TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Administração Aplicada à Segurança do Trabalho

Por:   •  1/5/2021  •  Resenha  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Resenha Crítica de Caso

Lilian de Cassia Tavares

Trabalho da disciplina Administração Aplicada à Engenharia de Segurança

                                                                     Tutor: Profa. Gisele T. Saleiro

Santa Cruz do Rio Pardo

2021


 “QUASE O PIOR CENÁRIO”: O INCÊNDIO NO TÚNEL DE BALTIMORE EM 2001 (A)

Referências: SCOTT, Esther. “Quase o pior cenário”. O Incêndio no túnel de Baltimore em 2001 (A). Kennedy School of Govermment da Universidade de Harvard, Junho de 2015.

Este estudo de caso aponta um incidente ocorrido em um final de tarde, na cidade de Baltimore, em 18 de junho de 2001. Em primeiro momento, o corpo de bombeiros da cidade acreditava-se tratar de um falso alarme devido ao histórico de chamadas recebidas onde, as pessoas confundiam a fumaça da queimada do óleo diesel com a fumaça do incêndio. Apesar que desta vez os alarmes eram verdadeiros, na qual um trem de carga da empresa denominada CSX Corporation com destino a Newark – Nova Jersey, havia descarrilado no túnel abaixo da rua Howard e iniciado um incêndio. Esta rua, era conhecida por se tratar de um local de movimentação. Sobre o túnel encontravam-se vários edifícios, comércios, atrações turísticas, empresas, hospitais, estádio de beisebol, entre outros locais que abrigavam muitas pessoas. Além disso, o horário que ocorreu o incidente era de grande fluxo nas estradas, em um dia de jogo de beisebol em que os fãs estavam a caminho do estádio para assistir o Baltimore Orioles jogar o segundo jogo de um double header com os Texas Rangers, ou seja poucas pessoas tinham conhecimento da existência do túnel e do possível risco, inclusive o atual prefeito daquela época Martin O’Malley, cumprindo o mandato há um ano e meio.

O trem estava transportando 29 vagões vazios e 31 vagões carregados, num total de 60 vagões. Os vagões que estavam carregados, a carga era constituída por produtos de papel, madeira compensada, óleo de soja e tanques de produtos químicos. A tripulação que ali estavam, não obteve êxito ao tentar contato com o despachante para alertá-lo do incidente e, preocupados com o possível vazamento de gases e asfixia, desacoplaram três vagões do trem de carga e os expulsaram da extremidade norte do túnel.

Os primeiros bombeiros a responder o chamado da extremidade norte do túnel onde a tripulação estava esperando por eles, foram informados que oito do vagões do trem de carga era composto por produtos químicos perigosos, sendo dois de ácido clorídrico, dois de ácido fluorosilicico, um de tripopileno, um ácido acético glacial, um de ftalato de acetato de hexilo, e um de propileno glicol. Alguns destes produtos químicos são considerados altamente inflamáveis, corrosivos e com possibilidade de ocasionar problemas respiratórios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com