TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE ARBORIZAÇÃO SUSTENTAVEL

Por:   •  14/12/2015  •  Seminário  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

DECLARAÇÃO DE ESCOPO DO PROJETO

ARBORIZAÇÃO DA RUA UBALDO FIGUEIRA NO MUNICÍPIO DE SANTANA - AMAPÁ

SITUAÇÃO ATUAL E JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O processo de urbanização da Rua Ubaldo Figueira localizado no Município de Santana, não contemplou em seu projeto original um projeto de arborização em seu plano inicial de execução. Como consequência, observa-se atualmente um aumento excessivo da temperatura em torno da via, bem como a falta de trechos com sombreamento. Não se observa o uso do espaço pela população em seu entorno, pois a mesma não apresenta uma infraestrutura convidativa seja para passeio público, para pratica de esportes e afins.

OBJETIVOS E CRITÉRIOS DE SUCESSO DO PROJETO

Benefícios Ambientais

A qualidade do ar é melhorada por árvores. As árvores fornecem inúmeros benefícios para a área em que está inserida, especialmente com a mitigação da poluição do ar nas zonas urbanas e proporcionando um impacto positivo sobre a saúde humana. No que diz respeito à redução da poluição do ar, árvores fornecem sombra que reduz temperaturas e ajuda a manter os poluentes já está no ar se torne ainda mais volátil, ao mesmo tempo, interceptar muitas das partículas sólidas que estão no ar.

Pesquisas recentes têm demonstrado que ilhas de calor urbanas alterar os parões climáticos, alterando a quantidade e a duração dos padrões de chuvas locais e a favor do vento. Árvores urbanas diminuir o impacto do efeito de ilha de calor urbano e reduzir a mudanças nos padrões climáticos.

Ruído urbano é reduzido por árvores que absorvem as ondas sonoras. As árvores também proporcionam habitats da vida animal para muitas espécies de pássaros.

Benefícios econômicos

Escritório e lojas em torno de configurações arborizadas estão em alta demanda por parte dos empregadores, porque os estudos de melhoria de vida empregado mostram que áreas com sombra para comer e caminhar durante o almoço e pausas traduz em mais livre de estresse, temos como resultado funcionários produtivos. Trabalhadores sem uma visão da natureza de suas mesas relatou 23% mais casos de doenças do que aqueles com uma visão da vegetação.

Benefícios para a saúde

Estudos descobriram uma correlação corredores verdes urbanos e o montante médio de atividade física exercida pelos moradores do bairro. As pessoas estão mais inclinadas a chegar ao ar livre e exercitar quando seus arredores são mais verdes. Logicamente, maior atividade física leva a menos casos de obesidade, que por sua vez pode ajudar a reduzir outros problemas de saúde, tais como doenças cardíacas e diabetes.

Benefícios Sociais

Estudos identificaram uma correlação direta entre a quantidade de árvores e grama em espaços comuns da comunidade e a utilização desses espaços comuns pelos moradores, o que leva a mais oportunidades de interação social informal e maiores relações entre vizinhos.

Árvores torna as comunidades habitáveis para as pessoas e suavizar o contorno de alvenaria, metal e vidro.

ESCOPO DO PRODUTO

Será realizada o processo de arborização da Rua Ubaldo Figueira, tendo como suas vias limites a Av Santana e a Av. Valter Lopes da Cruz. Processo de Arborização feito com Palmeiras, Ypês e Nim. Sera utilizado o espaçamento estre as arvores de 5 metros. Será comtemplado o processo proteção das arvores, com a construção de cercas protetivas de madeira, bem como a finalização dos canteiros pós plantio com calçadas em alvenaria, respeitando os parâmetros de normativas para acessibilidade de cadeirantes e afins. Processo de limpeza final da via e entrega do Projeto.

EXCLUSOES DO PROCESSO / FORA DO ESCOPO

Este projeto não comtempla em sua elaboração e execução:

 Parte de Sinalização da via;

 Sistema de irrigação das arvores;

 Sistema de iluminação da via;

 Sistema de esgoto ou tubulação Hidráulica de qualquer natureza;

 Asfaltamento da via em torno do projeto;

RESTRIÇÕES

A arborização não contará com arvores com raízes bifurcadas ou de longo alcance para que não ocorra o processo de danificação futura das calçadas em torno. Também não ser dará uso de arvores frutíferas, para evitar qualquer tipo de acidentes com pedestre na via, ocasionada por um possível acidente com os frutos.

PREMISSAS

Medição do perímetro para definição de quantas mudas de árvores será preciso e qual o quantitativo necessário de terra e adubo;

Quebra e remoção do entulho originado pela quebra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com