TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CASE STARBUCKS

Por:   •  7/9/2021  •  Resenha  •  785 Palavras (4 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

As 05 abordagens da Qualidade

Aluna: Jucelaine dos Santos Azevedo     8 período de engenharia de produção

Abordagem transcendental- para entender melhor essa abordagem poderíamos supor que, para uma dada família de produtos, a qualidade transcendental seria aquela associada a uma marca tradicional reconhecida pela maioria das pessoas e especialistas como tendo qualidade superior e excelência. Se fizéssemos uma pesquisa junto a usuários de automóvel, e com especialistas na área, perguntando qual o veículo de melhor qualidade, provavelmente haveria uma convergência de opiniões para uma determinada marca como, por exemplo, o Rolls-Royce, o qual representaria a qualidade transcendental para a classe de produto automóvel. A qualidade do RollsRoyce é melhor expressa pelo próprio produto, através da sua história, da imagem criada e da experiência que se tem com ele.

Abordagem baseada no produto - esta tem a qualidade   definida como uma variável precisa, mensurável e dependente do conteúdo de uma ou mais características do produto. As diferenças na qualidade entre produtos concorrentes seriam reflexo de diferenças qualitativas e quantitativas nas características destes produtos, não no sentido da variedade de características, mas do valor intrínseco da característica.

Assim, a qualidade do produto leite, por exemplo, poderia ser definida por características como a "quantidade de nutrientes" e a "quantidade de impurezas". Quanto maior a quantidade de nutrientes e menor a quantidade de impurezas, melhor a qualidade do produto. Portanto, dadas diferentes marcas de leite de determinado tipo, por exemplo, tipo B, seria possível hierarquizar essas marcas objetivamente em relação à qualidade.

abordagem baseada no usuário – esta tem como foco e parte da premissa oposta à anterior, de que a qualidade está nos olhos do consumidor. A qualidade estaria associada a uma visão subjetiva, baseada em preferências pessoais. Supõe-se que os bens que melhor satisfazem as preferências do consumidor são por ele considerados como tendo alta qualidade.

Mesmo características perfeitamente objetivas são sujeitas a diferentes interpretações por parte dos consumidores. A durabilidade do produto, por exemplo, que é uma característica de qualidade objetiva, não é por todos associada com melhor qualidade.

Abordagem baseada na produção O enfoque baseado na fabricação identifica qualidade como "conformidade com especificações". Uma vez que uma especificação de projeto tenha sido estabelecida, qualquer desvio significa redução na qualidade. Por este enfoque identifica-se excelência em qualidade com o atendimento de especificações e "fazer certo a primeira vez", ou seja, atender as especificações sem a necessidade de retrabalho ou recuperação.

Um produto obtido conforme as especificações seria considerado de boa qualidade, independente do conteúdo, ou qualidade intrínseca, da especificação. Nesses termos um Rolls-Royce e um Fusca(VW) produzidos conforme as especificações teriam ambos a mesma qualidade.

Abordagem baseada no valor  define-se qualidade em termos de custos e preços. De acordo com esse enfoque, um produto de qualidade é aquele que no mercado apresenta o desempenho esperado a um preço aceitável, e internamente à empresa apresenta conformidade a um custo aceitável.

Assim, um produto extremamente caro, em relação ao poder de compra do mercado, não importando quão bom ele é, não poderia ser considerado um produto de qualidade. Um nivel de conformação quase perfeito, a um custo de produção extremamente elevado, também não poderia ser considerado como tendo qualidade adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com