TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Por:   •  17/8/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.659 Palavras (7 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 7

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A Innovolt fica localizada em Chapadão do Sul, Mato Grosso do Sul, executa serviços de manutenção elétrica e mecânica em indústrias do setor agrícola na região, trabalhando com trocas de motores de partida compensadora para a utilização de mecanismos de Soft Starters, análises vibracionais de equipamentos, substituição de CLPs, Modularização de motores elétricos e instalação de sensores para automatização de processos.

A empresa tem o setor de vendas e negociações que trata direto com os responsáveis das indústrias, quando há chance de negócio a equipe visita o local para analisar a viabilidade do serviço e para demonstrar melhor o produto.     Caso o serviço seja solicitado a equipe de manutenção se desloca para região, também em alguns casos é feito a contratação de eletricistas para atender a demanda do serviço no tempo desejado.

O principal setor de atuação da Innovolt é no ramo das algodoeiras que realizam o beneficiamento da fibra, pois é a área de maior domínio da empresa, em algodoeiras oferecemos o serviço de automação da linha de admissão da pluma e nos descaroçadores, realizando o controle automático da quantidade de fibra que está dentro do processo, realizando correções automáticas que garantem a integridade do maquinário e da fibra.

Figura 1 – Setor de Descaroçadores

Fonte: Autoria própria.

Com a utilização de placas motoras integradas a um CLP conseguimos realizar a modularização dos descaroçadores, permitindo relatórios individuais, manutenção sem necessidade de interrupção no beneficiamento.         Após a implementação das placas era sempre realizada uma inspeção com a utilização de instrumentos de análise vibracional e câmeras térmicas.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1 ATIVIDADE 1: VISITAS NAS ALGODOEIRAS E USINAS        7

2.2 ATIVIDADE 2: INSTALAÇÃO DE SOFT-STARTER        8

2.3 ATIVIDADE 3: AJUSTE DE VÁLVULA DE CONTROLE        9

2.4 ATIVIDADE 4: ANÁLISE DAS SOLDAS NO TUBO DE PAREDE DE ÁGUA DA CALDEIRA..................................................................................................................10

3. CONCLUSÕES         13

  1. INTRODUÇÃO

Este relatório trata das atividades desenvolvidas durante o estágio supervisionado na Innovolt no setor de manutenção e instalação de implementos no setor industrial agrário.

Ao longo do estágio participei dos serviços de manutenção, acompanhando as atividades dos montadores, proporcionando as condições de trabalho, colhendo e confrontando informações entre produzido versus planejado.

Como estagiário atuei junto com a equipe de manutenção para definir e executar as estratégias de manutenção mais adequadas para cada situação.

Os conhecimentos obtidos durante o curso de graduação, sem dúvidas, foram essenciais para que eu fosse capaz de enfrentar e resolver os desafios levantados, utilizando principalmente, do raciocínio lógico e dos conhecimentos obtidos nas matérias de manutenção mecânica industrial, mecânica dos sólidos e eletrônica industrial.

  1. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

2.1        ATIVIDADE 1: VISITAS NAS ALGODOEIRAS E USINAS

        

        Iniciei o trabalho na Innovolt sendo designado a acompanhar o engenheiro em algumas beneficiadoras de algodão na região norte do Mato Grosso do Sul, com intuito de realizar algumas visitas para acompanhar a situação dos maquinários implementados na de 2020, para oferecer novos produtos e serviços.

        As vistorias eram feitas durante as operações das máquinas para constatar se havia alguma irregularidade no processo, essas vistorias utilizavam tanto rotinas de Checklist e inspeção visual, quanto o uso de aparelhos câmeras termográficas e medidores de vibrações, com o auxílio do engenheiro eram feitas as coletas dos dados e se possível, também poderia ser feito algumas correções.

Figura 1 – Medindo a vibração de um ventilador de resfriamento

Fonte: Autoria própria

        Com os dados das empresas coletados através da utilização do equipamento, equipamento VIBROTEST 60 da marca Brüel & Kjaer o engenheiro descarregava em seu computador e com o auxílio do software chamado de XMS ele podia identificar possíveis falhas no maquinário e executar medidas de manutenção corretiva para evitar possíveis falhas no maquinário.

        Rotinas preditivas eram realizadas em quadros com disjuntores, distribuidores de energia e no CLP, com o auxílio câmeras infravermelho, com isso era possível a identificação de possíveis falhas no sistema elétrico das instalações.

Figura 2 – Uso de câmera infravermelha em quadro de força

Fonte: Autoria própria

        As imagens foram obtidas através do uso de uma câmera infravermelha de modelo FLIR R460 durante uma rotina de inspeção em uma beneficiadora de algodão.

2.2        ATIVIDADE 2: INSTALAÇÃO DE SOFT-STARTER

        

Um dos principais serviços oferecidos pela Innovolt é a troca do mecanismo de acionamento do maquinário, fazendo a substituição de partidas compensadoras por Soft-Starters, que oferecem redução na quantidade de energia para o acionamento do maquinário e um melhor controle da corrente utilizada pelo maquinário, podendo até realizar o monitoramento da linha de produção.

Figura 3 – Soft-Starter para partida e parada de descaroçadores

Fonte: Autoria própria

O modelo de Soft-Starter utilizada nessa beneficiadora foram modelos da WEG SSW07, que são destinados a aceleração e desaceleração que protegem os motores de indução trifásico, após a instalação dos componentes era feito rotinas preditivas diárias durante 3 dias para constatação de possíveis falhas.

2.3        ATIVIDADE 3: AJUSTE DE VÁLVULA DE CONTROLE

Durante o período de estágio a demanda por serviços na área do algodão estava abaixo da esperada.     Porém uma usina sucroalcooleira da região estava com o prazo apertado na entressafra, então para suprir a demanda de serviço contrataram a Innovolt para alguns serviços de manutenção no local.  O primeiro deles foi o ajuste da válvula de controle da turbina da usina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (78.6 Kb)   docx (152.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com