TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Administrativa

Por:   •  21/4/2020  •  Monografia  •  5.126 Palavras (21 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 21

Universidade veiga de almeida[pic 1]

Engenharia de produção

NOMEs DO grupo:

Darlene da S. Barroso

Luziane Rodrigues

Paula Menas

O Fluxo De Caixa Como Ferramenta De Solução Na Gestão Financeira em meio a crise do covid-19

Rio de janeiro

2020

NOMEs DO grupo:[pic 2]

Darlene da S. Barroso

Luziane Rodrigues

Paula Menas

O FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA DE SOLUÇÃO NA GESTÃO FINANCEIRA EM MEIO A CRISE DO COVID-19

Trabalho de Gestão e Análise Financeira

Apresentada ao Programa de Graduação em Engenharia de Produção, da Universidade Veiga de Almeida, como parte dos requisitos necessários à obtenção do Trabalho.

Professora: Angela

Rio de janeiro

2020

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        15

2. ABSTRACT        17

3. OBJETIVO GERAL        19

3. OBJETIVO ESPECÍFICO        19

4 RELEVÂNCIA DO ESTUDO        19

5 REFERENCIAL TEÓRICO        20

5.1 O CONCEITO DE FINANÇAS        20

5.2 A RELEVÂNCIA DE GESTÃO FINANCEIRA PARA EMPRESAS        21

6. O CONCEITO DE FLUXO DE CAIXA        22

6.1 O PLANEJAMENTO, CONTROLE E ANÁLISE DE FLUXO DE CAIXA        23

6.2 A EFICIÊNCIA E CUSTOS DO FLUXO DE CAIXA        24

6.3 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FINANCEIRA        25

7. INTEGRAÇÃO FINANCEIRA NA GESTÃO        26

7.1 O CONCEITO DE TOMADA DE DECISÃO E A INFLUÊNCIA DO BALANÇO PATRIMONIAL        30

8 A ANÁLISE DE CRÉDITO E OS RISCOS        32

8.1 OS PRINCIPAIS IMPOSTOS E DESPESA NAS EMPRESAS        33

9. CONCLUSÃO        34

10.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

1. INTRODUÇÃO

A gestão financeira trata dos recursos financeiros da empresa, integra todo o trabalho ligado à obtenção, utilização e controle dos recursos financeiros. A empresa busca sempre atingir a excelência, que será uma consequência do modelo de gestão, bem estruturado e o planejamento do sistema de informações.

O modelo de gestão, que é a linha inicial de pesquisa deste trabalho com ênfase na melhor ferramenta financeira, influenciará na tomada de decisão. Para a tomada de uma decisão, o gestor da empresa terá que coletar os dados financeiros mediante ao contador e por meio de ajustes e análises, precisará ver além das demonstrações financeiras, para detectar problemas que estão para surgir ou que já existem.

A gestão financeira está ligada diretamente com a contabilidade, pois aproveita seus dados para evitar certos desconfortos financeiros e para que a empresa esteja sempre bem posicionada para uma tomada de decisão com base em informações confiáveis, é necessário que se utilize ferramentas que, bem administrados, resulte em dados necessários para um excepcional resultado.

Para medir a intensidade e em qual condição cada situação interfere no financeiro da empresa, e quais ferramentas o gestor deve utilizar para tomar decisão, a implementação de melhores práticas de controles tornou-se muito influente. As empresas vêm terceirizando, alguns desenvolvimentos de serviços no intuito de reduzir custos.

Atualmente, sua missão é fazer o que não foi empreendido por algumas empresas nessa crise global, que é:

  • Modificar e adequar processos operacionais
  • Reduzir riscos
  • Controlar melhor as despesas
  • Realizar o aprimoramento contínuo
  • Promover o constante intercâmbio de informação em todos os níveis da empresa: colaboradores, diretores e acionistas.

O objetivo é o ganho de vantagem competitiva, crescimento, melhoria interna, otimização de processos, promoção da capacitação, identificação de oportunidades e construção de estratégias conjuntas com o parceiro, visando ao crescimento e sustentabilidade empresarial. Mas o efeito da crise, acima da crise econômica, é a crise de credibilidade.

Está claro que não há confiança nos atos financeiros de bancos e dos outros ramos de atividades. O que torna a análise de crédito abrangente no conhecimento relacionado mediante ao departamento financeiro, compreendendo o aumento da eficiência nas empresas num amplo sentido. Os tipos e formas de crédito abrangem todo o mercado desde pequenos consumidores a grandes empresas, onde o adequado gerenciamento do crédito se faz necessário à manutenção da solidez, lucratividade e reputação das instituições.

Nesse estudo veremos a relevância das finanças, os conceitos de capital de giro, o efeito tesoura e a sua repercussão na gestão financeira da empresa. No entendimento após a análise, entenderemos como a crise afeta para a obtenção de crédito, devido às restrições do crédito mais barato e a necessidade das empresas a busca de recursos e investimento para a sua sustentabilidade empresarial.

2. ABSTRACT

Financial management deals with the company's financial resources, integrating all the work related to obtaining, using and controlling financial resources. The company always seeks to achieve excellence, which will be a consequence of the well-structured management model and the planning of the information system.

The management model, which is the initial line of research for this work with an emphasis on the best financial tool, will influence decision making. In order to make a decision, the company manager will have to collect the financial data through the accountant and through adjustments and analysis, he will need to look beyond the financial statements, to detect problems that are about to arise or that already exist.

Financial management is directly linked to accounting, as it takes advantage of its data to avoid certain financial discomforts and so that the company is always well positioned for decision making based on reliable information, it is necessary to use tools that, well managed, result in data needed for exceptional results.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (419.3 Kb)   docx (342.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com