TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do artigo: Caminhos para aproximar a formação de profissionais de saúde das necessidades da Atenção Básica.

Por:   •  1/4/2016  •  Seminário  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Práticas Educativas em Saúde – Paula Buck

Resenha do artigo:

Caminhos para aproximar a formação de profissionais de saúde das necessidades da Atenção Básica.

Aluna: Letícia Pereira da Silva dos Santos Ribeiro

RA: C9886E0

1°Semestre Enfermagem - Noturno

Campinas - 2016

        

        Desde os princípios das necessidades do atendimento e cuidado das pessoas adoentadas, é notável o descaso com a formação especializada, onde somente a vontade de atuar nesta área era suficiente. Porém, com o decorrer do tempo após várias revoluções e melhoramentos na área da saúde, o conhecimento cientifico e as formações especializadas tornaram-se indispensáveis para exercer funções neste setor.

        Atualmente enfrenta-se o desafio de conciliar o conhecimento teórico com a prática, isto impacta em diversos fatores fazendo com que o graduado seja introduzido sem a vivência que é imprescindível, pois ela que ajuda no atendimento e comunicação com paciente de forma adequada, a maneira de se posicionar como líder de setor e até mesmo gerenciar esta equipe, entre outras coisas.

        É notória a necessidade de modificar as grades curriculares das graduações na área da saúde, ou oferecer cursos extracurriculares, deste modo produzindo mais conhecimento prático e abrangente. E a partir desta carência nos cursos, o Ministério da Saúde esta desenvolvendo maneiras de implantar mudanças.

        A partir das necessidades, as medidas de melhoramento vendo sendo aplicadas. Foi o que ocorreu no ano de 2015 onde o curso de medicina passou de 6 anos para 8 anos, deste modo não somente ampliando a carga horária, mas tornando obrigatório alem dos estágios a atuação do profissional no Sistema Único de Saúde (SUS) durante 2 anos.

        A perspectiva é a continuação das modificações necessárias sempre visando à qualidade e humanização do trabalho exercido pelo profissional, além do mesmo ser capaz de fazer promoção a saúde e prevenção de doenças.

        

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (84.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com