TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Artigo Gestão da Qualidade - 5S

Por:   •  9/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.162 Palavras (17 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 17

5S: A EDUCAÇÃO DA VIDA APLICADA NA GESTÃO DA QUALIDADE

Eduardo Kenji Yoshimura ¹

Matheus Pedron Pereira ²

Milene Rocier do Nascimento³

RESUMO

Atualmente devido ao modo em que o cenário econômico mundial se encontra e como ele tem ficado cada vez ais intenso em relação a conscientização em defesa do consumidor, fez com que de um modo geral as empresas analisem e pensem sobre como elas estão em frente a esse fenômeno em relação a seus consumidores e os demais envolvidos. Assim, surgindo vários programas voltados a esta causa. Este trabalho tem a finalidade de apresentar um desses programas, o método 5S e também, definir e expor como este método pode trazer grandes vantagens e ser muito favorável a todas as empresas que desejam aderir a Gestão da Qualidade Total (GQT). E não só isso, como destacar todos os benefícios e também quais mudanças o método pode levar para a parte organizacional e gestão da empresa. O programa 5S, tem como objetivo fazer com que a organização desenvolva um ambiente favorável na busca desta melhoria contínua.

Palavras Chaves: método 5S, melhora contínua, Gestão da Qualidade Total.

ABSTRACT

Currently, due to the way in which the world economic scenario is and how it has become increasingly intense in relation to consumer awareness, companies have generally analyzed and thought about how they are facing this phenomenon in relation to its consumers and the others involved. Thus, appearing several programs focused on this cause. This work has the purpose of presenting one of these programs, the 5S method and also, define and explain how this method can bring great advantages and be very favorable to all companies wishing to join


Total Quality Management (TQM). And not only that, how to highlight all the benefits and also what changes the method can take to the organizational part and management of the company. The 5S program aims to make the organization develop a favorable environment in the search for this continuous improvement.

Key words: 5S method, continuous improvement, Total Quality Management.

1. INTRODUÇÃO

A grande procura por uma área de trabalho de qualidade é um dos interesses que está se tornando mais frequente entre administradores de empresas para se conseguir alcançar suas metas de forma a atingir eficiência. Outras maneiras de administração ligadas e voltadas para relações humanas surgiram, ultrapassando o método norte-americano que era voltado somente a organização. Entre vários métodos e maneiras surgiu o 5S, que nasceu no Japão já no fim da década de 60, a partir do ensino dos pais a seus filhos sobre princípios educacionais que levariam até a fase adulta. Este programa tem como sua meta aperfeiçoar o ambiente de trabalho, induzir para que se tenha melhoria na parte de relacionamentos humanos e também na qualidade de vida dos colaboradores.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 O Programa 5S

O programa teve origem por Kaoru Ishikawa, no ano de 1950, logo o método de gestão da qualidade 5S tem naturalidade japonesa. Após 2ª Guerra Mundial, foi um período onde o país precisava melhorar a situação de produção diante do mercado, assim melhorar a estrutura e organização das fábricas. Assim então, surgindo o programa 5s que tem sua origem baseada nas iniciais das palavras, obviamente japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu, Shitsuke. No Brasil o método foi inserido pela Fundação Cristiano Ottoni, no ano de 1991. Em português são relacionados como os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina. (SILVA, 1996).

Porém é importante ser ressaltado, que ao simplesmente traduzir os termos japoneses para o português, já perdemos parte de seu significado, pelo motivo de que a escrita japonesa é diferente da nossa, devido a este motivo utilizamos a palavra senso antes de cada S, isso indica que o termo transcende a simples tradução. Cada um desses sensos propõe traçar técnicas que tenham eficácia e sejam eficientes com objetivos de reduzir custos, otimizar os recursos utilizados em os seus aspectos, aumentar a produtividade e também combater desperdícios.

O sistema 5S é um programa que mobiliza, organiza e transforma as pessoas e suas organizações. Logo como as filosofias do just-in-time (no tempo certo), kaizen (melhoria contínua), controle de qualidade total, jidoka (auto-detecção) e manutenção produtiva total, o 5S também visa a melhoria do desempenho como um todo da organização (MASIERO, 1996).

O 5S deve ser executado com a meta específica de melhorar as circunstâncias de trabalho e formar o ambiente de qualidade. Caminhando em direção de um âmbito de trabalho limpo e bem organizado, onde está previamente diante de inovações que tenham como objetivo a melhora das condições de trabalho e qualidade no serviço prestados e nos produtos oferecidos, onde envolve o dia a dia da organização. (SILVA, 1996).

O 5S tem se expandido por ser uma ferramenta que é simples e tem baixo custo, além de que seus resultados são obtidos a curto prazo, também pode ser aplicada a qualquer tipo de organização, não somente em indústrias ou grandes empresas, mas também em escolas por exemplo. A ideia é de que o 5S traga mudança na rotina e na forma de agir das pessoas, fazendo com que a economia, organização, limpeza, higiene e disciplina se tornem palavras comuns e hábitos diários por cada colaborador. Os demais benefícios são consecutivos destes princípios. Com o método consegue gerenciar a rotina da organização que facilita para se ter resultados sempre melhores. Com essas práticas já em uso, o 5S estabelece uma boa forma de examinar se a organização está apta ou não para que novos projetos mais relevantes possam ser iniciados, tendo como exemplo, a Gestão da Qualidade Total. Visto que, é uma abordagem estruturada que abrange a organização como um todo, conduzindo melhores valores, hábitos e gerando transparência no local de trabalho.  “Se você pode fazer o 5S, pode fazer qualquer coisa” (GOMES, 1998).

2.1.1 Seiri: Senso de Utilização

O senso de utilização consiste na identificação de materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados, separando o necessário do desnecessário, descartando ou dando a devida destinação aquilo considerado dispensável.

Para aplicação do senso de utilização deve-se identificar todos os materiais, rotulando-os, padronizar a nomenclatura, guardar os itens de acordo com a frequência de utilização, assinalar visualmente todos os pontos considerados críticos e fazer uma comunicação visual de fácil e rápido entendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com