TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ARGAMASSA ESTABILIZADA

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

ARGAMASSA ESTABILIZADA

MANAUS - AM

2016

HENRY TEIXEIRA ABRAHIM

ROSIVAL CABRAL DA SILVA JÚNIOR

ARGAMASSA ESTABILIZADA

[pic 1]

        

MANAUS

2016

Sumário

INTRODUÇÃO        3

1.1 TEMA        3

1.1.1        Delimitação do tema        3

1.2        PROBLEMA        4

1.3        HIPÓTESE        4

1.4        OBJETIVO        4

1.4.1 Objetivo geral        4

1.4.2 Objetivos específicos        4

1.5 JUSTIFICATIVA        4

DESENVOLVIMENTO        6

2.1 REFERENCIA TEÓRICO        6

2.2 METODOLOGIA        6

2.3 RECURSOS        6

2.4 CRONOGRAMA        6

REFERÊNCIAS        8



INTRODUÇÃO

1.1 TEMA

Argamassa estabilizada, aspectos gerais.

  1. Delimitação do tema

Este projeto visa detalhar a composição da argamassa estabilizada, bem como sua aplicabilidade e suas possíveis vantagens e desvantagens que esse tipo de produto oferece para um canteiro de obra. Compararemos esse tipo de argamassa com outros tipos de argamassa presentes em obras, como por exemplo, a preparada em obra, preparada em central, argamassa industrializada ensacada, argamassa industrializada em silo e a preparada em centrais de concreto (argamassa estabilizada), fazendo comparações tanto no âmbito técnico quanto no âmbito da parte estética que esse produto oferece.

 Grande parte do desenvolvimento do projeto será feito dentro de uma usina de concreto, utilizando todo tipo de conhecimento que será disponibilizado para nos, tal como o acesso ao laboratório e recursos matérias, abordagem direta com o engenheiro responsável pela usina. Isso nos dará uma garantia de que o projeto será feita de maneira correta. Se tratando da parte da composição do produto, nossa tarefa será facilitada, pois a usina dispõe de todos os recursos necessários para produzir a argamassa estabilizada, tais como cimento, areia, agua e aditivo. Essa argamassa será produzida dentro da própria usina, utilizando sua própria betoneira elétrica e as instalações do laboratório.

A chegada da argamassa estabilizada nas obras se da através de caminhões betoneira que saem de uma central de concreto e leva o produto ate a obra. Sua aplicação em canteiros de obra se da através de caçambas com capacidade de 1/3 de metro cubico, que são armazenados e transportados pela obra. As propriedades da argamassa estabilizada são observadas dentro da própria obra. Quando ela se encontra no estado mole/fresco verifica-se a consistência, a quantidade de ar incorporado e o tempo de trabalhabilidade, a partir do momento que a argamassa começa a endurecer, estuda-se a resistência à compressão e aderência.

Algumas vantagens que a argamassa estabilizada pode trazer para os canteiros de obra são em relação à limpeza e organização da obra, devido ao fato que o canteiro não vai precisar estocar cimento e areia, e também não será necessário o manuseio por parte do funcionário, pois a argamassa já vai chegar pronta no canteiro, só precisando aplicar de maneira correta na estrutura desejada.

Em relação às argamassas utilizadas em obras e a argamassa estabilizada, sua principal vantagem é a menor permeabilidade, uma taxa menor de exsudação e melhor homogeneidade que traz como consequência um melhor acabamento, melhorando também a parte estética da obra. As funções que a argamassa desempenha dependem de sua aplicabilidade em obra, por exemplo: um revestimento com espessura entre 30 a 40% da espessura da parede contribuem com 50% do isolamento acústico, 30% do isolamento térmico e 100% da estanqueidade em alvenaria comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com