais, na construção do muro.      

 Desenvolvimento 

    Para que não sejam usadas peças demais ou de menos, ou em posições erradas, engenheiros especializados fazem um projeto específico do escoramento da laje. O desenho que chega à obra contém informações precisas sobre distâncias e cotas, peças que devem ser usadas, além de orientações importantes para a montagem com segurança dos componentes. Como sempre existe um grande desperdício nas construções, que ocorre graças à perda de materiais, contratação de mão de obra não qualificada e aplicação inadequada do material para os serviços realizados, um escoramento bem planejado e projetado, além de uma escolha apropriada dos equipamentos, fazem com se tenha muito menos desperdício. Garantindo assim uma obra mais limpa, uma produção mais ágil e racional, causando custo muito menor no fim da construção além de diversas vantagens técnicas. O muro de arrimo serve para “segurar” a terra da parte que for mais alta entre os dois lados da acomodação, isto é, estabilizando a pressão e contendo a terra com risco de desmoronamento para que ela não ceda, podendo ser feito de diversos materiais e de formas diferentes.

Conclusão 

   Em virtude dos fatos mencionados, a construção do muro deve ser bem planejado, calculado e executado para impedir deslizamentos que possam gerar desastres mais tarde. Já que em diversas obras, principalmente em construção de estradas e rodovias, temos o grande risco de deslizamentos de terra. O escoramento garante a sustentação do peso da fôrma e também da carga do concreto lançado, ainda fresco, para garantir a segurança na obra e a perfeita moldagem da peça concretada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (115.1 Kb)   docx (35.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com