TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Cultura e Pesquisa Histórica Analítica

Por:   •  6/11/2020  •  Resenha  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  558 Visualizações

Página 1 de 4

Discente: Mariana Junqueira Costa

Docente: Raoni Perrucci Toledo Machado

A ligação do entendimento do conceito de cultura para o desenvolvimento da pesquisa histórica analítica.

Ao tratar do conceito de cultura, pode-se dizer que ela representa aspectos e características aprendidas pelo homem ao decorrer da sua existência. E isso permite construir uma relação entre a história do passado e presente, como mencionado no texto, isso possibilitou ao homem transmitir elementos não herdados geneticamente, facilitando assim o seu desenvolvimento.

Os aspectos tangíveis da cultura, como por exemplo objetos e símbolos, fazem parte do seu contexto e os aspectos intangíveis, como ideias e normas, permite que o estilo de vida e comportamento dos povos passados possam ser estudados até os dias atuais. Esses aspectos foram construindo a realidade social dos homens dando origem às relações humanas estabelecendo valores e normas que a sociedade carrega junto de sua evolução. Esses valores e normas eram considerados bons ou ruins, como por exemplo, o ato de ser honesto, no qual é visto como uma característica boa no mundo todo. Dessa forma, a sociedade vem se moldando ao decorrer do tempo.

Os símbolos foram desenvolvidos pelo homem, que adotam e desenvolvem símbolos entre as sociedades. Segundo JUNQUEIRA, ET AL., símbolo é um valor que define as diferenças entre as sociedades. É criado pela sociedade. É qualquer objeto, qualquer comportamento, qualquer relação em uma sociedade aos quais se atribui um valor ou significado. Vários desses símbolos representavam e representam a ligação do homem com o religioso. Embora existam símbolos que são reconhecidos internacionalmente, outros só são compreendidos dentro de um determinado grupo ou contexto religioso, por exemplo, intensificando a relação com o transcendente. Durante muito tempo, o controle das forças naturais foram atribuídas a deuses. Isso levou o povo da época à uma crença generalizada de que para sobreviver aos desastres provocados pelos deuses, homens e divindades deviam cooperar. Então, eram feitos sacrifícios e ofertas na tentativa de atingir a paz.

A mitologia foi criada afim de responder às incertezas acerca do inexplicável à luz do senso 

comum, já que antigamente era utilizada para tentar explicar a origem e organização do mundo como resultado de forças sobrenaturais. Processos naturais (estação do ano, germinação e crescimento das plantas, fenômenos astronômicos e atmosféricos) e eventos sociais e humanos eram atribuídos aos desejos e humores dos deuses. Embora hoje pareçam histórias infantis ou grosseiras mistificações, os povos antigos cultuavam os deuses em templos grandiosos, já que o conhecimento científico sobre esses eventos ainda não tinha sido desenvolvido.

Ao que entendi, a pesquisa histórica analítica representa o como e o motivo no qual uma coisa aconteceu, depois de reunir o máximo de informações descritivas sobre essa determinada coisa. Segundo THOMAS E NELSON (1996), a pesquisa histórica analítica é o tipo de pesquisa que investiga eventos que já tenham ocorrido. Em alguns estudos históricos, o investigador está propriamente interessado em preservar o registro de eventos e realizações passadas. Ou seja, depois de reunir o máximo de informações e construir um mapeamento das mesmas, o historiador ou a pessoa no qual esteja pesquisando sobre essa determinada coisa irá tentar descobrir fatos que proporcionarão maior compreensão de eventos passados para então explicar a situação presente ou estado atual do que está sendo estudado, o que provavelmente permitirá que a pergunta “O que aconteceu aqui?” seja respondida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com