TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento ACNE

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE UNOPAR CURITIBA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ESTETICA E IMAGEM PESSOAL

nome

FUNDAMENTOS CLINICOS DA ACNE, ENFASE EM ESTÉTICA

CURITIBA/PR

2015

Nome

FUNDAMENTOS CLINICOS DA ACNE, ENFASE EM ESTÉTICA

TRABALHO APRESENTADO PELA ALUNA PAULA REGINA TIRONI, AOS PROFESSORES NATALIA RIBEIRO, VÂNIA TERRA, POLIANA MILREU, LUCIANE BARBOSA, RENATA ANDRADE TEIXEIRA, MÁRCIA BASTOS E HELOÍSA LICHA, NA DISCIPLINA DE SAÚDE, ESTÉTICA E IMAGEM PESSOAL, COMO REQUISITO DE AVALIAÇÃO PARCIAL REFERÊNTE A PRODUÇÃO TEXTUAL DO PRIMEIRO SEMESTRE.

CURITIBA

2015

SUMÁRIO

1.0 INTRODUÇÃO.............................................................................................04

2.0 CAUSAS DA ACNE.....................................................................................05

2.01 Sintomas da Acne......................................................................................05

3.0 FATORES DA ACNE...................................................................................06

3.01 Relatório.....................................................................................................06

4.0 CONDUTAS PROFISSIONAL.....................................................................08

4.01 Meios para Definição do Biótipo Cutâneo..................................................09

5.0 CONCLUSÃO..............................................................................................10

6.0 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS............................................................10

  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho visamos apresentar pesquisas sobre as causas, procedimentos e precações sobre a acne. Caso clinico de Acne grau II com fisiopatologias com base no histórico hereditário, conduta alimentícia, física e psicológica

Orientações éticas para o profissional da área de estética, em suas avaliações, processos a serem realizados fisicamente para o melhor resultado do tratamento, indicado para o cliente.

2.0 CAUSAS DA ACNE

A Acne é uma doença inflamatória crônica que acomete em sua maior parte a população adolescente do sexo masculino, tendo seu inicio na puberdade, mas pode aparecer em adultos.

As causas da acne podem estar envolvido os fatores de estresse, higiene da pele, alimentação, cosméticos, medicamentos como também, histórico hereditário e disfunções hormonais.

A acne afeta os poros por onde saem os pelos (folículos pilo-sebáceos) e é causada por uma hiperatividade das glândulas sebáceas causada por estimulação hormonal. O aumento da produção de sebo leva à obstrução dos folículos pilosos, isso causa a sua inflamação levando à formação das erupções próprias da acne, com produção de sebo, hiperqueratinização folicular, colonização de bactérias e liberação de substâncias pró inflamatórias.

2.01. Sintomas da Acne

Comedões, papúlas, pústulas, cistos, nódulos, erupções da pele, cicatrizes e manchas.

Não inflamatórios

Comedões, acnes de grau I ou comediana aparecem nos folículos pilosos que possuem uma abertura mais larga que o normal, obstruídos e dilatados por sebo, células e queratina que se desprendem da pele. Podem ser abertos ou fechados, (brancos ou pretos).

Inflamatórios

As papúlas lesão sólida, circunscrita, menor de 01cm de diâmetro, elevado com superfície plana ou encurvada, pode ser dérmica, epidérmica ou mista, evoluído para uma pústula.

As pústulas são uma pequena elevação da epiderme, a camada mais externa da pele, contendo fluído turvo ou purulento (com pus). 

Os cistos ou abscessos são coleções liquidas, de conteúdo purulento com sinais de inflamação originado de anexos cutâneos e sebáceos, contendo sebo e uma lesão revestida por epitélio.

Os nódulos que podem evoluir a partir de uma pápula, são sólidos e palpáveis.

As cicatrizes são resultados da Acne inflamada, que se associam a perda de colágeno.

3.0  FATORES DA DOENÇA

A Acne pode ser descrita como uma doença multifatorial, dentre eles podemos destacar distúrbios psicológicos, pouca proteína, acumulo de gordura, estresse emocional e herança genética.

Apresentamos no contexto um relatório de caso de acne grau II

3.01. Relatório

Mario Souza Vaz, 20 anos, procurou uma clinica de estética, para que a profissional, avaliasse seu caso e recomendasse um tratamento. Ele apresenta um histórico de espinhas grau II (cravos e espinhas pequenas, com algumas lesões inflamadas e pontos amarelados de pus). Relatou consumir alimentos industrializados e frituras, baixo consumo de frutas, verduras e água e, que seu pai apresentava ter os mesmos sintomas aos 12 anos.

Nesse caso, o Sr. Vaz apresenta uma fisiopatologia grau II já citada, envolvendo:

Um quadro hereditário, com alterações hormonais, alterando o funcionamento das gandulas sebáceas, aumentando a produção do sebo e da oleosidade da pele, alterando assim também o PH da pele, com hiperqueratinização folicular, propiciando a uma colonização de bactérias, com liberação de substâncias propicias a inflamações. Para acentuar o quadro o mesmo apresenta má alimentação e ingestão de liquido baixa, o que não favorece para harmonizar o manto lipídico e amenizar o quadro inflamatório.

3.02. Procedimento Adequado

O procedimento adequado para o cliente, baseado nas indicações de um Esteticista, seria uma limpeza se pele com extração manual profunda a cada 30 dias observando sua evolução.

Analisamos o PH da pele, verificando menos 07 em uma escala de 14. Sendo 00 a 07 Ph oleoso e de 07 a 14 Ph seco.

Iniciando o procedimento de limpeza de pele com: higienização, com produtos livres de óleo, com Ph referente à pele oleosa, sabonetes de ácido glicólico ou salicílico, sabonete neutro. Segue a retirada de detritos celulares, secreções sebáceas, poeira e poluição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com