TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DO TAMBORIL (Enterolobium contortisiliquum) POR MEIO DE DIFERENTES TRATAMENTOS

Por:   •  8/12/2015  •  Artigo  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 8

SUPERAÇÃO DA DORMÊNCIA DO TAMBORIL (Enterolobium contortisiliquum) POR MEIO DE DIFERENTES TRATAMENTOS

Darlan de Jesus Marcelino¹, Luis Roberto Brito dos Santos¹, Kisley Alves da Silva¹, Mariana Santana de Jesus¹, Joseane Gomes¹, Elis Poliana da Silva Gomes¹, Maria Herbênia Lima Cruz Santos².

¹ Discente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia-DCHT/Campus XXII- E-mail- darlankaimbe2@hotmail.com

² Docente do curso de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia- DTCS/Campus III/Professora colaboradora no DCHT/Campus XXII

RESUMO - A espécie Enterolobium contortisiliquum é nativa da caatinga e de grande importância para este bioma, sendo assim, realizou um experimento com o objetivo de observar os métodos mais eficientes para superação da dormência desta espécie. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, constando de quatro tratamentos e quatro repetições, com um total de 80 (oitenta) sementes por tratamento. As sementes foram submetidas a quatro tratamentos, sendo: T1 a testemunha; T2, escarificação mecânica; T3 escarificação mecânica + imersão em HO e; T4, imersão em ácido sulfúrico. As características avaliadas foram à porcentagem e o tempo médio de emergência. Foi observado que os melhores resultados de emergência foram dos tratamentos com escarificação mecânica e escarificação mecânica + imersão em HO. O tratamento com imersão em ácido sulfúrico também apresentou bom resultado. Já a testemunha, não apresentou quantidade de emergência significativa. Os resultados obtidos neste trabalho permitem indicar escarificação mecânica e escarificação mecânica + imersão em HO como uma solução viável, simples e econômica para a quebra de dormência do tamboril.

Palavras-Chave: Caatinga, dormência e tamboril.

OVERCOMING THE ANGLER 'S DORMANCY ( Enterolobium contortisiliquum) FOR DIFFERENT MEANS OF TREATMENT

ABSTRACT - The Enterolobium contortisiliquum species is native to the Caatinga and of great importance to this biome, therefore, we conducted an experiment in order to observe the most efficient methods to overcome dormancy of this species. The experimental design was completely randomized, consisting of four treatments and four replicates, with a total of 80 (eighty) seeds per treatment. The seeds were submitted to four treatments: T1 to witness; T2, mechanical scarification; T3 mechanical scarification + immersion in HO and; T4, immersion in sulfuric acid. The characteristics evaluated were the percentage and the average time of emergency. It was observed that the best results were Emergency chiseling of treatments and mechanical scarification + soaking in HO. Treatment with immersion in sulfuric acid also showed good results. Since the witness did not show significant amount of emergency. The results of this study allow to indicate mechanical scarification and mechanical scarification + immersion in HO as a viable, simple and economical solution for monkfish dormancy breaking.

Keywords : Caatinga , numbness and monkfish .

INTRODUÇÃO

O tamboril (Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong), pertence a família Leguminosae-Mimosoideae. É uma espécie encontrada no Pará, Maranhão e Piauí até o Mato Grosso do Sul, em florestas pluviais e semidecídua, sendo particularmente frequente na floresta latifoliada da bacia do Paraná. É uma árvore que pode atingir de 10 a 35 m de altura formando uma copa de até 35 metros de largura quando plantada isolada das outras espécies. A madeira e as raízes, longas e grossas, são usadas para confecção de jangadas e os frutos possuem saponina sendo utilizados como sabão. As sementes contêm enterolobina, proteína utilizada no controle biológico de coleópteros. Em relação à colheita e armazenamento das sementes, como não ocorre abertura dos frutos, os mesmos devem ser coletados no chão ou na planta matriz para extração das sementes com o auxílio de um martelo. As sementes são resistentes e apresentam alta viabilidade podendo ser armazenadas por longos períodos de tempo em local com baixa temperatura e baixa umidade (Segundo informações da professora Herbênia, professor Adailson e de vários professores, todo texto de introdução tem que ser citado e referenciado, nas normas da ABNT)

 As sementes desta espécie apresentam elevado grau de dormência, onde não germinam mesmo quando colocadas em condições ambientais aparentemente favoráveis, pois apresentam alguma restrição interna ou sistêmica que impedem o desenvolvimento do embrião, sendo necessário fazer a superação da dormência, por meio de métodos físicos e químicos, Adrielle et al., (2012).

De acordo com José et al., (2005), a crescente preocupação em nível mundial com a qualidade ambiental influencia diretamente a procura por serviços e produtos ambientais, dentre os quais a produção de mudas de espécies nativas, com finalidade de recuperação de áreas degradadas. Desta forma, algumas medidas que podem permitir a recuperação deste bioma, são: criação de áreas protegidas (unidades de conservação), promoção de práticas conservacionistas de manejo das florestas e do solo, ações de reestruturação do ambiente afetado, produção de mudas nativas para o reflorestamento de áreas desmatadas para a recomposição da vegetação e a reintrodução da fauna nativa.

 O tamboril é umas das espécies nativas da caatinga usada em programas de reflorestamento, através da produção de mudas, onde a planta apresenta um rápido desenvolvimento sendo recomendado o plantio na primeira fase da recuperação de áreas degradadas, porém deve-se ter cuidado na implantação de sistemas agrossilvipastoris, pois a ingestão das folhas e frutos pode provocar aborto nos animais. (Segundo informações da professora Herbênia, professor Adailson e de vários professores, todo texto de introdução tem que ser citado e referenciado, nas normas da ABNT)

O conhecimento sobre a produção de mudas de espécies nativas da caatinga ainda é incipiente e escasso e esse conhecimento é de fundamental importância para a recuperação de áreas degradadas no bioma. Dessa forma, foi realizada uma atividade pratica no viveiro de mudas do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias com o objetivo de analisar quais os tratamentos mais eficientes para a superação da dormência em sementes de tamboril.

METODOLOGIA

O experimento foi conduzido no viveiro de mudas do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – Campus XXII, Euclides da Cunha BA. A espécie estudada foi o tamboril. Os frutos maduros de tamboril foram coletados em arvores matrizes na comunidade de Jatobá dos Tavares na zona rural da cidade de Cícero Dantas, Bahia, em maio de 2015. Após a coleta, as sementes foram retiradas dos frutos manualmente, beneficiadas pelos estudantes em suas residências, em seguida eles realizaram o tratamento pré-germinativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (303.3 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com