TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE CULTURAS ANUAIS: PESQUISA E MELHORAMENTO DE MILHO

Por:   •  22/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 11

SOCIEDADE PORVIR CIENTÍFICO

COLÉGIO AGRÍCOLA LA SALLE - XANXERÊ

MARCELO HENRIQUE RICARDO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE CULTURAS ANUAIS:  PESQUISA E MELHORAMENTO DE MILHO

XANXERÊ, 2015

MARCELO HENRIQUE RICARDO[pic 1][pic 2][pic 3]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO DE CULTURAS ANUAIS: PESQUISA E MELHORAMENTO DE MILHO

Relatório de Estágio de Culturas Anuais apresentado ao Curso Técnico de Agropecuária como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola La Salle - Xanxerê.

[pic 4]

Orientador: Eng.Agr.: Rodrigo Gomes

Coorientador: Tec. Agropec.: Aguinaldo Dickel

XANXERÊ, 2015

Dedico este trabalho a todos que direta ou indiretamente me auxiliaram na busca pelo conhecimento. [pic 5]

AGRADECIMENTOS

Agradeço a minha família pelo apoio incondicional que me foi dado durante o estagio, ao Orientador Rodrigo Gomes por estar sempre presente para tirar duvidas

RESUMO[pic 6][pic 7]

O milho é cultivado em todos os Estados do Brasil e em quase todas as propriedades agrícolas, tanto na agricultura familiar quanto na de exportação e está presente em todas as cadeias produtivas animais. Uma cultura de grande e diversificada utilização na sociedade moderna e um dos produtos agrícolas de mais ampla distribuição mundial, tanto na produção, quanto no consumo. Dentre as espécies originárias das Américas, o milho é, certamente, o de maior importância econômica e social em nível mundial. Em termos de área semeada e de produção de grãos é o segundo cereal de maior importância no Brasil sendo que, apenas nos dois últimos anos, perdeu a primeira colocação para a cultura da soja.

Palavras-Chave: Milho; melhoramento; produção; genética.[pic 8]


Sumário

1 INTRODUÇÃO        8

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

2.1 Cultura do milho        9

2.1.1 Introdução à cultura do milho        9

2.2 Aspectos econômicos        9

2.3 Melhoramento        9

2.4Florescimento        11

2.4.1 Proteção de bonecas        11

2.4.2 Proteção de pendão        11

2.5 Polinização        11

2.6 Colheita        12

2.7 Secagem        12

2.8 Debulha        12

3 APRESENTAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO        13

3.1 Dados de identificação do local de estágio        13

3.2 Caracterização do local de estágio        13

4 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO        14

4.1 Melhoramento        14

4.2 Florescimento        14

4.2.1 Proteção de bonecas        14

4.2.2 Proteção de pendão        14

4.3 Polinização        15

4.4 Colheita        15

4.5 Secagem        15

4.6 Debulha        15

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

6 REFERÊNCIAS        18


1 INTRODUÇÃO

O milho (Zea mays L.) é pertencente à família das Poaceae, com origem nas Américas. A sua importância econômica se caracteriza pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia (SILVA et al., 2006). No Brasil a área cultivada com milho na Safra 2009/10, foi de 12.930,1 mil hectares, com uma produtividade média de 4.108,5 kg ha-¹ (CONAB, 2010). O que torna o Brasil o terceiro maior produtor mundial.

As pesquisas relacionadas à capacidade produtiva dos cultivares recomendados para a produção de milho-verde são escassas e normalmente são realizadas pelas empresas produtoras de sementes. Também, questionamentos ligados ao manejo da lavoura, principalmente a adubação são pouco estudados em razão de se utilizar, constantemente as mesmas recomendações para o milho em grão (TOMAZELA, 1998)

A contribuição do melhoramento genético no aumento de produtividade da cultura é, sem dúvida alguma, uma das mais expressivas já que, o desenvolvimento e a utilização do milho híbrido proporcionou, em curto período de tempo, ganho de produtividade superior a 150% (BUENO et al., 2006).

No Brasil, o primeiro trabalho visando a produção de milho híbrido foi conduzido por C. A. Krug, no Instituto Agronômico de Campinas. A partir do início do século XX, vários programas de melhoramento genético usando bases científicas foram iniciados. O desenvolvimento de linhas puras, ou linhagens, oriundas do processo de autofecundação das plantas de milho por várias gerações, e do vigor híbrido, ou heterose, foram os responsáveis pelo impulso que o melhoramento genético (SILVA et al., 2006)

Esse conhecimento permitiu que os programas de melhoramento conseguissem introduzir novas características ao milho, como resistência a doenças e pragas, maior proteção dos grãos por meio do melhor empalhamento, maior resposta às práticas de manejo, melhor qualidade nutricional e menor tombamento e quebramento de plantas (BUENO et al., 2006).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Cultura do milho

2.1.1 Introdução à cultura do milho

 Milho (Zea mays) está entre as plantas de maior eficiência comercial, originado das Américas, mas especificamente no país do México, América Central ou Sudoeste dos Estados Unidos. A história de produção do milho tem crescido anualmente, principalmente devido às atividades de avicultura e suinocultura, onde o milho pode ser consumido diretamente ou ser utilizado na fabricação de rações e destinado ao consumo de animais (MARCHI, 2008).

2.2 Aspectos econômicos

O milho representa um dos principais cereais cultivados em todo o mundo, fornecendo produtos largamente utilizados para a alimentação humana, animal e matérias-primas para a indústria, principalmente em função da quantidade e da natureza das reservas acumuladas nos grãos. A produção mundial de milho encontra-se, hoje, por volta de 555 milhões de toneladas. Desse total, 45,76% provêm dos Estados Unidos, maior produtor, produzindo duas e meia vezes mais que a China, segundo maior produtor, e oito vezes mais que o Brasil, terceiro maior produtor. Esses três países contribuem com 70% da produção mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (202 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com