TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1 INTRODUÇÃO O Processo De Produção Do Conhecimento Científico Apresenta Basicamente Duas Etapas. Enquanto A Primeira é O Trabalho Realizado Pelo Pesquisador Na Investigação Para A Resolução De Um Problema De Pesquisa, A Segunda Etapa, tão Impo

Por:   •  25/3/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  1.348 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÃO

O processo de produção do conhecimento científico apresenta basicamente duas etapas. Enquanto a primeira é o trabalho realizado pelo pesquisador na investigação para a resolução de um problema de pesquisa, a segunda etapa, tão importante quanto a primeira, consiste na divulgação dos resultados da investigação. Essa segunda fase inicia com a elaboração do trabalho científico.

Assim como a pesquisa científica deve seguir normas, regras e procedimentos definidos – não deixando de lado a reflexão e a criatividade para o desenvolvimento do conhecimento –, a produção escrita do trabalho deve merecer um cuidado especial em sua apresentação. A padronização na apresentação gráfica exige o estabelecimento de diretrizes para a redação de um trabalho científico.

A atividade de elaboração dos trabalhos acadêmicos estimula conhecer o valor da pesquisa e todos seus benefícios no ambiente universitário; proporciona a aquisição de habilidades específicas de leitura, análise e interpretação de textos e o conhecimento da aplicação das normas técnicas necessárias para apresentação de trabalhos acadêmicos.

Aplicar corretamente as normas no planejamento e apresentação de projetos e trabalhos científicos requer algumas exigências, das quais faz-se necessário estabelecer as diferenças entre os diversos tipos de trabalhos acadêmicos.

Assim, em relação aos tipos de trabalhos acadêmicos, podem se destacar aqueles produzidos durante o processo de aplicação das disciplinas e aqueles que se constituem do resultado final de determinado curso. Nesse manual a aplicabilidade das regras existentes refere-se apenas aos trabalhos resultantes de cursos de graduação e de pós-graduação, quais sejam: Para cursos de graduação: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e relatório de estágio Para cursos de pós-graduação nível especialização: Trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento Para cursos de pós-graduação nível mestrado: Dissertação Para cursos de pós-graduação nível doutorado: Tese.

Os trabalhos acadêmicos devem apresentar uma lógica interna; expor ideias obedecendo a uma coerência entre os tópicos abordados e, no interior destes, um encadeamento lógico de ideias. Devem abordar um objeto delimitado em tema específico de determinada área do

8

conhecimento, e são assim definidos:

TCC - Trabalho de conclusão de curso de graduação, de especialização e/ou aperfeiçoamento. O objetivo é a divulgação dos dados técnicos obtidos e analisados e registrados em caráter permanente, proporcionando a outros pesquisadores, fontes de pesquisas fiéis, capazes de nortear futuros trabalhos de pesquisa e facilitando sua recuperação nos diversos sistemas de informação utilizados. Apresenta o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com