TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE CRÍTICA DE ARTIGO CIENTÍFICO

Por:   •  23/4/2022  •  Artigo  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE CRÍTICA DE ARTIGO CIENTÍFICO

Artigo: QUEIROZ, Neucy Teixeira. Construções sustentáveis na Engenharia Civil e a responsabilidade socioambiental. Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (2016): 3(6): 255-263. ISSN 2359-1412

Diante da grande expansão das cidades e o aumento do número de construções, o artigo busca abordar uma temática importante em conciliar o desenvolvimento com a sustentabilidade a manutenção de condições favoráveis da urbanização consciente.

Visto que de acordo com o autor do artigo as construções tem papel fundamental no aumento do aquecimento global, seja por modificar o ambiente natural, ou pela geração de resíduos, buscar alternativas no planejamento se faz de extrema importância.

Seu principal objetivo é o de analisar a aplicação de construções sustentáveis na engenharia civil, e verificar o quanto destes projetos engloba condições socioambientais para serem feitos, tal como o plantio de arvores e a utilização consciente dos recursos hídricos.

Ao desenvolver conceitos como sustentabilidade e a construção civil, o autor concilia ambos ao definir pontos importantes para a minimização de impactos e soluções sustentáveis e economicamente viáveis.  

O tema explorado pelo autor e de extrema importância no contexto atual, visto que cada vez mais percebemos os efeitos da utilização desenfreada de recursos renováveis, e o crescimento sem planejamento das cidades e seus efeitos no clima e na degradação do meio ambiente.

Percebe se com maior clareza esses efeitos, no continente europeu, agora em 2018, seja pela falta de água, e o alto número de incêndios causados pela temperatura elevada, visto que é um continente considerado de primeiro mundo e sua taca de expansão urbana é altíssima.

Controlar e planejar é uma função essencial para a engenhara civil, e adequar a construção juntamente com a sustentabilidade é essencial para manutenção do meio ambiente.

Seria importante questões complementares para o artigo, tal Omo:

Como adequar a construção civil à questão climática, visto que estas contribuem para o aquecimento global?

Qual tipo de material poderia ser utilizado, de forma a ser mais sustentável para a urbanização?

Existem novas maneiras de controlar os resíduos gerados, e estes poderiam ser reciclados de qual forma?

A artigo em questão não se aprofunda em questões da engenharia civil para um desenvolvimento sustentável, mas traz informações teóricas importantes para que novos questionamentos possam ser realizados.

Uma abordagem mais acadêmica que englobe projetos de engenharia de forma sustentável, seria um tema interessantes a ser desenvolvido, de forma a ampliar soluções e analises efetivas  e de cunho prático, permitindo que novas idéias e maneiras de trabalhar a engenharia civil sejam aplicadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com