TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plantas Medicinais: Alecrim (Rosmarinus offininalis)

Por:   •  29/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS BENTO GONÇALVES

Indicadores zootécnicos de produtividade e ganho no melhoramento genético de búfalos









Luísa Lazzari e Nadine Jahn









Bento Gonçalves, janeiro de 2016.

1 Indicadores Zootécnicos de produtividade da bubalinocultura

1.1 Idade ao primeiro parto

A partir do primeiro parto é que começa os retornos ao investimentos feitos para a alimentação e o manejo, por isso se deve reduzir ao valor minimo a idade ao primeiro parto. Vários fatores podem afetar a idade ao primeiro parto de fêmeas bubalinas. As condições ambientais, manejo nutricional, raça, época de nascimento, idade a maturidade sexual, taxa de concepção, duração da gestação, entre outros, interferem neste índice. No gráfico abaixo é possível verificar a diminuição da idade ao primeiro parto desde 1974 até 1990.

[pic 1]

1.2 Intervalo entre partos

Este é um dos indicadores mais importantes para medir a eficiencia produtiva de um rebanho, sendo aceitável que a fêmea produza dois bezerros a cada três anos, no entanto o ideal seria um intervalo de 12 meses.Analisando este indicador é possível avaliar  problemas com a eficiência reprodutiva de uma determinada propriedade, sendo possível observar o aumento na produção anual de leite do rebanho com a diminuição do intervalo de partos. 

1.3 Período de lactação

É a variável que mais interfere na produção de leiteira. quanto maior for o período de lactação maior é a produção, no entanto é recomendado que não seja muito longo, pois ele interfere diretamente no intervalo entre partos.

1.4 Período seco

Segundo Montiel e Urdaneta (2006 apud EMPBRAPA, 2007) O período seco é o intervalo entre o último dia da lactação e o próximo parto. É influenciado principalmente pelo período de lactação sendo reflexo de uma série de outros eventos reprodutivos tais como: adequada involução uterina, reinício de atividade ovariana, patologias relacionadas ao ciclo estral, baixa taxa de concepção e outros.

1.5 Período de serviço

Definido como o intervalo entre o parto e o primeiro cio fértil (concepção). Este período influencia diretamente no intervalo entre partos. Vários fatores interferem na duração deste período, entre eles, o fator nutricional, a idade da búfala, fatores ambientais e genéticos, entre outros. Alguns cuidados são necessários para evitar que o período de serviço se alongue, causando prejuízos ao criador. As búfalas devem apresentar uma rápida involução uterina e um rápido reinício da atividade ovariana pós-parto para se tornarem gestantes novamente, sem atrasos nos índices reprodutivos.

1.6 Estacionalidade reprodutiva

A estacionalidade condiciona uma concentração das parições, reduzindo a mão de obra e facilitando o manejo. Para criações destinadas à produção de carne concentra a estação de nascimentos, desmama, acabamento e abate, além de favorecer a seleção para fertilidade e habilidade materna. Entretanto, para a produção de leite a concentração das parições é um fator indesejável. Neste caso pode-se aplicar técnicas de desestacionalização, objetivando nascimento de bezerros durante todo o ano visando, desta forma, evitar prejuízos pela falta de leite no mercado.

1.7 Ganho de peso diário

É o parâmetro zootécnico de maior influência sobre até mesmo por se tratar da medida de eficiência mais importante. É grandemente influenciado pela idade dos animais. Medir o ganho de peso da recria é muito importante para mostrar a eficiência da criação.A determinação do ganho de peso periódico permite o acompanhamento de cada fase da criação, facilitando a observação de problemas no manejo dos diferentes setores, tais como estresse, dietas inadequadas e doenças. O baixo ganho de peso diario faz com que o animal tenha que ficar por mais tempo na propriedade e assim gerando mais custos ao produtor

1.8 Produção media por vaca

A produção leiteira de búfalos é superior a de bovinos devido a rusticidade da especie.  Este indicador é utilizado para medir a eficiência produtiva  dos animais e é influenciado pela genetica e pelo manejo pós-parto.

No gráfico abaixo observa-se a evolução da produção leiteira na Fazenda Paineiras da Ingaí desde 1987 a 1996. Atualmente no brasil há uma produção media de 4,5 l/vaca/dia.

[pic 2]

2 Ganho no melhoramento genético de búfalos

O melhoramento genético de búfalos no Brasil une esforços de associações de criadores, universidades e instituições de pesquisa. As pesquisas, no Brasil, iniciaram há aproximadamente 50 anos, e são responsáveis pelo  conhecimento sobre está espécie. Em países  desenvolvidos, a importância do melhoramento se dá para o aumento da produção e melhoria da qualidade da carne e do leite é subestimada, provavelmente pelo fato de que a resposta à melhoria das condições ambientais é de fácil observação e a valorização econômica de um animal. A espécie bubalina, com seus produtos diferenciados,possui excelente potencial. Os diversos aspectos da criação, dentre eles o gerenciamento genético do rebanho, precisam de suporte técnico adequado para que maiores ganhos possam ser alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (335.2 Kb)   docx (258.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com