TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATPS de Planejamento, Programação e Controle de Produção

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.331 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

Apresentação

A ATPS de Planejamento, Programação e Controle de Produção tem a finalidade de nos mostrar as vantagens do seu uso, para estudos e realizações de desafios.

Esta ATPS é importante para que possamos adquirir as competências e habilidades necessárias para atuação profissional.

Na Etapa 1 compreendemos os principais conceitos  de previsão de demanda identificando as necessidades e possíveis restrições do sistema, assim como, identificamos uma empresa e elaboramos um relatório técnico como proposto na etapa.

Vemos na Etapa 2 vemos conceitos de planejamento agregado e como implantar um plano baseado na demanda projetada.

  1. Previsão de Demanda

1.1 Previsão de Demanda

Geralmente os processos produtivos não oferecem resposta instantânea a demanda. Sabendo que as empresas não podem começar a produzir apenas depois do cliente manifestar seu interesse pelo produto, a produção precisa ser iniciada antes mesmo de se conhecer absolutamente a quantidade e variedade de produto, tendo assim que procurar algum tipo de previsão. O grau de acerto para essas previsões pode ser eleva do, desde que se utilizem técnicas adequadas e se respeite um horizonte temporal compatível.

Sempre haverá um erro na previsão e, portanto, é de extrema importância que este erro seja medido, esclarecido e avaliado. É preciso ser perfeccionista com relação às previsões, esforçando-se para que elas sejam cada vez mais de confiança.

Existem vários modelos de previsão de demanda. Há quatro grandes modelos principais utilizados pelas empresas:

  • Modelos qualitativos;
  • Modelos de decomposição de séries temporais;
  • Modelos de previsão causais;
  • Modelos de simulação de demanda.

1.2 Modelos qualitativos

Podem ser apropriados quando não existem dados históricos a serem analisados como base para a previsão, e dependem de profissionais e especialistas com larga experiência de marcado.

Predição: é muitas vezes interpretada por visão ou feeling, pois é, uma aposta no futuro, com grandes riscos e sujeita à sorte.

Opiniões de executivos: São baseadas no julgamento e opinião de um grupo de executivos de alto nível, geralmente ligados a área comercial, financeira e de produção.

1.3 Método Delphi

 Tem seu nome em homenagem ao oráculo de Delfos na Grécia, criado pela Rand Corporation, em 1948. A essência do método consiste em fazer com que as opiniões sopre determinado assunto (previsão de demanda), não sejam influenciadas pela opinião do grupo. A escolha dos membros que irão participar esta ligada a qualidade do resultado obtido ao final. As opiniões são coletadas de forma sigilosa sem que um membro saiba a opinião do outro. O resultado é enviado é enviado para os membros para que eles possam reavaliar sua opinião, e caso necessário o processo é repetido varias vezes ate obter o grau de convergência desejado das opiniões.

Opiniões da equipe de vendas: Este método consiste em solicitar diretamente à força de vendas que forneça a estimativa de vendas em cada uma das regiões de atuação. Estas estimativas são agregadas em um composto que passa a representar a previsão global de vendas.

Pesquisas de mercado: é imprescindível para a colocação de um novo produto no mercado. Ela proporcionada informações capazes de orientar as decisões, podendo envolver estudos informativos, descritivos, explanatórios ou preditivos. Esta pesquisa  de mercado é uma pesquisa preditiva para levantar intenção de compra diretamente do mercado consumidor.

Analogia com produtos similares: uma forma bastante utilizada para o lançamento de um produto é buscar dados históricos de vendas de produtos similares, quando estes existem. Neste caso deve-se atentar para o grau de similaridade  do produto de comparação.

1.4 Modelo de Decomposição de séries temporais

São amplamente utilizados e se baseiam no estuda da demanda acontecida no passado para projetar a demanda futura. São mais adequados quando já se atingiu um padrão estável de demanda e o produto se encontra em um padrão de consumo onde não sofre variações significativas de um período a outro.

Uma série temporal de demandas passadas geralmente pode apresentar quatro características:

Nível: o componente de nível pode se apresentar estacionado ou estar sofrendo alteração ao longo da série temporal que esta sendo interpretada.

Tendência: os dados históricos, representados pela demanda em cada período, podem apresentar uma tendência crescente, estabilizada ou decrescente, pode apresentar forma linear ou não linear.

Sazonalidade: representa um padrão de variação que se repete com o passar do tempo, podendo ser  interpretado e previsto. Tem um padrão repetitivo e não aleatório.

Aleatoriedade: devido a numerosos fatores, a demanda apresenta componentes aleatórios, que não podem ser previstos pelos modelos de previsão. Porém, é possível comparar o erro que existe entre o modelo de previsão construído e a demanda passada realmente ocorrida. Por meio da avaliação deste erro, é estatisticamente possível prever o erro esperado da aplicação do modelo quando é feita uma projeção para o futuro.

1.5 Modelo da média móvel simples

Ela consiste na média aritmética dos n ultimo período da demanda observada. A fórmula a seguir representa o cálculo da previsão da demanda por meio da média móvel simples.

[pic 1]

Onde: i = número de ordem de cada período mais recente

n = número de períodos utilizados para apurar a média móvel

Di = demanda ocorrida no período i

Pj = previsão de demanda para o período j

 É importante observar que, quanto maior o valor de n, maior será a influência das demandas mais antigas sobre a previsão. Por isso, n a prática, muitas vezes se realiza o cálculo da média móvel simples incluindo apenas os 3 últimos períodos.

 O modelo de previsão de demanda da média móvel simples é o mais elementar dentre os modelos de previsão quantitativos e deve ser aplicado apenas para demandas que não apresentem tendência ou sazonalidade, em outras palavras, em situações em que a demanda observada no passado apresente pouca variação em seu comportamento, não havendo crescimento ou diminuição ao longo do tempo, tampouco flutuações periódicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (173.1 Kb)   docx (760.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com