TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica da obra Agricultura familiar e os impactos da restrição ao crédito rural: uma análise para diferentes níveis de mercantilização

Por:   •  3/12/2016  •  Resenha  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  1.582 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Pampa

Bacharelanda em Administração

Disciplina: Microeconomia e Desenvolvimento

Professor: Marcos Garcias

Acadêmica: Andiéli Sanches Espinoza

Data: 25 de Janeiro de 2016

Resenha da dissertação de mestrado

GARCIAS, O., Marcos. Agricultura familiar e os impactos da restrição ao crédito rural: uma análise para diferentes níveis de mercantilização. In: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP/SP, 2014, p, 112.

Dados gerais sobre o autor

        Marcos possui graduação em Gestão do Agronegócio pela UFV, Mestrado em ciências economia aplicada USP/SP, Doutorado em andamento na  linha de economia aplicada em pela USP/SP.

Principais ideias e analise critica do texto

 

No estudo Agricultura familiar e os impactos da restrição ao crédito rural: uma análise para diferentes níveis de mercantilização, o autor aborda as politicas sócias aplicadas na agricultura familiar identificando uma heterogeneidade no que tange a mercantilização dos grupos tratados pelo programa PRONAF (Programa Nacional).

Com base na dissertação apresentado ao curso de mestrado do autor, pode-se afirmar que estás transferências de recursos demandadas do poder politico são de fins econômicos deixando a desejar no serviço social, este, no qual deveria ser o foco principal, visto que se trata de grupos de diferentes índices mercantis. Com base da lei de número 11.326 de julho de 2006 foi feito uma politica que define agricultores de grande porte e os agricultores familiares para concessão do credito rural, este transferido através do programa PRONAF desenvolvido para equilibrar a restrição que está classe de pequeno porte sofria perante aos demais agricultores.

Alguns dos requisitos a concessão é: possuir até quatro módulos físicas, mão de obra provida apenas de familiares, fonte de renda derivadas exclusivamente de atividades econômicas ligadas ao serviço rural e o produtor tem que gerenciar o estabelecimento junto com sua família.

Ressalta as falhas no programa tais como a mercantilização vista como forma de economia para o governo, esta que deveria ser dividida por grupos sociais.

Problemática

  1. Para o autor índice de mercantilização e uma forma de diferenciar o agricultor familiar que utiliza maior parte de seu produto para consumo próprio do que utiliza maior parte para mercantilização. Sugere a verificação das quantidades produzidas e valor da produção por estabelecimento, gerando uma nova variável para então medir o quão mercantilizado são esses, visto que esse grupo é heterogêneo, devido à região e produto.

  1. Os métodos estatísticos utilizados pelo autor percebeu uma carência a determinadas áreas derivadas de mercados distintos indicando a possibilidade de uma nova politica de restrição ao credito rural, que vise essas diferenças para então tornar de bem estar social cada individuo pertencente ao grupo de uma politica especifica de mercado.
  1. Os agricultores foram divididos por grupos conforme sua classe para o recebimento do recurso ao credito, tais como A,B,C,D e E, desta forma identificou-se que 42% dos estabelecimentos pertencem ao grupo B. significando que as classes mais baixas ficaram desprovidas do desenvolvimento mercantil.
  1. O autor salienta também a entrada do PRONAF em beneficio do pequeno produtor em garantir recursos essenciais para o segmento da agricultura familiar. Garante também que o plano social esta vinculado a politicas de governo.  

 A metodologia utilizada pelo autor foi baseada no pareamento por escore de propensão, encontrando indivíduos parecidos para comparar os resultados. Ademais se concluiu que a eficácia do crédito rural destinado ao agricultor familiar, depende rigorosamente da característica de cada região, sugere-se uma reforma na restrição ao credito por tratar de mercados e grupos heterogêneos, de maneira a analisar a renda gerada através da produção, não só por módulos fiscais e outras vaiáveis que vem ocorrendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com