TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO

Por:   •  26/4/2021  •  Monografia  •  10.548 Palavras (43 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 43

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

INSTITUTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO

uma abordagem técnico-científica

Luiz Augusto Fernandes da Silva

Orientador (a):

Olavo Cosme da Silva

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do curso.

Diamantina

2013

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO UNIVERSO: uma abordagem técnico-científica

Luiz Augusto Fernandes da Silva

Orientador (a):

Olavo Cosme da Silva

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, como parte dos requisitos exigidos para a conclusão do curso.

APROVADO em ... / ... / ...

___________________________________________
Prof.ª Dr.ª Danielle Piuzana Mucida - UFVJM
___________________________________________
Prof.ª Dr.ª Raquel Anna Sapunaru - UFVJM
___________________________________________
Prof. Dr. Olavo Cosme da Silva - UFVJM

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus por ter a oportunidade de estar concluindo este curso e de ter realizado este trabalho.

Aos meus pais, Luiz Carlos e Lailde, por serem minha base e por terem me apoiado durante toda minha vida.

À minha namorada e a todos os meus amigos, que sempre me ajudaram quando precisei, e que sempre estiveram comigo nos momentos necessários.

Ao meu orientador Olavo Cosme da Silva, por acreditar no meu potencial, por ter me dado à oportunidade de trabalharmos juntos em seu projeto e por me ajudar a desenvolver esse trabalho de conclusão de curso.

A todos os professores que, de maneira direta ou indireta, contribuíram para minha formação acadêmica e estiveram presentes quando precisei.

Enfim, a todos que fazem parte da minha vida. Obrigado.


RESUMO

SILVA, L. A. F. Teorias Sobre a Origem do Universo: Uma Abordagem Técnico-Científica. Monografia (Bacharelado em Ciência e Tecnologia). Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina. Minas Gerais.

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de explicar de uma forma menos lúdica como surgiram as principais teorias existentes sobre a origem do universo e porque a Teoria do Big Bang é a mais aceita nos dias atuais.

Descreveremos algumas teorias cosmológicas anteriores a Newton e daremos um enfoque maior à Cosmologia Newtoniana, onde o Princípio Cosmológico é comprovado. Tal princípio diz que o Universo é isotrópico e homogêneo e é o princípio que fundamenta a Teoria do Big Bang.

Por fim, apresentaremos duas teorias da atualidade que se contrapõem à Teoria do Big Bang e discutiremos os fatores que influenciam a comunidade científica a considerarem a Teoria do Big Bang como mais aceita atualmente.

Palavras-chave: Cosmologia, Big Bang, universo. 

ABSTRACT

SILVA, L. A. F. Theories About the Origin of the Universe: A Scientific Approach Technician. Monograph (Bachelorship of Science and Technology). Federal University of the Jequitinhonha and Mucuri Valleys. Diamantina. Minas Gerais.

This work was developed in order to explain in a less playful way how was emerged the main theories about the origin of the universe and why The Big Bang Theory is the most accepted nowadays.

We will describe some cosmological theories before Newton and we will give a greater focus to Newtonian Cosmology, where the Cosmological Principle is proven. This principle says that the universe is homogeneous and isotropic, beyond that is the principle that underlies The Big Bang Theory.

Finally, we will show two recent theories that opposes The Big Bang Theory and we will discuss the factors that influence the scientific community to consider The Big Bang Theory as the most accepted nowadays.

Keywords: Cosmology, The Big Bang Theory, Cosmological Principle.


LISTA DE ILUSTRAÇÕES

ILUSTRAÇÃO 1 – Os sólidos geométricos de Platão.......................................................14

ILUSTRAÇÃO 2 – O modelo geocêntrico de Ptolomeu: a Terra fixa no centro do universo e todos os outros corpos celestes girando ao seu redor.........................................16

ILUSTRAÇÃO 3 – O modelo heliocêntrico de Copérnico: O Sol como centro do sistema solar. Os planetas girando em órbitas circulares ao seu redor..............................................18

ILUSTRAÇÃO 4 – Primeira Lei de Kepler (Lei das Órbitas): Os planetas descrevem órbitas elípticas ao redor do Sol...........................................................................................19

ILUSTRAÇÃO 5 – Segunda Lei de Kepler (Lei das Áreas): Traçando uma linha reta do centro de massa de um planeta até o centro de massa do Sol, Kepler concluiu que áreas iguais são varridas em tempos iguais...................................................................................20

ILUSTRAÇÃO 6 – Terceira lei de Kepler (Lei dos Períodos): O quadrado do período de translação de um planeta é proporcional ao cubo do diâmetro deste mesmo planeta..........20

ILUSTRAÇÃO 7 – Lei da Gravitação de Newton: duas esferas de massas diferentes separadas por uma determinada distância geram forças gravitacionais de módulos iguais entre si..................................................................................................................................31

ILUSTRAÇÃO 8 – Os três modelos de universo propostos por Friedmann.............................................................................................................................36

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.8 Kb)   pdf (527.5 Kb)   docx (825.7 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com