TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reforma de pastagem

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.102 Palavras (5 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 5

 

  1. INTRODUÇÃO

O Brasil e um dos maiores produtores e exportadores de carne Bovina do mundo. Essa alta produção dá se pelo fato de nosso país ter grandes extensões de pastagens, porem esses pastos são em sua maioria descuidados.

Assim como uma cultura de Soja, Sorgo, Arroz, as pastagens dependem de nutrientes básicos para seu bom desenvolvimento. O que os produtores nao entendem é que o pasto necessita de cuidados pois e atraves dele que irá ter uma boa ou ruim produção animal.(COSTA, 2006)

Cerca de 90% dos pastos brasileiros estao degradados ou em processo de degradação. Varios sao os fatores para ese numero elevado, hora falta de conhecimento e interesse dos produtores, outra por falta de capital para investir, mas principalmente por falta de conhecimento sobre o assunto. (OLIVEIRA, 2006)

A reforma de pastagens é uma realidade ainda pouco conhecida que alem de trazer beneficios ao solo, que consequentemente auxilia o meio ambiente alem de ser na maioria das vezes de baixo custo e  influienciar positivamente nos lucros dos pecuiaristas.

Esta reforma será feita com base em baixos custos de produção.

  1. CARACTERISTICAS DO SOLO E FORRAGEIRA ESCOLHIDA

A escolha da forrageira a ser implantada em determinada propriedade deve levar em consideração vários fatores para que haja um bom resultado na produção final. O primeiro a fazer é uma correta analise de solo para saber o que temos de bom para ser explorado e o que deve ser melhorados para render bons resultados. Após a analise de solo é hora de fazer a escolha da forrageira, deve se levar em consideração: tipo de solo, clima, índice pluviométrico, temperatura, exigências da forragem quanto à nutrientes, capital do produtor para investir na compra de mudas ou sementes, maquinário, mao de obra.

Na analise de solo nao teve alterações e necessidade de correção por adubos, o solo esta fértil. O recomendado é fazer uma calagem para aumentar o percentual de saturação de bases que esta 53,15 % para chegar ate cerca de 60%.

A forrageira escolhida é a Brachiaria Humidicola , pois ela é resistente e tem alta afinidade com solos argilosos, característica marcante desse solo, além disso ela tem tolerância a frio e secas, tem um rápido enraizamento que aumenta a competição com plantas daninhas, e um teor de 9 a 12% de proteína.

Outras forrageiras que podem ser implantadas nesse tipo de solo são: Brachiária Brizantha ou Braquiarão, Paspalum Atratum Cv. Pojuca , Panicum Maximum C.v Mombaça, Brachiaria Humidicola, Cynodon spp Capim Tifton 85. Todas essas tem características semelhantes a forrageira implatada na propriedade. Logicamente com algumas diferenças entre teores de proteínas, exigências nutricionais do solo, modo de plantio, custos e ate a paltabilidade dos animias.

Forrageiras do gênero Braquiaria são bem adaptáveis a climas mais quentes, tem boa palatabilidade e digestibilidade para bovinos, baixos custos de implantação e manutenção em pastagens, por isso são as que mais se encontram em todo Brasil Central.

Panicum é uma classe de forrageiras que tem uma maior produção, maior quantidade de proteína e muito aceitada pelos animais, porem são mais sensíveis á altas temperaturas, o plantio é feito através de mudas que torna mais oneroso a formação das pastagens e também exigem maior fertilidade do solo.

O preparo do solo será feito com arado para descompactar e retirar restos da outra pastagem que estava no local, esse procedimento pode ser feito ate oito vezes, a quantidade se dá ao estado do solo. Depois uma gradagem para nivelar o solo a aplicação do calcario, mais uma gradagem para incoporar e apos aproximandamente 30 dias fara o plantio das sementes.

O plantio será a lanço pois tem baixo custo e pode ser realizado pelos funcionarios da propriedade. Apos o plantio ira passar um rolo compactador no solo para incorporar as sementes.

  1. MANEJO DOS ANIMAIS DURANTE A REFORMA

A propriedade possui 250 ha e 300 matrizes. Para a reforma ser executada sem muitos custos serão vendidos 100 animais mais velhas com baixa produtividade, o dinheiro da venda ira complementar para realização da reforma que será feita em dois anos, apos esse periodo ira adquirir novos animais.

Dividir a área em 2 partes de 125 hectares cada parte, uma dela ira ser reformada a partir de outubro de 2015 e a outra somente no mesmo mes do próximo ano, isso se dá pelo fato de ser mais fácil fazer a reforma na época das chuvas para nao adicionar gastos com irrigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com