TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Adaptado pela Coordenação dos Cursos de Engenharia

Por:   •  21/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.843 Palavras (20 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 20

COOPETIÇÃO

Engenharias – Desafio AGV

2018

DESCRITIVO TÉCNICO

Adaptado pela Coordenação dos Cursos de

Engenharia

Revisão_01

27 de abril de 2018


1.     Introdução

O projeto Desafio AGV (Veículo Guiado Autonomamente) é uma iniciativa de caráter educacional, iniciada em 2018, a cargo do SENAI/SC – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - lastreada no conhecimento e experiência acumulados ao longo de mais de 15 anos de experiência nos programas de Ensino Superior, e voltada a acadêmicos e professores do ensino de Engenharia de Controle.

A coopetição oferece uma oportunidade única aos acadêmicos, organizados em equipes, de desenvolverem um projeto em todas as suas etapas, desde a concepção, detalhamento do projeto, construção e testes, até colocá-lo efetivamente à prova diante de outros projetos congêneres. Os acadêmicos são estimulados a desenvolverem aptidões importantes em suas futuras carreiras: liderança, espírito de equipe, planejamento e capacidade de vender projetos e ideias.

Equipes integradas por até 5 acadêmicos, supervisionadas por um professor da instituição que representam, deverão conceber, projetar, documentar, construir e movimentar um AGV, que seja o mais otimizado possível em todos os aspectos da missão, através de soluções de projeto criativas, inovadoras e multidisciplinares, que satisfaçam os requisitos e restrições impostas neste Descritivo Técnico.

O AGV deverá seguir modelo padronizado, com características definidas em Regulamento. Os sistemas de bordo, desenvolvidos a partir de dispositivos e componentes eletrônicos disponíveis no mercado, deverão resultar do talento, capacidade criativa e dedicação de cada equipe.


2.     Objetivos da Coopetição

Geral:

Estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aplicada à construção de um veículo guiado autonomamente na operação de transporte de cargas, por parte de acadêmicos e professores do ensino de engenharia, através de aplicações práticas e da coopetição entre equipes.

Específicos:

        Aumento  do  interesse  pela  carreira  de engenharia,  em  especial  de  projetos integradores, entre acadêmicos engenharia - através de aplicações práticas e da coopetição entre equipes, em ambiente saudável e de intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia;

        Fomento ao empreendedorismo – jovens organizados em equipes enfrentam e superam todas as etapas de um empreendimento, da concepção à realização e à coopetição prática, incluindo sua viabilização financeira;

        Fomento à inovação através da constante evolução dos projetos – em grande parte estimulada pela demanda constante da indústria; - tanto em qualidade como em complexidade - com adoção de técnicas avançadas de projeto de sistemas (telemetria, robótica, imageamento, controle digital de sistemas);

        Difusão  e  aprofundamento  de  novas  tecnologias  –  em  particular  no  que concerne a Veículos Guiados Autonomamente; e

        Contribuição para o surgimento de livros didáticos e cursos de especialização em projeto e operação de AGVs - hoje praticamente inexistentes no país.

3.    Contatos com o SENAI/SC e Comissão Técnica

A inscrição deverá ser feita diretamente como o coordenador do curso:

Os e-mail‟s de contato com SENAI e Comissão Técnica do Projeto VANT são:

1) daniel.aviz@sc.senai.br

2) juliane@sc.senai.br[pic 1]

Atenção:  Todos os documentos, como: Composição das Equipes, Projetos, Desenhos, dentre outros, devem ser enviados para a comissão avaliadora do projeto AGV, conforme informações disponibilizadas neste documento da coopetição.


4.    Regras Gerais

4.1      Número máximo de integrantes por equipe

Este projeto tem a duração de dois semestres. O número máximo de seis integrantes serão admitidos para cada equipe, conforme sorteio realizado em reunião de planejamento docente. O projeto ocorrerá de forma multidisciplinar envolvento todas as unidades curriculares. O resultado final do projeto será convertido em uma parcela da nota final do acadêmico em cada uma das disciplinas.

Apresentam-se a seguir as porcentagens atribuídas por unidade curricular:

Unidade Curricular

Índice na Avaliação final

Cálculo Diferencial e Integral I

10%

Desenho Técnico Mecânico I

20%

Introdução a Engenharia

30%

Ciência Tecnologia e Sociedade

10%

Algebra Linear e Geometria Analítica

10%

Programação para Engenharia II

50%

Física Geral I

15%

Cálculo Diferencial e Integral II

10%

Programação para Engenharia I

20%

Algebra Linear e Geometria Analítica II

15%

Química Geral

10%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (341.4 Kb)   docx (63.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com