TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acelerador de Partículas

Por:   •  7/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

O que é um acelerador de partículas?

Os aceleradores de partículas são equipamentos que fornecem energia a feixes de partículas subatômicas eletricamente carregadas. Todos os aceleradores de partículas possibilitam a concentração de grande energia em pequeno volume e em posições arbitradas e controladas de forma precisa. Eles são usados para aumentar a velocidade de partículas carregadas, tais como as partículas alfa e os prótons, para que elas possam bombardear núcleos atômicos estáveis, vencendo a repulsão que há entre eles. A utilização desse tipo de equipamento é muito importante, afinal de contas vários elementos que antes não eram conhecidos puderam ser sintetizados em laboratório com o auxílio do acelerador de partículas.

LHC

O LHC maior acelerador de partículas do mundo que se localiza a 100m abaixo da terra entre a França e a Suíça, que pode ser traduzido como Grande Colisor Elétron-Pósitron. No entanto, ele é muito conhecido também como a máquina do Big Bang, pois por meio dele os cientistas querem recriar condições muito similares as que existiam logo após o Big Bang.

Sirius

Sirius é um acelerador de partículas do tipo sincrotron localizado no município de Campinas, no interior de São Paulo, Brasil. As fontes de luz sincrotron são máquinas extremamente sofisticadas que produzem radiação eletromagnética de amplo espectro e alto brilho, compreendendo o infravermelho, ultravioleta e os raios X.

Benefícios do acelerador de partículas para a engenharia

Na área de energia, a luz sincrotron permite a investigação de novos materiais para a produção de células solares, células de combustível e até mesmo baterias mais eficientes, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração de petróleo e gás natural;

2. OBJETIVO

LHC

Pensado para reproduzir a teoria do Big Bang, por meio dele os cientistas querem recriar condições muito similares as que existiam logo após o Big Bang em termos de temperatura e densidade extremas.

SIRIUS

Tem como objetivo investigar a composição e a estrutura da matéria em suas mais variadas formas, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.

3. MATERIAL UTILIZADO

• Fonte de íons: Geralmente obtida ionizando-se átomos de hidrogênio, constituídos por um próton em seu núcleo, juntamente com um nêutron e um elétron orbitando ao seu redor.

• Elétrons: por meio do aquecimento de um metal ou por uma descarga elétrica, permitindo que a energia de ligação (entre próton e elétron) seja vencida e resultando na separação dos elétrons.

• Prótons: obtidos pela ionização do hidrogênio, através do mesmo processo que e usado para obter os elétrons.

• Campo elétrico: para atrair ou repelir as partículas carregadas, produzindo uma aceleração.

• Campos magnéticos: para controlar o sentido e a direção dessas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com