TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica: A Necessidade de agroecossistemas sustentáveis frente ao cenário

Por:   •  19/5/2018  •  Resenha  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CECA

CURSO DE AGROECOLOGIA

       

JANUSIA MARIA SANTOS DA SILVA CABRAL

         

Resenha Crítica:

A necessidade de agroecossistemas sustentáveis frente ao cenário

Social e ambiental na atualidade

Rio Largo – AL

Abril de 2018

JANUSIA MARIA SANTOS DA SILVA CABRAL

         

Resenha Crítica:

A necessidade de agroecossistemas sustentáveis frente ao cenário

social e ambiental na atualidade

[pic 3]

            Prof. Patrícia Medeiros

Rio Largo – AL

Abril 2018

Resenha Crítica

VARGAS, D. L.; HILLIG, C.; NETTO, T. A.; A necessidade de agroecossistemas sustentáveis frente ao cenário social e ambiental na atualidade. Monografias Ambientais - REMOA/UFSM. Vargas et. al., v(11), nº 10 pag. 2260-2269 out-dez de 2012.

Os autores neste artigo têm por objetivo expor o cenário da insustentabilidade social e ambiental, com as questões de mudança em relação ao consumo e ao modo de vida da sociedade. Tendo como cenário as questões agrícolas brasileiras, bem como apresenta ciências agroecológicas e suas práticas como uma alternativa a sustentabilidade através do manejo sustentável dos agroecossistemas.

A sociedade atual explora os recursos naturais para produzir alimentos (sistemas agrícolas) e bens materiais de consumo, sem se preocupar com o poder de regeneração dos mesmos, os quais não se mantêm ou não se regeneram na mesma proporção em que são retirados ou extraídos do sistema. Se o crescimento dos números do agronegócio brasileiro é expressivo para a economia do país, também são expressivos os números da exclusão social das camadas mais pobres e da perda de espécies nativas dos vários biomas brasileiros (BENAYON, 2008).

Segundo os autores, a degradação ambiental também tem ocasionado perda de produtividade das culturas, salinização, desertificação e erosão do solo, poluição, a perda de biodiversidade, as degenerações genéticas, a desnutrição, ao desequilíbrio alimentar, a desigualdade social, dentre outras tantas.

A ciência agroecológica adota uma perspectiva ecológica nos processos de produção, onde a forma de produção é entendida como uma questão complexa que envolve vários fatores. Dentre estes, destaca-se a importância da produção agrícola com a preservação da biodiversidade de espécies, onde as interações entre pessoas, cultivos, solos e animais é fundamental para que se obtenha o equilíbrio do sistema.

De acordo com os autores, a prática agrícola com base ecológica contribui para o restabelecimento do balanço energético de determinado sistema, através do manejo sustentável dos sistemas de produção e da preservação da biodiversidade natural. Além das interações entre os diversos componentes bióticos do agroecossistema que vão contribuir de forma positiva para o controle biológico de pragas, reciclagem de nutrientes, conservação da água, conservação e/ou regeneração do solo, além do aumento da produtividade agrícola de forma sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (98.7 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com