TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PANORAMA E PERSPECTIVAS DA COTURNICULTURA NO BRASIL

Por:   •  16/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.832 Palavras (8 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 8

PANORAMA E PERSPECTIVAS DA COTURNICULTURA NO BRASIL

OUTLOOK AND PERSPECTIVES OF COTURNICULTURE IN BRAZIL

BRITO, Tércio Denis Medeiros[1]

RESUMO

As codornas (Coturnix) são originárias do norte da África, da Europa e da Ásia. Criadas, inicialmente por pessoas que apreciavam seu canto. Posteriormente os japoneses iniciaram estudos e cruzamentos da codorna européia (coturnix coturnix coturnix) com espécies de codornas selvagens, dando origem a um tipo domesticado e com alto rendimento quanto à produção, nomeando-as Coturnix coturnix japônica. Chegaram ao Brasil no final da década de 50, trazidas por imigrantes italianos e japoneses, e ao decorrer do tempo ganharam destaque como atividade avícola industrial e uma boa oportunidade de renda para o pequeno produtor. Diante do potencial demonstrado por este setor da avicultura, este trabalho objetivou-se em levantar dados do atual panorama da coturnicultura nas grandes regiões do Brasil. Assim como suas perspectivas e aspectos que contribuem para o seu crescimento. Foram utilizadas pesquisas e revisões bibliográficas de publicações e artigos científicos,  e análise e tratamento dos dados obtidos pelo IBGE, através de softwares. A criação de codornas apresenta boas perspectivas, pois  tem demonstrado um desenvolvimento notável e uma grande incrementação tecnológica. Dessa forma, conclui-se que em poucos anos ocorrerá um aumento no número de produtores, assim como a captação de mais investidores e pesquisadores, culminando em uma elevação em quantidade de animais e no nível de qualidade dos produtos produzidos por esta promissora atividade avícola industrial.

Palavras-chave: Coturnix; Coturnicultura; Perspectivas.

ABSTRACT

The Quails (Coturnix) are native to North Africa, Europe and Asia. Created, initially by people who enjoyed their singing. Subsequently, the Japanese began studies and crossing the European quail (coturnix coturnix coturnix) with wild quail species, giving rise to a domesticated type with high yield in terms of egg production, naming them Coturnix coturnix japonica. They arrived in Brazil at the end of the 50's, brought by Italian and Japanese immigrants, and over time, they gained prominence as an industrial poultry activity and a good income opportunity for the small producer. In view of the potential shown by this poultry sector, this work aimed to gather data from the current panorama of coturniculture in the great regions of Brazil. As well as your perspectives and aspects, that contribute to your growth. Researches and bibliographic reviews of publications and scientific articles were used, as well as analysis and treatment of data obtained by IBGE, through software. The creation of quails presents good prospects, as it has shown a remarkable development and a great technological increase. Thus, it is concluded that in a few years there will be an increase in the number of producers, as well as the attraction of more investors and researchers, culminating in an increase in quantity the animals and in the level of quality of the products produced by this promising industrial poultry activity.

Keywords: Coturnix; Coturniculture; Perspectives.

INTRODUÇÃO

Na cadeia do agronegócio, a avicultura tem se destacado onde representa a maior produção e exportação, trazendo as principais somas das divisas brasileiras na atualidade (BERTECHINI, 2010).

De acordo com a portaria 210 de 1998 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde se regulamentou a inspeção tecnológica e higiênico-sanitária de carnes de aves no Brasil, entende-se como as aves domésticas de criação, dentre outros, o gênero perdix, onde estão compreendidos: perdiz; chucar; e codornas. Esse último sendo o foco de estudo  deste trabalho.

As codornas são originárias do norte da África, da Europa e da Ásia, pertecento à família dos Fasianídeos (Fhasianidae) e gênero Coturnix (PINTO et al, 2002). Foi criada primeiramente na China e Coréria e, em seguida no Japão, por pessoas que apreciavam seu canto. Posteriormente os japoneses iniciaram estudos e cruzamento da codorna européia (coturnix coturnix coturnix) com espécies de codornas selvagens, dando origem a um tipo domesticado e com alto rendimento quanto à produção, nomeando-as Coturnix coturnix japônica (PASTORE et al., 2012).

No Brasil a codorna chegou no final da década de 50, trazida por imigrantes italianos e japoneses, com o interesse inicial em seu canto. No ano de 1963, houve um considerável aumento na procura de ovos de codorna, devido à canção interpretada po Luiz Gonzaga, que ressaltava as propriedades afrodisíacas do ovo de codorna, fato que, posteriormente, foi desmentido pela ciência. Atualmente as espécies de codornas mais usadas para a exploração industrial, são a codorna europeia (Coturnix coturnix coturnix), a codorna japonesa (Coturnix coturnix japonica) e a codorna americana conhecida como Bobwhite Quail (Colinus virginianus) (ALBINO E TOLEDO, 2003).

A coturnicultura, assim denominada a criação de codornas, vem se desenvolvendo de forma notável desde sua implantação como atividade avícola industrial, devido ao crescente consumo de carne e ovos por vários países do mundo, sobretudo na China, Japão, Brasil, França e Espanha (MINVIELLE, 2004).  Outros fatores que têm contribuído para o aumento da criação de condornas no Brasil são: o rápido crescimento, maturidade sexual precoce, alta produtividade, baixo consumo de ração, pequenos espaços para grandes populações, e consequentemente um baixo investimento para um rápido retorno financeiro. Sendo, também, uma boa fonte de renda para o pequeno produtor.

Diante do potencial demonstrado, este trabalho objetivou-se em levantar dados do atual panorama da coturnicultura nas grandes regiões do Brasil. Assim como suas perspectivas e aspectos que contribuem para o seu crescimento.

MATERIAL E MÉTODOS

Neste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com a consulta de publicações e artigos científicas de autores que estudam a importância e a evolução da coturnicultura no Brasil.

Foram realizadas análises das informações disponibilizadas pela Produção da Pecuária Municipal (PPM), dispostas na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde foram levantados dados do efetivo de rebanho de codornas, sua produção e valores obtidos. Tendo por base as informações até a última pesquisa realizada, no ano de 2019. Os dados foram computados com a utilização dos softwares: Word; e Excel. Sendo posteriormente expostos como Figuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (144.9 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com