TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de Impactos Ambientais

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA E GESTÃO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

Fichamento de Estudo de Caso

Laís Ribas

Disciplina: Avaliação de Impactos Ambientais

Tutor: Prof. Ricardo Finotti Leite

Curitiba

2019

FICHAMENTO

TÍTULO: Avaliação de Impactos Ambientais

CASO: Identificação, Mapeamento e Monitoramento do Impacto em Organizações Híbridas

REFERÊNCIA: HOLT, Diane; LITTLEWOOD, David. Identificação, Mapeamento e Monitoramento do Impacto em Organizações Híbridas. California Management Review. California/CMR Berkeley (EUA). VOL. 57. N. 3. Primavera de 2015. Disponível em: http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/Acervo. Acesso em: 29 out. 2019.

TEXTO: 

        O termo “organização híbrida” é definido, no domínio da economia moderna, para designar organizações que combinam características de organizações sem fins lucrativos, tais como: voluntarismo, orientação para missão e foco na criação de valor social; com características de empresas comerciais, tais como: auto interesse, orientação para o mercado e foco na criação de valor econômico. No estudo de caso, o autor identifica duas características deste tipo de organização: 1. Modelo de negócio: com fins lucrativos e sem fins lucrativos e, 2. Ética de negócio com uma missão associada a objetivos sociais e/ou ambientais. Estas organizações vão além do que chamamos de CSR – Responsabilidade Social Corporativa, assumindo características de criação de modelo de negócios atrelado ao tipo de impacto que almejam.

        O significado e o objetivo da Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) prestam-se a inúmeras interpretações. Segundo SANCHEZ (2013) seu sentido depende da perspectiva, do ponto de vista e do propósito de avaliar impactos. Uma definição sintética é adotada pela International Association for Impact Assessment – IAIA: “avaliação de impacto, simplesmente definida, é o processo de identificar as consequências futuras de uma ação presente ou proposta. Assim, a AIA é apresentada como instrumento analítico e/ou como processo com o objetivo de antever as possíveis consequências de uma decisão.

        No estudo de caso o autor apresenta a importância de realizar um mapeamento de impactos nas organizações híbridas. Este mapeamento deve ser feito através da identificação de como e onde esses impactos acontecem, suas consequências econômicas, sociais e ambientais e o monitoramento dos mesmos, construindo indicadores contextualmente relevantes. O artigo apresenta uma metodologia denominada Hy-Map para a realização desse levantamento com o objetivo de compreender melhor os impactos em áreas de atividades distintas visando espaços de melhorias e identificação de impacto como um elemento importante dentro do relatório CSR.

        No estudo de caso, a metodologia Hy-Map usada para identificar, mapear e monitorar os impactos sociais, ambientais e econômicos, foi aplicada em vinte estudos de caso de organizações híbridas baseadas em Moçambique, Quênia, Zâmbia e África do Sul. A justificativa de tal escolha se refere ao contexto institucional fragmentado e altamente variável dessas nações da África Subsaariana, que apresentam problemas sociais graves com recursos limitados, gerando diversos desafios sociais e ambientais. O autor enfatiza que na ausência de instituições de estado consolidadas, algumas questões básicas, como: acesso a educação, pobreza, sistema de saúde precário, ausência de saneamento básico, falta de infraestrutura e corrupção, levam a criação de negócios para tentar sanar estes vazios institucionais. Tonando a justificativa mais minuciosa, a escolha dos países foi aparada no contexto nacional e nos diferentes níveis de renda: Moçambique (após o conflito), Zâmbia (baixa renda, sem litoral), Quênia (renda média e baixa) e África do Sul (maior desenvolvimento institucional e econômico do continente africano). Já as empresas escolhidas variaram conforme a idade, tamanhos diferentes, diferentes missões socias e/ou ambientais, fundações econômicas distintas e uma mistura de distribuições lucrativas ou investimentos sem fins lucrativos.

        Vinculando os conceitos acima apresentados juntamente com as notícias é possível perceber que as empresas sem fins lucrativos estão cada vez mais interagindo com as organizações híbridas. Isso acontece cada vez mais porque as multinacionais querem apresentar uma imagem incorporando a responsabilidade na sustentabilidade. Essa incorporação melhora a compreensão do mapeamento de impacto, transformando em um mapeamento híbrido (Hy- Map), objetivo do estudo de caso, que além do definido anteriormente, é uma ferramenta que pode ser adaptada e aplicada a iniciativas de parceria co-criadas entre organizações hibridas e tradicionais para melhor compreender e comunicar o impacto entre as partes interessadas internas e externas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (132.8 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com