TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ALVENARIA DE VEDAÇÃO INTERNA COM BLOCO DE GESSO

Por:   •  29/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR

UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL

CAMPUS DE POMBAL

ALVENARIA DE VEDAÇÃO INTERNA COM BLOCO DE GESSO

ATIVIDADE AVALIATIVA – 3º ESTÁGIO

Disciplina:

Professora:

Dezembro, 2020.

  1. Definição
  1.  Alvenaria de Vedação

Segundo Escola da Engenharia (2019), alvenaria de vedação é o tipo de alvenaria que não é dimensionada para suportar cargas verticais, somente o seu próprio peso. Esta alvenaria é o método mais utilizado em residências e edifício no Brasil para separar e vedar ambientes.

Ainda segundo Escola da Engenharia, as alvenarias de vedação podem ser divididas em dois tipos:

  1. Interna: tem como objetivo separar os ambientes internos de uma determinada edificação;
  2. Externa: deverá apresentar resistências capazes de suportar umidade, movimentos térmicos, pressão do vento, e etc, por estar sempre exposta.

  1.  Alvenaria Interna com Blocos de Gesso

Tradicionalmente, são utilizados, para vedação interna, blocos cerâmicos e/ou de concreto para a vedação vertical de edifícios. Entretanto, existe na atualidade uma movimentação de substituir estes tipos de blocos por blocos de gesso.

Este fator se dá com base no comportamento estrutural, visto que as alvenarias em blocos de gesso mostram resistências e rigidez superior que as construídas com blocos argamassados, correspondendo a um melhor comportamento no travamento das movimentações horizontais da estrutura.

Os especialistas apontam que a vedação com blocos de gesso tornou-se uma alternativa na construção das vedações verticais, principalmente pelas vantagens empregadas pelos fabricantes, como um menor tempo de execução, maior área útil, possibilidade de instalação sobre o piso definitivo, flexibilidade de layout, paredes mais leves, menor sobrecarga na estrutura, precisão dimensional e melhor conforto termo acústico.

  1. Aplicações dos blocos de gesso

Os blocos de gesso basicamente servem para levantar paredes, seja com finalidade estrutural e/ou de fechamento.

A utilização de alvenaria em blocos de gesso em substituição as tradicionais alvenarias em blocos cerâmicos ou de concreto se constitui em uma alternativa viável na vedação vertical de casas/edifícios. Do ponto de vista do comportamento estrutural, as vedações em alvenaria em blocos de gesso mostram resistência e rigidez superior que as construídas com blocos cerâmicos argamassados, correspondendo a um melhor comportamento no travamento as movimentações horizontais da estrutura. Contudo, sua execução requer um controle de acordo com a norma técnica (Revista Analytica,2018).

Além disso, o gesso pode ter inúmeras aplicações diferentes, podendo ser utilizado como: revestimento (de paredes, tetos e outras superfícies); divisórias (para separar ambientes); forros; decoração, como os revestimentos 3D e outras tantas formas, além de também serem utilizados na fabricação de móveis.

  1. Vantagens e desvantagens de utilizar o bloco de gesso na Alvenaria de vedação interna
  1.  Vantagens

Quanto as vantagens significativas, quando comparadas à construção de divisórias em alvenaria de blocos cerâmicos e/ou de concreto, podemos destacar de três ordens: técnica, econômicas e ambiental.

As vantagens de ordem técnica, se destacam: a) apresentam maior resistência mecânica; b) podem ser aplicados sobre piso acabado sem precisar escarear; c) podem ser removíveis facilmente sem deixar marcas; d) apresentam maior isolamento térmico e acústico por unidade de espessura; e) protegem contra incêndio (incombustível); f) conduzem um menor peso nos elementos estruturais e g) oferecem maior racionalização nas etapas de construção.

As de ordem econômicas, se destacam: a) maior produtividade e menor custo global das vedações; b) maior área interna dos cômodos; e c) menor utilização de área de canteiro na construção.

As de ordem ambiental, se destacam: a) menor quantidade de Energia Incorporada na produção e na aplicação dos constituintes por unidade de área; b) menor degradação ambiental por unidade de volume e de produção dos materiais e componentes constituintes; c) menor energia (KW/h) utilizada nas etapas de transporte e produção dos materiais constituintes; d) menor quantidade de água utilizada na produção das vedações internas; e e) o gesso contribui para a sustentabilidade, produzindo menos resíduo e desperdício de material.

  1.  Desvantagens

Quanto às desvantagens que os blocos de gesso podem impor ao utilizá-los, podemos citar algumas:

a) baixa resistência à água e umidade. O gesso é um material pouco resistente à ação da água e, por isso, deve-se ter cuidado ao determinar o local onde será aplicado, não sendo indicado aplicar em áreas externas e banheiros. Porém, para esse tipo de situação existe o bloco hidrofugado (bloco de gesso azul) indicado para áreas molhadas, molháveis e também secas.

b) provoca corrosão no aço (por essa razão acessórios de aço deverão ser revestidos com pinturas anti-corrosivas);  

  1. Aspectos Comparativos

Neste item, realizaremos uma análise sobre os aspectos comparativos entre a utilização de blocos cerâmicos e blocos de gesso na vedação de alvenaria interna, analisando o comportamento compressivo, produtivo e econômico entre estes tipos de vedações.

Esta análise será realizada com base nos ensaios construção de paredes de dimensões 0,6 m por 1,2 m, realizados por Sobrinho et al (2011).

  1.  Comportamento Compressivo

Segundo Sobrinho et al (2011), as alvenarias de blocos em gesso são mais leves que as alvenarias de blocos cerâmicos. A primeira, pesa entre 0,6 a 1,0 kN/m², enquanto a segunda varia entre 1,2 a 1,8 kN/m². Assim, elas contribuem para diminuição das cargas permanentes nas lajes e vigas, bem como reduzem as flechas imediatas e a deformação das lajes de concreto.

Sobrinho et al (2011) analisou a resistência a compressão e módulo de deformação, cujas características estão apresentadas na Figura X.

Figura X – Resultados do comportamento compressivo dos ensaios das paredes.

[pic 2]

Fonte: Sobrinho, et al., 2011.

Analisando os resultados, percebe-se que a alvenaria em blocos de gesso apresenta rigidez 75% maior que a alvenaria de blocos cerâmicos de 10 cm, e 40% maior que a de 13 cm. Entretanto, apresentam o dobro da resistência a ruptura, contribuindo para o comportamento global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com