TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNAS EM GESSO ACARTONADO

Por:   •  19/8/2019  •  Artigo  •  3.490 Palavras (14 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 14

VEDAÇÕES VERTICAIS INTERNAS EM GESSO ACARTONADO

Deusdete Rodrigues Soares1

Julliany Carolina Almeida Nunes2

Luiz Décio de Araújo Filho3

Luiz Galindo de Sousa4

Maria Zuila Cysneiros de Miranda5

RESUMO

A tecnologia da construção a seco começou no início do século passado nos Estados Unidos, porém só na década de 70 foi desembarcar no Brasil, com o crescimento significativo de suas práticas na década de 90. Esta tecnologia construtiva, consiste em um sistema de vedações composto por painéis de gesso fixos em estruturas de metal. O objetivo da presente pesquisa é discutir as vantagens e desvantagens da utilização do gesso acartonado na construção civil Brasileira, um breve relato do seu processo de fabricação, execução e montagem.

Palavras-Chave: Gesso Acartonado. Vedação. Construção Civil.

ABSTRACT

The dry building technology began early last century in the United States, but only in the 70s it arrived at Brazil, and it had a significant growth of their practices in the 90s. This constructive technology consists of a compound sealing system by fixed gypsum boards on metal structures. The aim of this research is to discuss the advantages and disadvantages of the use of cardboard plaster in the Brazilian civil construction, as well as their manufacturing processes, execution and assembly.

Keywords: Cardboard Plaster. Seal. Civil Construction.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento da tecnologia na construção civil, assim como em outras áreas, vem apresentando cada vez mais um acelerado processo de renovação tecnológica, sempre objetivando o aperfeiçoamento de um material, processo, ou meios de utilização, desta forma a evolução no setor de construção é constante. Atualmente, diversas empresas construtoras buscam nas inovações a melhoria qualitativa e também produtiva (PESSANHA et al 2002).

Com o passar dos anos diversas alternativas foram sugeridas para a vedação vertical composta pela tradicional alvenaria, com o foco em diminuir custos e resíduos, objetivando evitar o desperdício de materiais.

Segundo Sabbatini (1998), dentre as alternativas, estão os métodos de construção a seco de vedações verticais leves de compartimentação e separação, classificadas como divisórias internas, e constituídas por uma estrutura suporte e reticulada e fechamento em chapas.

No Brasil a técnica chegou há mais de 30 anos com a necessidade de algumas adaptações, por isso foi necessária a criação de normas que pudessem fazer do sistema tão confiável quanto às alvenarias. É muito forte a cultura para esse tipo de sistema não só na América como também na Europa, sendo que o Brasil ainda não apresenta resultados tão significativos, ficando atrás do Chile e Argentina (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO DRYWALL, 2013). Neste trabalho, o objetivo, é discutir as vantagens e desvantagens da utilização do gesso acartonado na construção civil Brasileira, assim como um breve relato do seu processo de fabricação e montagem.

BREVE HISTÓRICO DO GESSO ACARTONADO

Em 1894, nos Estados Unidos, Augustine Sackett juntou 4 camadas de gesso molhado dentro de quatro folhas de papel, lã e camurça, as folhas mediam 91cm x 91cm por 3cm de espessura com bordas sem acabamento, e eram vendidas como pequenas telhas à prova de fogo, conhecida a princípio como placas Sackett. Esta primeira versão foi aprimorada em 1910 pela empresa Gypsum, que inseriu bordas encapadas e substituía as duas camadas de papel camurça anteriores pelo suporte do papel acartonado, dando o nome de “Gypsum Board" (Placa de Gesso).

A "Chapa Drywall" ou “Chapa Parede Seca” (como ficou conhecida nessa época) foi amplamente utilizada na 1ª guerra mundial, principalmente por sua grande resistência ao fogo, mantendo seu layout e pouco evoluindo até meados da segunda guerra. A partir daí então, em menos de uma década, o Drywall adquiriu a forma que conhecemos hoje, que consiste em uma única camada comprimida e prensada entre duas folhas de papel pesado.

Entretanto, foi em 1945 que suas vantagens passaram a ser notadas em relação a outros tipos de construção e acabamentos. A escassez da mão de obra durante a guerra e o pós-guerra foi decisiva para alçar o Drywall como opção econômica e rápida em detrimento das técnicas tradicionais. O Drywall então, passa a ser o material dominante nos EUA. Empreiteiros, sabendo que poderiam construir casas e locais de trabalho em um décimo do tempo e com bem menos trabalho que anteriormente, abandonam de vez o gesso, cimento e alvenaria para dar preferência ao novo material, elevando seus lucros vertiginosamente.

Apesar de estar presente desde 1974 no Brasil, foi nos meados da década de 90, como a instalação no pais da BPB Placo, Knauf e Lafarge Gypsum, grandes fabricantes mundiais com sede na Europa, que o gesso acartonado começa a ganhar expressiva importância, sendo adotado prontamente como uma solução arquitetônica rápida limpa e barata para empresas, escritórios, shopping centers e hospitais. Desta forma vemos que aos poucos se repete, a tendência observada há mais de um século nos Estados Unidos e há mais de 70 anos na Europa.

VEDAÇÕES INTERNAS EM GESSO ACARTONADO

Desde as primeiras construções, o homem utiliza vedações verticais para proteção contra intempéries, animais e inimigos. (BERNARDI, 2014). Com o passar do tempo os métodos de construção de vedações verticais foram aprimorados com a utilização de materiais que concedem melhor desempenho estrutural, térmico e acústico. Vedação vertical, pode ser entendida como sendo o “subsistema do edifício constituído por elementos que compartimentam, definem os ambientes internos e fornecem proteção lateral e controle contra a ação de agentes indesejáveis” (SABBATINI; FRANCO, 1997).

O uso das chapas de gesso acartonado está em constante crescimento, tanto devido a oferta de o produto ser maior a cada ano e com isso diminuindo o custo, como também pelas vantagens e diversificação, por exemplo: placas padrão, placas resistentes ao fogo ou a umidade, entre outras.

O termo “Drywall”, que em português significa “parede seca”, define bem o principal diferencial do método. Opostamente à tradicional vedação de alvenaria, o drywall é um sistema de vedação vertical utilizado em ambientes internos que não faz uso de água ou compostos com água no processo executivo. É uma forma de montagem na qual chapas de gesso acartonado são fixadas em perfis leves de aço galvanizado. (PLACO, 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.2 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com