TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo artigo de silvicultura

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  586 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo

Os reflorestamentos em extensas áreas vem acarretando a substituição das reservas nativas, pela introdução de essências exóticas da silvicultura.

O Estado do Paraná está implantando novas florestas, pois é um estado madeireiro e suas reservas estão esgotadas, e por esse motivo, começou o estudo para fazer mudas de uma cultura cujo crescimento é rápido, no caso Pinus taeda, L e Pinus elliotti, Engelmann

O trabalho tem o objetivo de contribuir ao estudo dos padrões de qualidade de mudas da espécie, tendo-se em vista o índice de pagamento e desenvolvimento inicial das mudas. Fornecer as iniciais informações sobre os padrões de qualidade de mudas, de caráter regional, aos organismos encarregados do seu comercio e fiscalização.

Para a classificação das mudas, o que influencia são os fatores: idade e diâmetro. O fator idade, nas mudas mais velhas (11 meses) apresentaram melhores resultados que as mais novas (8 meses). Em relação ao diâmetro, as maiores dimensões (superiores a 3,7mm) apresentaram melhores índices de sobrevivência e crescimento em altura que as de menores diâmetros (inferiores a 3,7mm). Em relação a idade menor (8 meses), as duas classes de diâmetros (superior a 2,3mm e inferior a 2,3mm) apresentaram homogêneos efeitos no crescimento em altura das mudas, o que nos leva a concluir que dimensões de diâmetro de colo superior de 3,7mm e idade 11 meses apresentaram melhores resultados em sobrevivência e crescimento em altura que as mudas de diâmetros superiores a 2,3 mm e idade de 8 meses.

As combinações de todos os fatores, tais como, climáticos, topográficos e edáficos, com toda a amplitude de cada um deles, assim como a introdução técnica, podem exercer acentuada influencia na produtividade. Como as variações são regionais, cada região apresenta suas próprias peculiaridades e os resultados das pesquisas apenas apresentam maior validade onde as mesmas foram desenvolvidas.

Os critérios para uma boa qualidade de muda são: melhor índice de sobrevivência no plantio e maior taxa de incremento médio anual. Assim, a produção de mudas assumem características importantes, sendo que as técnicas de produção de mudas num viveiro necessitam ser sempre melhoradas, tendo em vista os custos de produção, o qual só é conseguido por meio de pesquisas.

Com isso, conclui-se que a altura das mudas não apresenta importância, nas condições do experimento, e que os outros fatores sempre devem ser levados em consideração em relação a classificação morfológica de mudas.

Em relação a economia, o diâmetro de colo necessita atingir uma dimensão superior a 3,7 mm e a idade, cerca de 11 meses, para proporcionar mudas mais vigorosas e hastes mais resistentes.

É evidente que todos os aspectos técnicos devem andar em estreita harmonia com o econômico, assim, ocorre uma boa produção de mudas desejadas e com um valor acessível para que haja o reflorestamento desejado pelo Estado do Paraná.

Artigo pesquisado:

http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs-2.2.4/index.php/floresta/article/view/5828/4261

DETERMINAÇÃO DO PADRÃO DE QUALIDADE DE MUDAS DE Pinus taeda L. PARA PLANTIO DEFINITIVO.

Revista  Floresta – v.8, n 1

Marília César Grecco – Agronomia- FIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com