TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trigonometria

Por:   •  19/5/2016  •  Artigo  •  3.073 Palavras (13 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE MATEMÁTICA

MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

PROFMAT

SUSANA BERTOZI TAVARES DE ANDRADE

USO DO MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA TRIGONOMETRIA: ALTURAS INACESSIVEIS UMA EXPERIÊNCIA COM O TEODOLITO CASEIRO

PROJETO DE PESQUISA

CORNÉLIO PROCÓPIO

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

1.1 OBJETIVOS        

2 REFERÊNCIAL TEÓRICO        

3 METODOLOLIA        

4 CRONOGRAMA        

REFERÊNCIAS        

1 INTRODUÇÃO

Não existem documentos que datem com precisão a origem da matemática. Essa ciência, fundamental que se faz presente em diversas áreas do conhecimento e nas atividades do cotidiano.

O conhecimento matemático passa despercebido diante dos olhos de muitos estudantes que não conseguem associar a matemática com as suas atividades diárias assim constantemente quando os professores de matemática vão ensinar conteúdos novos os alunos vêm com suas perguntas clássicas do tipo “Onde vou usar isso? Porque tenho que aprender isso? Pra que serve isso?” Essas perguntas tornam-se mais frequentes quando o assunto é abstrato, ou seja, não se relaciona com a vida prática deles.

Em nossas experiências de sala de aula podemos observar que grande parte dos alunos do ensino fundamental tem dificuldade em aprender os conteúdos de matemática, de maneira especial, a trigonometria, pois julgam ser um conteúdo, abstrato e sem aplicabilidade. Sabemos, porém que esse tipo de pensamento não condiz com a realidade, uma vez que a trigonometria surgiu como uma matemática prática desde a antiguidade, quando o homem necessitou determinar distâncias que não podiam ser medidas diretamente e, com a utilização da trigonometria, esta dificuldade foi eliminada. Assim, esse ramo da matemática foi tão importante à época, bem como é nos dias atuais.

Diante dessa realidade acreditamos que os materiais didáticos que para  Lorenzato (2006, p.18) é definido como “qualquer instrumento útil ao processo de ensino e aprendizagem” possa ser uma alternativa essencial para a compreensão de situações abstratas, dando significados a tais conteúdos.

Visando facilitar o efetivo aprendizado da trigonometria será feito uma análise pedagógica com o auxílio do material didático concreto o “teodolito caseiro”. Tendo como finalidade desassociar a ideia do aluno de que a trigonometria é abstrata, estimulando o interesse dos alunos e aproximando a teoria matemática com a prática.

  1. OBJETIVOS

O principal objetivo deste trabalho é apresentar uma alternativa para o ensino da trigonometria com o material concreto manipulável “teodolito caseiro” para alunos que se encontram no 9º ano do ensino fundamental, a fim de despertar o interesse pela matemática.

Com o intuito de alcançar tal objetivo, a pesquisa foi desdobrada em objetivos específicos apresentados a seguir.

.           Refletir sobre a influência do uso de material concreto manipulável na trigonometria tornando o ensino da matemática mais atraente.

                Proporcionar aos alunos a oportunidade de determinarem alturas inacessíveis com o uso do “teodolito caseiro” despertando o interesse pelo estudo da trigonometria.

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO

O referencial teórico será dividido em quatro fases descritas abaixo:

  1. O USO DO MATERIAL CONCRETO NAS AULAS DE MATEMÁTICA

A matemática quando não compreendida passa a ser vista erroneamente e acaba sendo tachada como chata, sem graça, sem sentido para aprender. Para motivar os alunos o docente, deve buscar novas metodologias, uma alternativa é trabalhar com o material didático concreto, que são ferramentas que auxiliam o ensino da matemática conciliando a teoria com a prática de maneira mais prazerosa.

São vários os materiais didáticos concretos como por exemplo, o tangram, material dourado, blocos lógicos, ábaco dentre outros, que podem também ser confeccionados pelos alunos um exemplo seria o teodolito caseiro.

Quando os professores fazem uso em suas aulas do material didático concreto, eles proporcionam aos alunos uma aula mais dinâmica e divertida, fazendo com que os alunos participem da aula, exponham suas opiniões e interajam entre eles.

 Segundo os PCNs os recursos didáticos são de suma importância no ensino e devem ser aproveitados da melhor maneira.

                                         Os [...] Recursos didáticos como livros, vídeos, televisão, rádio, calculadora, computadores, jogos e outros materiais têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem. Contudo, eles precisam estar integrados a situações que levem ao exercício da análise e da reflexão PCNs (Brasil, 1997, p. 19).

O trabalho em sala de aula com a utilização do material concreto influência na aprendizagem dos alunos favorecendo o desenvolvimento do raciocínio lógico, compreensão e resolução de problemas matemáticos, ou seja, proporciona de forma concreta conhecimento e dessa forma muda a concepção de que a “matemática é uma matéria chata”.

Ainda dentro desta mesma linha de pensamento D’AMBROÓSIO 1996, nos diz que como educadores devemos buscar novas estratégias, para educarmos, afim de que tornemos as aulas de matemáticas mais interessantes para o estudante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (195.6 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com