TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Acne, Patologia, adolescentes e tratamento

Por:   •  15/2/2018  •  Abstract  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

      ACNE

                                            Guarulhos

                                                  2017

[pic 2]

Karollini Carvalho dos Santos

Larissa Lopes de Souza

           ACNE

Projeto Final de semestre apresentado para avaliação do curso de estética, Nível técnico do colégio Natasha Franco Vieira.

                                                                    Orientador(a): Prof Danila Lima

    Guarulhos

         2017

[pic 3]

RESUMO

A acne é uma patologia de alta prevalência, especialmente em adolescentes e adultos jovens. Ocorre em homens e mulheres, mas geralmente os homens apresentam formas mais graves da acne. Os pacientes, normalmente, são avaliados por clínico ou pediatra. Diferentes formas de tratamento são disponibilizados inicialmente, como esfoliantes ou antibióticos. A terapia depende da forma clínica da acne, sua gravidade e outras características individuais de cada pessoa.

Palavras-chaves: Acne, Patologia, adolescentes, tratamento.

INTRODUÇÃO

A acne vulgar é uma doença inflamatória da unidade pilossebácea da pele, que se inicia pela presença do cômedo, comedão ou “cravo”. Isso ocorre devido à obstrução do orifício de saída da unidade pilossebácea, com acúmulo de secreções, restos celulares e acomete até um ácaro (demodex foliculorum).

A acne ocorre especialmente em adolescentes ou adultos jovens, sendo caracterizada frequentemente como fisiológica devido à faixa etária. Envolve as principais características clínica da acne a faixa etária jovem. Estima-se que 80% da população passam pelo processo de exacerbação do sebo formando a acne em algum momento da vida.

Esta patologia acomete frequentemente na puberdade, porém pode acompanhar o indivíduo até os 30 anos de idade, especialmente no sexo feminino. O comprometimento severo ocorre no sexo masculino.

        

  1. FISIOLOGIA DA PELE

Segundo  Gerard J. Tortora (2016), a pele é o maior órgão do corpo, por isso é o mais exposto a infecções, doenças e lesões. Em razão da sua visibilidade, a pele é reflete nossas emoções e alguns aspectos da fisiologia normal, como a testa franzida em diversas situações, palidez ou suor.

Muitos fatores podem afetar tanto na aparência quanto a saúde da pele, incluindo nutrição, higiene, circulação, idade, imunidade, estado psicológico, característica genética e medicamentos. A pele é tão importante para a imagem que as pessoas gastam tempo e dinheiro para restaurá-la e deixa-la com uma aparência mais jovem.

  1. Estrutura da pele

Gerard J. Tortora (2016) dia que  pele consiste em duas partes principais (Fig.1). A parte superficial chamada epiderme composta de tecido epitelial e a camada mais espessa e profunda chamada derme composta de tecido conectivo.

[pic 4]

Figura 1 – Componentes do tegumento comum.

Abaixo da derme, mas não fazendo parte da pele, fica a tela subcutânea, chamada de hipoderme. Esta camada é formada por tecido adiposo e aureolar. As fibras se estendem a partir da derme, fixam a pele subcutânea que, por sua vez, se fixa a tecidos e órgãos subjacentes.

  1. Epiderme

De acordo com Bryan Derrickson (2016), a epiderme é composta por quatro principais células: queratinócitos, melanócitos, micrófagos intraepiteliais e células epiteliais táteis (Fig.1.2). Aproximadamente 90% das células são queratinócitos.

A camada basal é a camada mais profunda da epiderme. Apresenta intensa atividade e é responsável, junto com a camada espinhosa pela renovação constante da epiderme.

A camada espinhosa situa-se acima da camada basal e é formada por 5 a 10 camadas queratinócitos.

A camada granulosa é composta por 1 a 3 camadas achatadas de queratinócitos. Nesta camada, já se observam, outros componentes necessários para a morte programada das células e a formação da barreira superficial impermeável.

A camada Córnea é a camada mais superficial da pele. Sua espessura é variável. O estrato córneo atua como barreira para a perda de agua das camadas epidérmicas internas e para lesão proveniente do ambiente externo, como a entrada de agentes tóxicos e microrganismos.

[pic 5]                                                            Figura 1.2 – Estratos da epiderme

  1. Derme

Bryan Derrickson (2016) diz que a pele consiste em um tecido conjuntivo com quantidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O tecido conjuntivo se divide em duas camadas: uma profunda ou reticular e a outra superficial ou papilar.

A camada reticular consiste de tecido conjuntivo fibroelástico, composto de feixes colágenos. As células desta camada tem a função de regeneração e cicatrização da pele. Nas camadas mais profundas da reticular encontram-se glândulas sudoríparas, sebáceas e folículo do pelo.

[pic 6]

Figura 1.3 – Estrutura da derme

A glândula sudorípara é encontrada em quase toda parte da pele. Sua função maior é de refresco e suor.

A glândula sebácea é de abundância no coro cabeludo e na face. Sua função maior é a lubrificação e oleosidade.

  1. Hipoderme

Gerard J. Tortora (2016) completa dizendo que a tela subcutânea, também conhecida de hipoderme, é formada por tecidos conectivos adiposo e areolar. A tela subcutânea atua como local de armazenamento de gordura e contém vasos sanguíneos que irrigam pele. Essa região contém terminação nervosa chamada corpúsculos  lamelados que são sensíveis a pressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com