TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redução de Resíduos Sólidos Orgânicos através da Produção de condicionador do solo usando a Tecnologia de Biodegradação

Por:   •  26/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Redução de Resíduos Sólidos Orgânicos através da Produção de condicionador do solo usando a Tecnologia de Biodegradação.

Resumo:

Condicionador do solo, é um produto natural com elevado percentual de matéria orgânica (90%), Nitrogênio, Ácido Húmico e Fúlvico. Possui alta qualidade que, incorporado ao solo, aumenta a actividade microbiana.  A capacidade de retenção de água é alta e faz com que a humidade próxima às raízes seja mantida por um período mais prolongado nos vegetais que utilizarem produtos oriundos desta matéria-prima. Assim onde forem aplicados no solo mesmo em período de estiagem ou deficiência hídrica, a planta terá água e nutrientes em maior disponibilidade.

Devido à capacidade de absorver (segurar nutrientes minerais denominada CTC), o produto disponibiliza estes elementos químicos à planta por um período maior. A CTC é medida em mmol c./dm3, no qual valores crescentes significam aumento da capacidade de absorver nutrientes.

A capacidade de reduzir a lixiviação de nutrientes minerais, devido à alta CTC, evita que estes elementos químicos sejam carregados pela água para camadas inferiores do solo, onde as raízes não poderão utilizá-los em curto prazo.

Reduz a salinização dos solos, pelo facto dos nutrientes minerais estarem protegidos na área junto às raízes das plantas, protegendo a vida microbiana.

É um produto ecologicamente correcto, pois o facto de reduzir a lixiviação dos nutrientes minerais, diminui a possibilidade de contaminação das águas existentes no subsolo. Além disso, é utilizado como substrato para produção de mudas e elimina o uso de brometo de metila, que é um gás que cria danos ao meio ambiente.

Melhora a estrutura, onde nos solos arenosos, aumenta a capacidade de retenção de água e a CTC, além de unir as partículas de areia, e no solo argiloso, também reduz a densidade, aumentando a porosidade.

Esse condicionador de solo é isento de nematóides fitopatogênicos e ervas-daninhas.

Os Resíduos Orgânicos Biodegradáveis constituem mais de 50% dos Resíduos Sólidos Urbanos produzidos diariamente e os Resíduos Alvo utilizados para produzir o condicionador do solo são:

  • Os resíduos verdes que ajudarão os microrganismos a obter alimentos durante o processo de decomposição
  •  Os resíduos castanhos que serão utilizados como fonte de energia pelos microrganismos durante o processo de decomposição.

A Tecnologia de Biodegradação, participa na Redução de Resíduos Orgânicos Biodegradáveis

como restos de frutas, vegetais, saquetas de folha de chá e resíduos de jardim produzindo assim o Condicionador do Solo.

Normalmente, a mistura de resíduos verdes/ castanhos dá bons resultados.

  • Mas tal como em muitos casos, é necessária muita experiência até se chegar a mistura certa!
  •  Quando o condicionador do solo estiver pronto para ser utilizado, não será possível reconhecer nenhum dos ingredientes originalmente utilizados.
  • O condicionador do solo será preto/ castanho e ao ser colocado no jardim será igual ao próprio solo;
  • De forma a retirar o condicionador do solo produzido, abra a tampa na base do tambor de compostagem e retire o condicionador.
  • Depois, fechar a tampa. Utilize o condicionador do solo como cobertura para plantas, para fertilização do solo ou para melhorar o solo para o plantio de vegetais ou flores.

Romano Guiamba

3º Ano Agropecuária    Pós- Laboral

ESTEC- UP

2017

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (94.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com