TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Por:   •  15/9/2022  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ENGENHARIA ELÉTRICA

CHRISTIAN STRUZIK DOS REIS

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO – RESENHA DO CAPÍTULO 9

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

APUCARANA

2022

O capítulo 9 do livro “Administração da Produção”, de Nigel Slack, Alistair Brandon-Jone e Robert Johnston, diz respeito sobre as pessoas na produção, onde examina especialmente os elementos da gestão de recursos humanos que são tradicionalmente vistos no interior da esfera da administração da produção.

Desta forma, o autor tematiza a influência das pessoas na organização, relacionando termos funcionais e interpessoais. Por mais tecnológica que uma instituição possa ser, esta necessita de recursos humanos para geri-la, desde o empregador ao empregado. Dessa forma, estes recursos têm papel fundamental na produção da empresa, assim como na comunicação com clientes e parceiros de negócios. Devido a sua importância na instituição, os recursos humanos devem ser alinhados com estratégias que maximize a produção e atenda os objetivos necessários da empresa, desenvolvendo atividades e obtendo funcionários qualificados para sua determinada função. Ao mesmo tempo, a instituição tem o papel de garantir condições de estrutura e logística que possibilitem ao empregado realizar as tarefas, e definir estratégias de motivação e crescimento do funcionário, no qual estimule ele a se desenvolver cada vez mais. É importante a valorização, já que os recursos humanos é o maior ativo de qualquer organização.

A organização da função produção é alinhada conforme a aplicação e estrutura operacional desta. Esta organização é formada, geralmente, por estruturas do tipo: forma N, formas matriciais, forma M e forma U. Alinhado a isto, tem-se a projeção e divisão das funções de trabalho, no qual existem inúmeros fatores que influenciam ao projeta-las, tais como: estudo de método, medição do trabalho, ergonomia, abordagens comportamentais, trabalho em equipe e trabalho flexível, entre outros parâmetros. Disto vêm a importância de definir as estratégias das pessoas na produção e definir sua determinada aplicação. Um fator preponderante nos recursos humanos na produção é o tempo, na medida que o objetivo é traçado em desenvolver novas atividades para satisfazer seu mercado, qualificando a produção em ganho, junto a otimização do tempo. Existem vários métodos que projetam alcançar estes objetivos, tais como: os estudos de tempos, síntese de dados elementares, sistemas de tempos e movimentos predeterminados. Esses fatores supracitados otimizam os recursos humanos em relação a sua produtividade, no qual cabem aos gerentes de produção analisar as necessidades de operação produtiva, traçando metas para alavancar sua produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com