TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Silvicultura - Estudo Dirigido

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 4

Sistemas e Práticas Silviculturais

Prof. Paulo Ernane – 2/2014        

Estudo Dirigido  - Entrega até 5/12

Nome: Fernanda Oliveira Pinto                                     Matr.10/0101089

1 – Em uma Floresta Ombrófila Densa com 5000 ha encontrou-se uma distribuição diamétrica regular. O inventário florestal revelou que o número de indivíduos com DAP acima de 55 cm é satisfatório, permitindo um manejo florestal. Qual(is) o(s) Sistema(s) Silvicultural (is) você indicaria para ser aplicado? Justifique sua resposta. Como você dividiria essa floresta para atender um período de rotação de 30 anos?

        Primeiramente um desbaste sistemático, utilizando o limite de diâmetro, até 55 cm de diâmetro seriam retiradas. Desse modo, as árvores com características inferiores seriam removidas, aumentando assim a produtividade média na rotação anual e a qualidade genética para as rotações subseqüentes. Com o uso do desbaste é reduzida a competição por luz, umidade e nutrientes pelas plantas, melhorando assim as condições de sobrevivência e crescimento das árvores.

        Utilizaria o método malaio uniforme, que consiste em: no ano zero fazer um inventário comercial de pré-derrubada, após a derrubada cortar os cipós, aos 5 anos fazer amostragem de ¼ de cadeia e uso de tratamentos silviculturais de acordo com os resultados do inventário. Aos 10 anos fazer inventário de ½ cadeia para checar os tratamentos silviculturais. E a cada 10 ou 15 anos utilizar o sistema de monitoramento, amostrando ½ cadeia para determinar o tratamento correto.

2 - Em uma Floresta Ombrófila Densa com 5000 ha encontrou-se uma distribuição diamétrica irregular. O inventário florestal revelou que o número de indivíduos com DAP elevado não é suficiente para a execução de um sistema silvicultural que seja voltado a produção sustentada. Qual(is) o(s) Sistema(s) Silvicultural (is) você indicaria para ser aplicado? Justifique sua resposta.

        Indicaria o Sistema de Desbaste pelo Baixo, que consiste em eliminar a maior parte das árvores da classe dominada e subdominada, isto é, aquelas cujas copas se encontram nos níveis inferiores. Depois do desbaste pelo baixo restam no povoamento árvores da classe dominante e codominante, desse modo as árvores tem mais condições de crescer, pois diminui a competição por luz, umidade e nutrientes pelas plantas.

 

3 – Em uma área de cerrado localizada a 150 km DF, com área 2000 ha, pretende-se implantar um povoamento de eucalipto voltado a produção de madeira para carvão. Qual ou quais espécie(s) você indicaria? Descreva detalhadamente todas as operações necessárias para a implantação do maciço florestal.

        A indicação seria de Eucaliptus grandis e Eucaliptus urophylla Para a implantação do maciço florestal, são necessários os passos abaixo:

MAPEAMENTO DA ÁREA

O mapeamento das unidades florestais é a primeira fase para a implantação da floresta, nessa etapa fica determinado o uso e ocupação do solo presente e futuro, dando ênfase para proteção dos recursos ambientais, seguindo como princípios as leis ambientais nacionais e os indicadores do processo de certificação FSC®.

ESCOLHA DA ESPÉCIE

Para a escolha das espécies e origem das sementes são utilizados dados levantados durante as etapas de zoneamento e monitoramento das unidades florestais, tais como: tipo de solo, profundidade de solo, declividade, índice pluviométrico e temperatura média anual.        

O gênero da espécie Eucalyptus é utilizado devido a estudos feitos e assim já são conhecidos seu potencial e aproveitamento madeireiro. As espécies utilizadas são: Eucalyptus grandis e Eucalyptus urophylla.

PLANEJAMENTO DAS ESTRADAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com