TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicação de Wavelets

Por:   •  3/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

                        Disciplina: GEDA 7401 Metodologia Científica

 
Turma: Engenharia de Produção


AVALIAÇÃO 1: RESENHA CRÍTICA

ARRUDA, Elcio Franklin de. Análise de Distúrbios Relacionados com a Qualidade de Energia Elétrica Utilizando a Transformada de Wavelet. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 136. 2003.

O tema investigado pelo artigo está relacionado aos problemas de QE (Qualidade de Energia). Esses problemas são causados por fenômenos intrínsecos à operação do sistema elétrico, de forma geral são classificados como problemas de QE todos os eventos em qualquer componente (tensão, corrente, frequência), que possam causar transtornos na operação dos consumidores ligados ao sistema de distribuição.

Em virtude da modernização da indústria e da popularização da tecnologia doméstica, o tema QE tem se tornado cada vez mais relevante, inclusive provocando mudanças na Regulamentação sob gestão da ANEEL, no ano de 2018 foi publicado o Procedimento de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST - Módulo 8 – Qualidade da Energia Elétrica, procedimento regulatório que trata exclusivamente de QE no Brasil, incluindo o subtema relacionado a este trabalho que trata dos fenômenos de curta duração chamados de VTCD.

A ocorrência das VTCD, que provocam os problemas de QE, deixam rastros no sinal de onda que é medido nos sistemas elétricos. Esses rastros são capturados por equipamentos chamados de oscilógrafos, que são equipamentos capazes de monitorar constantemente o formato de onda de um dado circuito a que esteja conectado. Portanto, são capazes de registrar as distorções que os distúrbios relacionados a QE provocam na onda senoidal.

O objetivo do artigo é determinar um algoritmo que seja capaz de realizar a análise automática de distúrbios relacionados a QE, por meio da aplicação da técnica de Análise Multiresolução (AMR) para decomposição de sinal e da aplicação da Tranformada de Wavelet, com o intuito de identificar características específicas dos distúrbios que possibilitem a sua caracterização.

        A metodologia utilizada consistiu na utilização de um software simulador ATP (Alternative Transient Program), foi construído via este software simulações computadorizadas de um sistema elétrico exposto a uma série de distúrbios de QE. Os dados obtidos pelas simulações foram submetidos ao algoritmo, após o processamento os dados foram colhidos para análise. Para definir a eficiência do algoritmo, foram comparados os dados da identificação, classificação e localização dos distúrbios realizada pelo algoritmo com os dados das simulações. Já que os dados simulados foram realizados de forma controlada e eram conhecidos quais eram os distúrbios e sua localização, para cada um dos registros que foram submetidos ao algoritmo, foi possível determinar com base nisso a eficiência do algoritmo.

        O algoritmo desenvolvido (ANADIQE), é capaz de detectar, localizar e classificar automaticamente os distúrbios. O processo utiliza a técnica matemática de mudança de bases chamada de Transformada de Wavelet (TW) – Wavelet Mãe db4, que é capaz de realizar a mudança de base no domínio do tempo e da frequência. Foi realizada a aplicação desta técnica dentro da Análise Multiresolução (AMR), que é capaz de decompor os sinais obtidos e distinguir características específicas do sinal. Como cada um dos distúrbios de QE provocam diferentes interferências no sinal, foi possível determinar quais eram as características específicas de cada um dos distúrbios, sendo possível classifica-los com base neste método.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com