TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de fisiologia vegetal osmose

Por:   •  21/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  880 Visualizações

Página 1 de 3

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres

Bacharelado em Agronomia

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Relatório n°1, sob exigência da disciplina de Fisiologia Vegetal.

CERES

AGOSTO / 2014

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres

Bacharelado em Agronomia

Fisiologia Vegetal

Alberto Belo

Edney Mainardi Alves

Guilherme Santos Ventura

Larissa Santos Castro

OSMOSE

CERES

AGOSTO / 2014

Sumário

1. INTRODUÇÃO 4

2. METODOLOGIA 5

3. RESULTADOS 6

4. CONCLUSÃO 8

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9

1. INTRODUÇÃO

A água desempenha papel fundamental na vida da planta. A fotossíntese exige que as plantas retirem dióxido de carbono da atmosfera e ao mesmo tempo as expõem à perda de água e à ameaça de desidratação. Para impedir a dissecação das folhas, a água deve ser absorvida pelas raízes e transportada ao longo do corpo da planta. Mesmo pequenos desequilíbrios entre a absorção e o transporte de água e a perda de água para a atmosfera podem causar déficits hídricos e funcionamento ineficiente de inúmeros processos celulares. (TAIZ & ZEIGER, 2013)

Como as membranas das células vegetais permitem que a água e outras substâncias pequenas movam-se através delas mais rapidamente que solutos maiores, são consideradas seletivamente permeáveis. Se a concentração de solutos é maior dentro da célula do que na solução que a envolve, a água irá se difundir para o interior da célula. Assim, o movimento resultante da água através de uma barreira seletivamente permeável é chamado osmose.

Na osmose, o volume disponível ao movimento do soluto é restringido pela membrana e, portanto, a maximização da entropia é realizada pelo volume do solvente difundindo-se através da membrana para diluir os solutos. De fato, na ausência de qualquer força que contrabalance, toda a água disponível irá fluir para o lado da membrana contendo o soluto.

Baseado nessas teorias, realizamos uma aula prática no dia 15/08/2014, com auxílio do professor Alberto Belo, no objetivo de demonstrar na prática como ocorre o processo de osmose.

2. METODOLOGIA

Cortou-se 2 batatas cruas e uma batata cozida ao meio com uma faca, e retirou-se o fundo de todas as partes. Enxugou todas as metades com auxílio de um guardanapo.

Com uma colher, fez um furo no meio de 4 partes (3 cruas e uma cozida), onde se adicionou açúcar em uma crua e na cozida, sal em outra parte crua e uma ficou sem colocar nada, também chamada de controle.

Verificou-se o que acontecia em 5, 10, 20 e 30 minutos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com