TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO ARTIGO: VALORES DE TENSÃO NA DETERMINAÇÃO DA CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA DE SOLOS DO CERRADO

Por:   •  23/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE AREA 1 | WYDEN

Rodrigo Souza de Santana

RESUMO DO ARTIGO:

VALORES DE TENSÃO NA DETERMINAÇÃO DA CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA DE SOLOS DO CERRADO

SALVADOR - BA

2018


Resumo do Artigo: Valores de tensão na determinação da curva de retenção de água de solos do Cerrado

Para efetuar o estudo das relações solo-agua é necessário determinar a curva de retenção de agua do solo por meios técnicos de laboratório, como a câmara de pressão e da centrifuga, são selecionados pontos e traçadas as curvas para representar a característica de retenção da agua do solo. Na seleção dos pontos não existe critério padronizado, sendo comum o uso de seis a oito pontos, más é fundamental o estudo que leve a definição do número mínimo e a melhor combinação de pontos.

Foram coletadas amostras de solos do bioma Cerrado em cinco pontos amostrais na área experimental da Embrapa Cerrados, no distrito federal. Em cada ponto amostral, foi coletado quatro amostras indeformadas da camada de 15 a 20 cm, utilizando cilindros metálicos de 5,1 cm de altura e 100 cm^3 de volume. As amostras foram levadas para o laboratório e saturadas por 72 horas. Em seguida, cada conjunto de amostras foi submetido ao processo de centrifugação para obtenção da curva média de retenção de cada local, aplicando-se 15 valores de tensões diferentes, utilizando o período de 2 horas de centrifugação. A partir desses 15 pontos, foram obtidas 385 curvas para cada solo divididos em seis, sete, oito e nove pontos, para serem comparadas com as curvas de referências.

Um modelo de probabilidade foi criado servindo como instrumento para escolha das melhores combinações de pontos de tenção, esse modelo foi dado a partir da análise da distribuição estatística da soma dos quadrados dos erros padronizados, entre as curvas geradas e as curvas de referência. A combinação definida pelos oito valores de tenção de 1, 3, 6,10,35,84,611 e 1.515 KPA é a recomendada para o levantamento das curvas de retenção de agua de solos do Cerrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com