TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio A Pecuária

Por:   •  8/11/2018  •  Artigo  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A Pecuária é uma dos pilares da economia do estado do Piauí. Hoje se destacam áreas com excelente vocação natural para pecuária, especialmente as áreas de “baixões”, onde existe água em abundância, terras férteis e topografia levemente ondulada. Em Corrente, o gado é um dos motores da economia. A pecuária ganha novo impulso com a nova classificação do Piauí em relação à febre aftosa. Alguns criadores são o retrato dessa experiência bem sucedida.

O empresário moderno tem preocupação constante em oferecer a seus clientes produtos e serviços com alto índice de qualidade e bons preços. A responsabilidade social na preservação do meio ambiente, assim como os efeitos que os produtos podem causar à saúde de seus clientes, também são fatores essenciais para a competitividade empresarial. Com o gradativo crescimento da competitividade das empresas, dos produtos e fornecedores, oportunidades e ameaças vão surgindo para aquelas empresas que estão preparadas para saber aonde precisam chegar ou para aquelas que não se planejaram com o intuito de aproveitar o bom momento do agronegócio.

1. A Empresa

De acordo com informações colhidas, a Oeste Representações Agrícolas LTDA, hoje, conta por volta de 52 colaboradores, dentre eles técnicos agrícolas, veterinários, zootecnista, contadores, administradores que estão aptos para atender os cliente da melhor forma. Além da matriz que hoje está situada em Barreiras BA, existe ainda mais 3 filiais, distribuídas na região oeste baiano como: Santa Maria da Vitoria – BA e Wanderley e a outra no Sul do Piauí localizada em Corrente – PI.

Figura 1.: Logomarca da Oeste Representações Agrícolas

A Oeste Pecuária, filial IV, em que foi realizado o meu estagio, se instalou em Corrente-PI em julho de 2015 com proposito de suprir às necessidades tão promissora do sul do Piauí, no que se destaca na produção do gado de corte, buscando oferecer mais do que a venda de produtos de qualidade, oferecendo soluções especializadas para atender às demandas dos empresários rurais. Para tanto, a Oeste dispõe de uma equipe de técnicos especializados, que fazem o diagnóstico do problema, indicam o produto adequado e realizam o acompanhamento dos resultados. A Empresa possui uma linha completa de produtos para os pecuaristas.

Ao iniciar o estágio na empresa, o primeiro momento foi conhecer os demais integrantes da equipe assim como as suas respectivas funções. A Oeste Pecuária é composta por 5 funcionários:

1.1 Agrônomo – Este desenvolvia a função de vendas, RT (Responsável Técnico) da empresa, indicações de herbicidas específicos para cada cultura, aplicação, monitoramento no campo dos resultados dos produtos que ele indicava, fazer os receituários agronômico, pois venda de agrotóxicos só pode ser feita com receita. É uma exigência legal, estabelecida pela Lei Federal nº 7.802/89, e a receita deve ser expedida por engenheiros agrônomos. Ainda de acordo com essa lei, é de sua total responsabilidade os possíveis danos causados à saúde do produtor rural e ao meio ambiente caso a venda seja realizada sem receituário na sua loja agropecuária. Então todas vendas que aconteciam na loja, os técnicos já explicava os cuidados que deveriam ter com a manipulação e também da importância de utilizar o EPI (Equipamento de Proteção Individual). Pude acompanhar o agrônomo em visita técnicas nas propriedade que já eram cadastradas na loja. Antes dele traçar uma rota para realizar essas visitas, era feito um primeiro contato com o produtor ou o gerente responsável para saber se iria encontrar alguns deles na fazenda, pude perceber que essa medida foi tomada depois que algum vendedor sair aleatório para o campo e não encontrava os pecuaristas, então havia gastos com combustíveis e com as diárias com algo que não teria um retorno. Confirmando que havia alguém para receber na fazenda a saída da loja para o campo era realizada. Nessa visitas observei que muitas vezes nem fechava vendas, mais havia uma fidelidade do produtor com o agrônomo só pelo o fato da visita. Vários temas eram abordados, como o manejo que estava sendo feito com a pastagem, adubação se estava sendo realizada, o que o produtor estava planejando fazer para esse período que esta começando as chuvas e assim começava a oferecer os produtos que a loja trabalha e futuramente fechava algum pedido. Outra função que estava sobre responsabilidade dele era o controle de saídas e o saldo atual de herbicidas de acordo com a tabela 02 abaixo. Nessa contém as seguintes informações, o produto que havia sido vendido com informação do tamanho da embalagem, o estoque atual, no caso o estoque que possui na loja, nome do cliente que comprou o produto, data que a compra foi efetuada, número da nota, especificações se a venda havia sido feita para uma revenda ou propriedade, quantidade de embalagem que foi vendida, valor vendido e estoque que ficou restando.

1.2 Zootecnista – Tinha a responsabilidade de vendas, principalmente quando se tratava da nutrição e sanidade animal. Responsável por estoque, nesse período que passei na loja, fizemos todo um levantamento de produtos contido nela, puxamos um relatório do sistema para ver a quantidade que havia nele e na loja, quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com