TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Sensorial

Por:   •  26/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDOS DE CASO

1

Uma indústria de alimentos resolveu reduzir os custos das salsichas produzidos até então.  Para isso querem adicionar algum ingrediente mais barato, mas pretendem manter a qualidade e o sabor da salsicha produzida atualmente.

Você, sendo o responsável desta empresa no desenvolvimento de produtos e controle sensorial dos alimentos, deverá propor o novo ingrediente e a concentração deste ingrediente a ser adicionado nas salsichas e posteriormente fazer a análise sensorial destes produtos. Vale salientar que você deverá montar o painel, sugerir o teste ou testes, justificar sua proposta, realizar o teste ou testes (dados fictícios, invente!), analisar os resultados, concluir e propor as modificações. O relatório COMPLETO deverá ser entregue ao seu chefe o mais breve possível. Bom trabalho!

2

As cascas de maçãs, de uma indústria de polpas, estavam poluindo o ambiente. Resolveu-se criar, a partir deste subproduto, uma bebida light até então inexistente no mercado. O produto foi elaborado e a ele se adicionou dois tipos de vitamina com 3 concentrações cada. As seis amostras foram submetidas à análise sensorial.

Você, sendo o responsável desta empresa no controle sensorial dos alimentos, deverá fazer a análise sensorial destes produtos. Vale salientar que você deverá montar o painel, sugerir o teste ou testes, justificar sua proposta, realizar o teste ou testes (dados fictícios, invente!), analisar os resultados, concluir e propor as modificações.  O relatório COMPLETO deverá ser entregue ao seu chefe o mais breve possível. Bom trabalho!

3

Uma indústria de queijos deseja desenvolver um queijo com um coalho sintético que tenham características sensoriais similares aos dos queijos com coalho natural. Para isto adquiriu 3 queijos de indústrias concorrentes e encaminhou para o laboratório de Análise Sensorial. Com os primeiros resultados oriundos do laboratório, a equipe de desenvolvimento fabricou um protótipo e encaminharam novamente para o laboratório de análise sensorial.

Você, sendo o responsável desta empresa no controle sensorial dos alimentos, deverá fazer os testes de análise sensorial destes produtos. Vale salientar que você deverá montar o painel, sugerir o teste ou testes, justificar sua proposta, realizar o teste ou testes (dados fictícios, invente!), analisar os resultados, concluir e propor as modificações.  O relatório COMPLETO deverá ser entregue ao seu chefe o mais breve possível. Bom trabalho!


4

As vendas de salsichas de frango começaram a cair e a Indústria resolveu melhorar o produto substituindo alguns itens das matérias primas. Feitas as modificações, pesquisou-se no mercado qual a salsicha mais consumida para ser utilizado como padrão. O protótipo da indústria e a salsicha utilizada como padrão foram encaminhadas para o laboratório de análise sensorial para que pudessem ser analisadas.

Você, sendo o responsável desta empresa no controle sensorial dos alimentos, deverá fazer a análise sensorial destes produtos. Vale salientar que você deverá montar o painel, sugerir o teste ou testes, justificar sua proposta, realizar o teste ou testes (dados fictícios, invente!), analisar os resultados, concluir e propor as modificações. O relatório COMPLETO deverá ser entregue ao seu chefe o mais breve possível. Bom trabalho!

5

Um fabricante de chocolates deseja desenvolver um chocolate branco com cereais, que possua grande aceitação dos consumidores. O mercado consumidor de produtos novos cresce a cada dia e por isso a empresa tem interesse em lançar o produto o mais rápido possível. A área de desenvolvimento de novos produtos da empresa elaborou algumas formulações de chocolate e encaminhou ao laboratório de sensorial. Estes estão esperando os resultados para que prossigam com o desenvolvimento do produto.

Você, sendo o responsável desta empresa no controle sensorial dos alimentos, deverá fazer a análise sensorial destes produtos. Vale salientar que você deverá montar o painel, sugerir o teste ou testes, justificar sua proposta, realizar o teste ou testes (dados fictícios, invente!), analisar os resultados, concluir e  propor as modificações. O relatório COMPLETO deverá ser entregue ao seu chefe o mais breve possível. Bom trabalho!

6

A área de desenvolvimento de novos produtos de uma indústria de pirulitos de morango, desenvolveu 4 diferentes formulações contendo diferentes aromas. Foi solicitado ao laboratório de análise sensorial, uma verificação da intensidade de sabor de morango entre as 4 amostras bem como a determinação da amostra que teria maior comercialização.

Você, sendo o responsável desta empresa no controle sensorial dos alimentos, deverá fazer a análise sensorial destes produtos. Vale salientar que você deverá montar o painel, sugerir o teste ou testes, justificar sua proposta, realizar o teste ou testes (dados fictícios, invente!), analisar os resultados, concluir e propor as modificações. O relatório COMPLETO deverá ser entregue ao seu chefe o mais breve possível. Bom trabalho!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com