TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ACESSIBILIDADE URBANA

Por:   •  23/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CÉSAR EVANGELISTA PAIVA SILVA

JAKELINE SOUSA E SILVA

ACESSIBILIDADE URBANA

GOIÂNIA

2018


CÉSAR EVANGELISTA PAIVA SILVA

JAKELINE SOUSA E SILVA

ACESSIBILIDADE URBANA

Trabalho com o tema “acessibilidade urbana”, com intuito de ilustrar como a sua falta contribui negativamente, a uma parte da sociedade em que se necessite da mesma.

Professor:  Marcos Vinicius

GOIÂNIA

2018



SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2. ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES 5

3. BANHEIROS PARA CADEIRANTES  6

4. PISO TATIL, ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS 7

5. FALTA DE ACESSIBILIDADE EM ESTACIONAMENTOS8 

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9

  1.  INTRODUÇÃO

Neste presente trabalho iremos discorrer sobre as dificuldade geradas pela falta de acessibilidade no setor alto da gloria, Goiânia Go e sobre as suas principais consequências.

 Se diz como acessibilidade “todas as ações físicas que permitam que todos os indivíduos, tenham acesso a locais e informações “. Ainda hoje surgem diversos problemas no que se refere a acessibilidade, desde as vias de acesso à calçadas utilizadas por cadeirantes, á pisos tátil utilizadas para localização aos deficientes visuais.

2. ACESSIBILIDADE PARA CADEIRANTES

Quando se diz a respeito à acessibilidade dos cadeirantes, nos referimos ao acesso situados nos inicios das calçadas, faixadas de prédios, entradas de bancos, entro outros localizados na cidade.

A falta dos acessos faz com que se torne inviável a livre passagem dos mesmo, gerando além do transtorno uma sensação de incapacidade ao cadeirante, estes acessos são de responsabilidade política. No setor estudado, sendo mais preciso na rua Florianópolis do setor alto da gloria Goiânia Go, identificou se os mesmos nas calçadas o que se torna um ponto positivo ao setor.

Acessibilidade ao cadeirante

[pic 1]

                           Fonte: Cesar evangelista (Foto: 23/04/2018)

3. BANHEIROS PARA CADEIRANTES  

Levando se para este lado, temos várias considerações a se fazer, desde portas com tamanhos adequados, pias com altura adequada, suportes para que o mesmo consiga se apoiar e movimentar se de maneira correta, todos estes parâmetros são encontrados na ABNT

Se vê este tipo de problema logo na entrada, com as medidas das portas a medida considerada ideal de acordo com a norma ABNT e 1 metro e 20 centímetro, se encontra variadas medidas tais como 60, 70 e 80 centímetros 1 metro em interiores de apartamento.

No edifício estudado, localizado na rua Florianópolis setor alto da gloria Goiânia Go, notou se irregularidades situadas nas portas, onde identificamos as medidas de 60 centímetros nos banheiros tanto WC social, quanto a suíte, o espaço interno do mesmo deixa a desejar dificultando bastante sua utilização por cadeirantes.

Erros de acessibilidade

[pic 2]   [pic 3]

           Fonte: Cesar evangelista (Foto: 23/04/2018)

4. PISO TATIL, ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES VISUAIS

Depara se com esse tipo de problema diariamente, onde os deficientes visuais muitas vezes não encontram suporte adequado para sua locomoção, isso deve se a falta de sinalização, onde a mesma e construída através de pisos tátil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (753.6 Kb)   docx (670.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com