TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Tecnologias e Funções dos Trabalhadores nas Culturas de Soja e Milho 10

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.618 Palavras (19 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

ADRIANO ABADIO DE CAMARGO TULUX – RA: 2810764542

DANIEL CARVALHO SILVA DE JESUS – RA: 5349669840

DELIS SANTOS OLIVEIRA – RA: 2873903877

ELTON URBIÊTA CUNHA – RA: 2867933869

GIANNE DUTRA DO NASCIMENTO – RA: 1709991269

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA, ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES, ADMINSITRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

Tutor (a) EAD: ANDRÉ XAVIER

CAMPO GRANDE / MS

2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ADMINISTRAÇÃO

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras:

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA, ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES, ADMINSITRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS, SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

Tutor (a) EAD: ANDRÉ XAVIER

Trabalho desenvolvido para o curso de Administração, disciplinas norteadoras, Administração Financeira e Orçamentária, Administração da Produção e Operações, Administração de Recursos Humanos, Sistemas de Informações Gerenciais e Planejamento e Controle da Produção, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 2º semestre 2017, sob orientação da tutor (a) EAD André Xavier.

CAMPO GRANDE / MS

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 Desenvolvimento6

2.1 Elaboração do Plano de Produção7

2.2 Programação de Produção9

2.3 Tecnologias e Funções dos Trabalhadores nas Culturas de Soja e Milho10

2.4 Sistemas Para Agronegócio14

2.5 Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)16

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS18


1 INTRODUÇÃO

        Estamos vivendo um período de recessão na economia em geral, segundo jornais renomados como a Folha de São Paulo (2017), a população brasileira vem sofrendo nestes últimos tempos uma acentuada queda em seus rendimentos. Segundo o IBGE, desde o ano de 2014, ano de início da crise, o PIB per capta (valor total do PIB dividido pela população) caiu 9,1%, que é a maior queda do indicador desde o ano 2000, e foi agravado com o aumento do desemprego em 2016 e o aumento do endividamento do brasileiro.

        Diante deste cenário a administração tem muito trabalho a ser realizado, um desafio para ser encarado nestes momentos difíceis onde são revelados os verdadeiros talentos que são capazes de se reinventar, enriquecendo assim a gama de conhecimentos e descobertas no ramo da administração de negócios, deixando seu legado na história da economia mundial.

        A administração financeira orçamentária, que trata das operações financeiras e do orçamento como o próprio nome já diz, a administração da produção e operações, que está ligada aos produtos e serviços no que diz respeito à produção e como fazer, a administração de recursos humanos, que é em outras palavras a gestão de pessoas, os sistemas de informações gerenciais (SIG) que é um conjunto de pessoas ou softwares organizados para fornecer informações das tarefas a serem executadas pelos os diretores da empresas, e por fim o (PCP) planejamento de controle da produção que planeja o que, quanto e quando será produzido.

        Mesmo com notícias não muito animadoras a respeito do cenário econômico em geral, tem-se uma área que nos últimos meses está “surpreendendo os economistas” (Gazeta do Povo, 2017). Nenhum setor da economia brasileira vai tão bem como o agronegócio onde o campo bate recordes anuais de produção.

        Nos últimos 3 anos o agronegócio vem apresentando taxas sustentáveis de crescimento além de outras vantagens que vão desde a geração de renda à criação de emprego, boa remuneração do mercado externo e também aumento da demanda de países estrangeiros.

        O agronegócio tem um papel multiplicador na economia, capaz de influenciar toda cadeia produtiva, desde o produtor até o consumidor final, ou seja, é um mercado muito próspero e promissor onde encontramos um campo fértil de oportunidades.

        Neste desafio profissional, serão aplicados conhecimentos referentes às matérias estudadas na área da administração estudadas ao longo de curso e especialmente as desse semestre, entre elas: Administração Financeira e Orçamentária, Administração da Produção e Operações, Administração de Recursos Humanos, Sistemas de Informações Gerenciais e Planejamento e Controle da Produção.

2 DESENVOLVIMENTO

        A safra 2016/2017 deve alcançar o maior índice já registrado, 217 milhões de toneladas de grãos segundo a Gazeta do Povo (2017). De acordo com a Embrapa 108 milhões de toneladas devem ser de soja e, em 2015/2016 foram colhidas 95,6 milhões de toneladas, cultivados em 33,17 milhões de hectares, alcançando uma produtividade de 2.882 toneladas por hectare. Em relação ao milho existe uma expectativa de colheita de 92 milhões de toneladas em 2016/2017, contra 82 milhões de toneladas em relação à 2015/2016 (Portal Brasil), produzindo 4,90 toneladas por hectare em 2016 (Revista Globo Rural). Os 17 milhões de toneladas restantes estão distribuídas entre arroz, trigo e feijão (Gazeta do Povo, 2017).

        A empresa rural, Bom Gestor Agropecuária está planejando seu próximo ciclo produtivo de milho e soja em seus 5.216 hectares (ha) distribuídos em várias propriedades que foram destinadas para esta cultura, todas localizadas na região sul do país.

        O plantio de soja nessa região geralmente é feito em setembro e colhida entre fevereiro e março, enquanto o milho safrinha é feito em março e colhido em junho de cada período. A empresa negocia sua produção com diversos integradores, busca o melhor preço na saca de 60 kg de soja, que tem o preço médio a R$ 65,00 e do milho a R$ 26,00 a saca de 60 kg.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (340.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com