TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação A Exposição Ao Ruído Na Operação De Eletrodomésticos

Por:   •  13/7/2023  •  Monografia  •  2.199 Palavras (9 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 9

UNIFEI – UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

AVALIAÇÃO A EXPOSIÇÃO AO RUÍDO NA OPERAÇÃO DE ELETRODOMÉSTICOS

Bruno Rabelo de Assis santos - 2022000913

Mateus Leonel Silva - 2018008853

ITAJUBÁ-MG 2023

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        3
  2. OBJETIVO        4
  3. MÉTODO        4
  4. RESULTADOS        5
  5. DISCUSSÕES        10
  6. CONCLUSÃO        12
  7. REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

O ambiente residencial é rico em quantidade e diversidade de equipamentos eletrodomésticos, sendo propício ao surgimento de perturbações eletromagnéticas que afetam diretamente as suas funcionalidades e também o acesso ao serviço das redes de telecomunicações.

A ocorrência dessas perturbações advindas da natureza e outras relacionadas com a dinâmica operacional de um sistema elétrico, bem como atuações dos dispositivos de proteção, entrada e saída de cargas de elevadas potências, partida de grandes motores, ocorrência de curtos-circuitos e forte presença de cargas não-lineares, tem ocasionado impactos que podem ser determinantes na operação dos mais diversos equipamentos que compõem os seguimentos industriais, comerciais e residenciais, de consumidores. Sob a ação destes fenômenos, os aparelhos elétricos podem vir a operar de maneira inadequada ou, em casos extremos, podem até mesmo sofrer danos que exijam reposição (FARIA et al., 2014).

O conceito de som vem do senso comum como ruído ou poluição. timbres desagradáveis ​​que causam mal-estar. O uso prolongado pode causar problemas de saúde em humanos, algum desses problemas são: Surdez, perda de audição, cansaço, dores de cabeça, etc. Existem várias normas para avaliar o impacto do ruído, uma delas é a Fundacentro NHO 01. O objetivo desta norma é estabelecer padrões e o procedimento utilizado para avaliar se a exposição ao ruído ocupacional pode causar surdez ou os demais problemas supracitados. De acordo com esta norma, existem dois tipos: ruído e ruído de impacto/ impulsão com picos de energia acústica. Dura menos de um segundo e com intervalos maiores que um segundo, por exemplo ruído contínuo/intermitente. Abrange todos os timbres não classificados na definição como ter um efeito sonoro.

O tempo máximo diário de exposição ao ruído depende do nível de ruído. Quanto maior a intensidade do ruído, menor o tempo máximo permitido. Uso de equipamento de proteção adequado e outros cuidados. Para a NHO 01, um nível de 85 dB é a referência o tempo máximo de visualização e permitido é de 8 horas. Os seres humanos estão constantemente expostos a ruídos. Todos estão sujeitos a serviços ou apenas relaxar em casa, porem algum ruído é emitido.

O ruído gerado no ambiente doméstico é de baixa intensidade, no entanto, os tempos de exposição são mais curtos do que em alguns ambientes de trabalho. Ainda pode deixar as pessoas desconfortáveis. Quão prejudicial é o ruído para o bem-estar e a saúde humana para proteger a saúde humana, o ruído no local de trabalho deve ser analisado regularmente.  O monitoramento de ruído é feito com dispositivos que registram os níveis A força do som que funciona no circuito de compensação. nível brasileiro A intensidade é dada em decibéis (dB) e funciona com compensador 'A'. Os recentes avanços na tecnologia deram origem a uma ampla variedade de aplicações. Dispositivos móveis que podem emular e exibir esses dispositivos. Os valores do nível de intensidade sonora são altamente precisos e fáceis de medir diferentes situações.

O presente estudo tem por objetivo avaliar os possíveis riscos que a exposição ao ruído possa causar, foi utilizado um emulador de medidor de ruído para estimar o nível de ruído produzido por alguns aparelhos eletrodoméstico e o seu tempo de uso diário.

  1. OBJETIVO

O objetivo principal foi avaliar o impacto sonoro causado pelo ruído dos eletrodomésticos que são usados frequentemente nas residências comuns. O estudo teve por objetivos específicos: avaliar os níveis de pressão sonora, consolidar a definição de nível sonoro equivalente ponderado na escala A; nível de exposição sonora, 8h [Lex(8)], nível de exposição sonora semanal [Lex(semanal)] e Dose e realizar medidas através de um aplicativo movel. Por fim, analisar se o indivíduo está sofrendo riscos ao seu bem-estar e saúde.

  1. MÉTODO

Foi utilizado o Sounder Analyzer App, um aplicativo para celular que emula um medidor de pressão sonora. O aplicativo opera no circuito de compensação “A” e as leituras foram feiras próximas ao ouvido do operador. Com isso, foi realizada a medição da intensidade do ruido produzido por alguns eletrodomésticos. Na tabela 1, podemos designar os eletrodomésticos que foram utilizados para o estudo.

Tabela 1 – Eletrodomésticos

Airfryer

Batedeira

Liquidificador

Secador de Cabelo

Geladeira

Máquina de Lavar Roupa

Fonte: Autor Próprio

Nessa mesma perspectiva, justifica-se a escolha de tais eletrodomésticos por serem de fácil acesso, manuseio não muito complicado e grande quantidade em todo o cenário residencial. A tabela 2 indica os níveis de ruído para conforto acústico nas residências, no qual foi o objetivo do trabalho, relacionar tais níveis com os resultados obtidos.

Tabela 2 - Níveis de ruído para conforto acústico em residências

Ambiente

dB(A)

NC

Dormitórios

35-40

30-40

Salas de Estar

40-50

35-45

Fonte: NBR 10.152:1987(1992)

Portanto, é necessário comparar os resultados com a norma vigente a fim de descobrir qual o tempo máximo que cada uns desses eletrodomésticos podem ser utilizados diariamente de forma perene ou intermitente e definir a conformidade no conformo acústico residencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (396.7 Kb)   docx (418.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com