TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA : “AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPESINATO: RUPTURAS E CONTINUIDADES”

Por:   •  16/3/2021  •  Resenha  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade Federal de São Carlos

Campus Lagoa do Sino Centro de Ciências da Natureza

Engenharia Agronômica

RESENHA : “AGRICULTURA FAMILIAR E CAMPESINATO: RUPTURAS E CONTINUIDADES”

                                                                     

                                                                       

 Karol Montagnini de Oliveira RA: 772140

BURI (SP)

2021

"Agricultura familiar e campesinato: rupturas e continuidade" é um artigo escrito por Maria de Nazareth Baudel Wanderley cujo objetivo principal é debater o processo da modernização da agricultura e o impacto que ocorreu através da adaptação do camponês para a agricultura familiar. A autora nos faz refletir sobre questões como o fato do camponês deixar de utilizar apenas seus costumes passados de geração em geração para então passar a utilizar novas tecnologias que possam facilitar o seu processo de produção possibilitando que se mantenha ativo no mercado, que normalmente visa alta produção e maior capital de giro.

A autora também remete a adaptações feitas pelos agricultores familiares que ainda mantém sua forma camponesa do passado, como por exemplo, a produção orgânica que visa a não utilização de agrotóxicos bem como o respeito à natureza. Além desses fatores a autora trás a tona diversos aspectos e argumentos capazes de nos fazer repensar como foi o processo de adaptação e continuidade da agricultura familiar.

A agricultura brasileira passou por diversas etapas até hoje, uma delas foi à modernização da agricultura datada em meados dos anos 70, essa modernização tinha como base a produtividade e o capital, fazendo uso intensivo de altos insumos tecnológicos.

Dessa forma, o campesinato acabou sendo mitigado pelas novas tecnologias, pois seus métodos de produção era em menor escala de produtividade comparada a agricultura modernizada onde a priorização era em relação a monocultura e o latifúndio das maiores propriedades.

A agricultura familiar veio como o camponês que trazia a sua essência de geração em geração, porém que teve de se adaptar ás novas tecnologias vindas da modernização da agricultura, sendo assim eles passaram a ser chamados de agricultores 'consolidados'. Através do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) o agricultor familiar passou a ter maior acesso para a modernização através do apoio do programa, onde passou a se inserir no mercado novamente.

Quanto mais perto da modernização chega o agricultor familiar mais longe ele fica de sua essência e de seus costumes, dessa forma apesar da adaptação muitas vezes eles vivem conforme o campesinato, onde além de trabalhar e gerar renda ele tira a comida que consome da sua própria terra.

Com a concentração fundiária ocorrida por conta da distribuição de terras desiguais os agricultores familiares acabaram detendo de uma menor quantidade de terras, o que gerou a necessidade de estudos e tecnologias voltamos em maior quantidade de produção em menor espaço de terra, esse fato fez com que se agravassem questões de má utilização de agrotóxicos, gerando assim problemas sociais e ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com