TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Teste de Germinação

Por:   •  29/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS – AEMS

Teste de Germinação

Thaissa Julyanne Soares S. Oliveira

Graduação em Agronomia

Faculdades Integradas de Três Lagoas – FITL/AEMS

Tatiane de Oliveira Pereira e Oliveira

Docente das Faculdades Integradas de Três Lagoas – FITL/AEMS

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DO MATO GROSSO DO SUL

FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS – AEMS

Teste de Germinação

        

Trabalho apresentado a disciplina Produção e Tecnologia de Sementes, pela docente Tatiane de Oliveira Pereira e Oliveira do curso de Agronomia VIII período da Faculdade Integradas de Três Lagoas – AEMS.


  1. INTRODUÇÃO

        Germinação de sementes em teste de laboratório é a emergência e desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, demostrando sua aptidão para produzir uma planta normal sob condições favoráveis de campo.

 Objetivo:

  • Determinar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes, o qual pode ser usado para comparar a qualidade de diferentes lotes e também estimar o valor para semeadura em campo.
  • A realização deste teste em condições de campo não é geralmente satisfatória, pois, dada a variação das condições ambientais, os resultados nem sempre podem ser fielmente reproduzidos.
  • Métodos de análise em laboratório, efetuados em condições controladas, de alguns ou de todos os fatores externos, têm sido estudados e desenvolvidos de maneira a permitir uma germinação mais regular, rápida e completa das amostras de sementes de uma determinada espécie. Estas condições, consideradas ótimas, são padronizadas para que os resultados dos testes de germinação possam ser reproduzidos e comparados, dentro dos limites tolerados pela RAS.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

        O Teste de Germinação foi realizado no laboratório de solos da Instituição de Ensino e Cultura do Mato Grosso de Sul (AEMS), no munícipio de Três Lagoas/MS, dia 27 de outubro de 2017, sexta-feira, ministrado na aula da Profª Drª Tatiane de Oliveira Pereira e Oliveira, docente da disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes.

        Os materiais utilizados para este experimento foi: 50 feijões (Phaseolus Vulgaris), 9 folhas de germiteste, dividido para os 3 grupos, cada grupo realizou com 3 folhas germiteste umidecidas com água deionizada, pesadas em balança de precisão (Fig. 1).

[pic 2]

Figura 1: Pesagem em balança de precisão, 9 folhas germiteste.

O peso das folhas resultou em 64,4, este valor é multiplicado por 3 (recomendação para leguminosas), totalizando 193,2 ml de água deionizada.

  • 64,4 x 3 = 193,2 ml.

Em seguida essa quantidade foi depositada em cima das folhas (Fig, 2).

[pic 3]

Figura 2: Aplicação de 193,2ml de água deionizada

      Após dividido entre os grupos 3 folhas germiteste para a realização do Teste de Germinação, os 50 feijões foram enfileirados sobre a folha, enrolados e levados para a o BOD sob temperatura de 25°c;

  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES

        Após 5 dias, na quarta-feira dia (01/11) foi feito a primeira contagem (Fig. 3) das sementes, no qual foi observado:

  • 4 sementes emitiram parte área e radícula
  • 13 sementes não germinaram
  • 33 estão em processo de germinação

[pic 4]

Figura 3: Resultado da primeira contagem 01/11

        A segunda contagem deve ser realizada no nono dia, como está data cai no domingo, foi realizado na segunda feira dia 06/11, porém as sementes foram encontradas em estado de deteorização, com odor muito forte e apodrecidas. Entretanto o resultado do experimento se dará com base nos valores da primeira contagem. Após o término das contagens, fazer o cálculo da porcentagem de germinação para cada repetição, utilizando a seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (289.2 Kb)   docx (147.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com