TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Raios Ultravioletas

Por:   •  20/3/2023  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 3

Raios Ultravioletas

 

Fazer a utilização da luminária tubular de luz ultra-violeta, em estufas, para desencadeia nas plantas a produção de diferentes tipos de “filtros solares”, para se proteger contra os danos da luz UV. Alguns desses filtros solares são físicos, como tricomas, e alguns deles são químicos, como antocianinas e betacaroteno. Os tricomas protegem a planta refletindo os raios UV prejudiciais, e são neles que a planta armazena os alcaloides. As luzes UVB aumentam até 17% na produção de alcaloides e terpenoides em relação ao cultivo sem aplicação de UVB. Portanto, no uso dessa técnica devemos realizar períodos curtos de banho de radiação seguido de logos intervalos na área do cultivo. Estimulando a planta na produção desses princípios ativos para a utilização na produção de medicamentos e remédios, mas, estimular até um determinado período para não causa sérios danos à planta.

 

Temperatura

 

As plantas medicinais se mostram frágeis a altas temperaturas e isto faz com que se tenha uma diminuição na produção de princípios ativos, visto este que é um produto essencial no cultivo de plantas medicinais, alguns estudos com algumas variedades de plantas medicinais mostraram que as baixas temperaturas fazem com que se tenha um aumento na produção dos princípios ativos, e consequentemente tendo menos perca deste para o meio, fazendo com que o local de implantação destas plantas necessite que seja um local ou época do ano onde o frio predomine, isto no caso de variedades já estudadas onde se obteve o resultado mostrando o aumento na produção de princípio ativo em climas mais amenos, fazendo com que ao se pensar em implantar campos de plantas medicinais, como procedimento agronômico para viabilização do projeto tem que ser feito um estudo meteorológico para saber as condições climáticas na região, onde este irá trazer todas as informações climáticas e os períodos do ano onde se terá predominância do frio ou chuva, sendo este um processo simples onde se tem informações essências para implantação das plantas para obtenção dos princípios ativos, visto que esse é um procedimento essencial para uma melhor produção.  

Nutrientes

 

Correndo contra o que a maioria das plantas necessita, alguns estudos demonstraram que os princípios ativos são impulsionados em solos onde se tem menor quantidade de nutrientes, ou seja, um solo pobre, fazendo com que estes solos possam ser usados para o cultivo de plantas medicinais afim de se obter princípios ativos, um procedimento agronômico que pode ser feito afim de se buscar áreas onde se tem um solo ‘’pobre’’ e fazer com que se implante um plantio de plantas medicinais é através da análise de solo, onde está será feita através de retirada de partes do solo, em diferentes locais e assim mandado para laboratório afim de se obter todos os dados sobre este solo, e então após a análise dos dados obtidos e verificado um solo com menor quantidade de nutrientes, este sendo ideal para um plantio de plantas medicinais e uma melhor obtenção de princípios ativos.

 

Disponibilidade Hídrica

Visando minimizar o efeito da disponibilidade de água no cultivo das plantas medicinais acarretadas pela má distribuição de chuvas, pode ser feito a irrigação com o auxílio de poços artesianos, uma vez que vai possibilitar que as plantas não passem por estresse hídrico, favorecendo ao desenvolvimento de todas as atividades fisiológicas necessárias e considerando que as demais condições que a planta precisa sejam supridas, alcançando os níveis máximos de produção que se podem obter.

 

Altitude

Plantas medicinais em altitudes maiores, tem um aumento de produção de carboidratos e glicosídeos, pois a maior intensidade luminosa estimula a fotossíntese, isso acontece devido ao aumento de altitude que diminui a temperatura e aumenta a insolação, afetando a produção de princípios ativos. É importante a escolha do local correto antes de fazer o plantio, pois escolhendo um local com menor altitude vai favorecer a produção de princípios ativos pelas plantas agregando maior valor ao produto que será comercializado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com